terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Ações da Economia Solidária fortalecem agricultura familiar em Paulino Neves



As ações do Governo do Estado seguem avançando em todas as regiões. O programa ‘Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário’, impulsiona cadeias produtivas para que pequenos produtores possam gerar renda. Além da realização de feiras e formações com base nos princípios econômicos solidários, o programa desenvolvido pela Secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres), também realiza um trabalho e acompanhamento com beneficiários do programa.

Em Paulino Neves, no povoado São Domingos, as ações da economia solidária fortalecem a agricultores e agricultoras.

A agricultora Eliene Dias, é uma das beneficiadas pelo programa e conta que após receberem capacitações, puderam aprimorar seus conhecimentos para que pudessem gerar renda.
‘Esse trabalho de acompanhamento é muito importante. Hoje a gente consegue produzir nosso próprio sustento, vende-los e termos nossa renda garantida’, afirmou.
No local, há produções no ramo da piscicultura, horta e hortifrúti.

‘Essa já é a nossa terceira safra. Daqui, já conseguimos produzir cerca de 2 toneladas em produtos totalmente orgânicos’, acrescentou a agricultora.

O secretário do Trabalho, Jowberth Alves ressalta a autonomia dos empreendimentos econômicos solidários para geração de renda e sustento.

‘Não se trata apenas de uma visita in loco, mas de podermos ver as ações do governo Flávio Dino transformando a realidade das famílias maranhenses. É gratificante felicidade dessas pessoas nos mostrando que eles podem gerar sua renda e dali também retirar seu próprio sustento com autonomia’, afirmou o gestor.

Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário

Com o projeto, o Governo do Estado, por meio da Setres, está fazendo a inserção produtiva das populações que se encontram em situação de extrema pobreza no Maranhão. As ações são realizadas através do fortalecimento de pequenos empreendimentos com viés econômico-solidário, em várias regiões do estado. Desta forma, a gestão estadual implementa ações estratégias de desenvolvimento da gestão, produção, comercialização e consumo nos empreendimentos, a partir das potencialidades econômicas de cada localidade.
Por meio da iniciativa, centenas de pessoas estão sendo beneficiadas com capacitação, assessoria técnica e consultoria para autogestão e formalização de seus empreendimentos. Os pequenos produtores recebem, ainda, materiais de insumo, equipamentos e qualificação para melhorar a qualidade de seus produtos, agregar valor e ampliar a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário