segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Márcio Jerry e os novos desafios do governo Flávio Dino


Genivaldo Abreu

Das mudanças já anunciadas na equipe administrativa pelo governador Flávio Dino, sem dúvida a mais relevante foi a nomeação do deputado federal Márcio Jerry para a poderosa Secretaria de Cidades. Jerry ainda relutou em aceitar o novo desafio, mas fora convencido por Dino de que tem um papel fundamental na gestão estadual pelos próximos dois anos.

Ausente de São Luís nos últimos anos, quando exerceu o mandato de deputado na Câmara Federal, Márcio Jerry deixou um enorme vácuo na articulação política do grupo liderado pelo governador – o caso mais emblemático foi o racha ocorrido no segundo turno da eleição para prefeito de São Luís no ano passado.

Márcio Jerry, desde os tempos em que militava no movimento estudantil da UFMA, conhece o caminho das pedras na seara política e sabe costurar alianças como poucos. Moderado, transita com desenvoltura nos diversos setores da política e retorna agora ao Maranhão com a delicada missão de pacificar seu grupo.

Como dirigente do PCdoB, Jerry tem trânsito fácil com o PT, o DEM, o PDT, o PTB, o PL e outros partidos menores que estão na órbita do Palácio dos Leões. Como bombeiro devidamente escalado para entrar em campo, deve recompor esse grande arco político em favor do projeto político arquitetado por Flávio Dino para 2022.

Na secretaria de Cidades, Márcio Jerry vai ajudar o governador a colocar em prática programas de investimento em cidades importantes do Maranhão, como São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias e Bacabal. E terá, ainda, a missão de fomentar uma estratégia efetivamente municipalista na gestão estadual, que ficou em segundo plano nos últimos dois anos.

Ou seja, o grande desafio de Márcio Jerry neste ano de 2021 é reaproximar a classe política, notadamente prefeitos e lideranças partidárias, do Palácio dos Leões. Capacidade para isso ele tem. Faltava uma posição estratégica. Agora tem.

Portanto, todos os movimentos políticos, alinhamentos partidários e medidas conciliatórias passam de agora em diante pelo gabinete principal da Secretaria das Cidades.

Márcio Jerry dá início hoje a um novo momento do governo Flávio Dino. Ele passa a se dedicar a uma função para a qual fora talhado ainda na juventude, quando vivíamos – eu, ele e tantos outros estudantes idealistas – os acirrados debates dentro da Universidade Federal do Maranhão.

Para onde vai Márcio Jerry depois de concluída essa missão, em 2022, ainda é uma incógnita. Só o tempo vai dizer. Por enquanto, sobram apenas especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário