sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Batista Matos destaca batalha contra câncer e trajetória em campanhas anteriores, durante discurso na Câmara de São Luís


Durante a sessão plenária da Câmara de São Luís, ocorrida na manhã da última quarta-feira (10.02), o vereador Batista Matos fez seu primeiro discurso na tribuna do Parlamento Municipal. Na oportunidade, relembrou a trajetória em campanhas eleitorais, a luta contra um câncer e agradeceu a Deus, à sua família e aos seus 2.506 eleitores pelo apoio na conquista do mandato de vereador por São Luís.

“Nossa primeira campanha foi em 2004, onde tivemos 1.782 votos. Na eleição de 2008, obtivemos 2.999, deixando de nos eleger por 80 votos. Em 2012, conseguimos 4.369 votos. No pleito de 2016, foram 4.075 votos. Em 2019, descobri um câncer, mas Deus nos abençoou com a cura. Veio 2020 e tivemos 2.506 votos, votação que nos permitiu ser titular no mandato de vereador. E, em tudo isso, digo que fica claro a "Mão de Deus”, destacou João Batista.

No pronunciamento, o vereador também enfatizou que, independente de alianças políticas, o poder municipal e estadual precisam ser harmônicos e devem atuar de forma a priorizar o bem comum de todo cidadão ludovicense, por meio de parcerias. “Somos representantes legítimos do povo que nos elegeu. É preciso que todos somem esforços com a cidade, em favor de São Luís e que, acima de tudo, tenhamos a compreensão de que a nossa causa é a mesma causa do outro colega”, afirmou o vereador.Batista Matos ressaltou mais uma vez o sentimento de gratidão aos eleitores de São Luís, pessoas que mesmo em meio à pandemia saíram de casa para votar e eleger seus representantes. “Todos nós devemos ter o sentimento de gratidão para com esse eleitor que cumpriu seu papel como cidadão e nos elegeu para trabalhar pela nossa cidade”, ressaltou.

TODOS POR SÃO LUÍS

No discurso, o vereador também lembrou quando esteve na Câmara de São Luís, em 2014. Na ocasião, era suplente e exerceu o mandato por quatro meses, ocasião em que apresentou requerimento solicitando aos seis candidatos ao cargo de governador daquele ano que assinassem uma carta compromisso; se comprometendo, caso fosse eleito, a fazer parceria entre o Governo Estadual, a Prefeitura de São Luís e a Casa do Legislativo Municipal.

Tal proposta foi apresentada na época porque a então governadora Roseana Sarney mandou construir a Avenida Quarto Centenário sem que o projeto tramitasse pela Câmara, levando a proposta para aprovação apenas na Assembleia Legislativa, ato que foi considerado “deselegante”, pelos vereadores da época. Batista Matos utilizou esse fato para destacar a importância do Estado, Prefeitura e Casas Legislativas atuarem em parcerias nos projetos propostos para São Luís. “O trabalho por meio de parcerias resulta em benefícios para toda a população, em áreas como educação, saúde, esportes, segurança, infraestrutura e desenvolvimento. Em nosso mandato, o que mais temos enfatizado é a união, razão do slogan Todos Por São Luís”.

Diretor Geral da Câmara Municipal de São Luís, reúne com representantes da Prefeitura

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (11) em seu gabinete, o diretor geral da Câmara Municipal de São Luís, Márcio Lucas, recebeu dois integrantes da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, que aproveitaram o momento para apresentar o projeto de acessibilidade para área de tombamento federal, que já foi iniciada a execução do serviço em ruas e logradouros no entorno da sede do Legislativo Ludovicense.

Com o mapa específico do projeto, o engenheiro especialista em água e saneamento, Roberto Sousa, juntamente com a especialista socioambriental Heloína Reis, fizeram uma explanação do que está sendo realizado na região do Reviver.

Segundo Heloísa Reis, a obra terá um prazo de apenas 120 dias (4 meses), onde será melhorado toda acessibilidade da região, desde alargamento e rebaixamento de calçadas, inclusão de rampas, mudança de pavimentação em locais que forem possíveis, colocação de mobiliário adequado, travessias, sinalização, cumprindo todas as normas que as regras de acessibilidade exigem. De acordo com ela, isso irá criar rotas acessíveis dentro do Centro e por isso a primeira etapa da obra foi iniciada na poligonal onde está localizada a Câmara Municipal.

Para o diretor geral da Câmara Municipal, Márcio Lucas, esse projeto de acessibilidade da Prefeitura de São Luís é uma forma digna de inclusão. "É uma das propostas do prefeito Eduardo Braide e isso nos deixa bastante feliz em poder está contribuindo com uma obra dessa grandeza visando as pessoas com mobilidade reduzida. Estamos colocando a Câmara a disposição da Prefeitura para no que a gente puder contribuir, possa nos procurar sempre. Já fizemos algumas adequações na parte interna da Casa, mas queremos reafirmar essa parceria entre o legislativo e o executivo municipal, já que só quem tem a ganhar com tudo isso é a população de São Luís", descreveu Márcio Lucas.

O vereador Paulo Victor (PCdoB) foi um dos nove parlamentares que vistoriou, nessa terça-feira (09), os Hospitais Dr. Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança e Dr. Clementino Moura - Socorrão II.

Após a vistoria nas unidades de saúde, Paulo Victor concedeu entrevista à imprensa e comentou sobre a agenda de trabalho, que resultou na destinação de emendas para conclusão das obras no Hospital da Criança.

"Essa visita serviu como forma de contribuir. Somos fiscais do erário público, mas, também somos contribuintes de forma ativa. A vistoria serviu para definição de uma visão unitária, que levou nosso bloco a se unir para destinar uma emenda parlamentar para ajudar na conclusão da reforma estrutural da unidade. Eu acredito que, com a união do parlamento, a gente consiga avançar em favor da cidade", declarou.

Na vistoria ao Hospital da Criança, foi constatado que a unidade de saúde está superlotada, não há ar condicionado funcionando e os banheiros estão com problemas, como, por exemplo, falta d’água, torneiras quebradas e portas com defeitos. Além disso, o hospital permanece em obra há mais de cinco anos.

Os problemas não foram diferentes no Socorrão II, que enfrenta situação ainda mais delicada. Por lá, o tomógrafo não funciona há um mês e o aparelho de ressonância magnética parado há dois anos e falta de macas.

Um dos dez vereadores que integra o Bloco Unidos por São Luís, Paulo Victor afirmou que o relatório detalhado com as demandas de cada unidade de saúde, será elaborado e encaminhado ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), para que sejam sanados os problemas encontrados na vistoria.

Dos 11 parlamentares do Bloco, nove participaram da vistoria. Além de Paulo Victor (PCdoB), estiveram nas unidades de saúde, os vereadores: Marquinhos Silva (DEM), Beto Castro (Avante), Marlon Botão (PSB), Umbelino Júnior (PRTB), Andrey Monteiro (Republicanos), Johnatan do Coletivo Nós (PT) e Antônio Garcez (PTC).

Somente Astro de Ogum (PCdoB), Concita Pinto (PCdoB) e Fátima Araújo (PCdoB), que também são do Bloco Unidos por São Luís, não puderam comparecer à vistoria.

Daniel Oliveira destaca necessidade de abrigos nas paradas de ônibus em São Luís

Preocupado com a segurança e bem-estar dos usuários do transporte coletivo de São Luís, o vereador Daniel Oliveira requereu, na sessão desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, a colocação de abrigos nas paradas de ônibus na praça Deodoro, principalmente na Avenida Gomes de Castro, no trecho em frente ao Ginásio Costa Rodrigues.

“Os usuários de transporte coletivo de São Luís, precisam ser tratados com respeito e, com a chegada do período de chuvas, não podemos permitir que eles continuem expostos às intempéries do clima”, justificou Daniel.

O parlamentar ainda comentou, durante a sessão plenária, o crescimento das infecções por Coronavírus e destacou a preocupação de pais, professores e diretores de escolas particulares, com o avanço da doença na Grande São Luís.

“A solicitação da associação que representa as escolas particulares, é legítima. Precisamos de informações concretas, para que a comunidade estudantil não seja exposta a riscos que podem ser evitados, assim como, os professores e também seus familiares”, comentou.

Dr. Gutemberg participa de reunião em apoio à gestão do prefeito Eduardo Braide

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC), participou de uma reunião com outros 14 vereadores da capital maranhense, para formar um grupo de interlocução permanente com o prefeito Eduardo Braide. O objetivo é contribuir com a nova gestão do Poder Executivo, exercendo as prerrogativas de representante do povo, levando os anseios e fazendo sugestões em benefício da cidade.

Segundo o vereador, os poderes são independentes, mas o interesse maior é coletivo. "Sabemos a realidade da nossa cidade e do muito que ainda precisa ser feito, sobretudo, na área da saúde. Somos conscientes das adversidades e da necessidade de termos confiança na nova gestão, dando-lhe o tempo necessário para a organização e a mostra de resultados. Desta forma, defendo e incentivo a harmonia entre os poderes. Para tanto, faz-se necessário um canal de comunicação permanente, que leve a um diálogo construtivo e respeitoso entre as partes", afirmou.

Participaram da reunião, os vereadores: Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de São Luís; Raimundo Penha (PDT); Ribeiro Neto (PMN); Nato Júnior (PDT) ; Silvana Noely (PTB) ; Edson Gaguinho (DEM); Álvaro Pires (PMN); Octávio Soeiro (Podemos) ; Marcos Castro (PMN); Domingos Paz (Podemos); Marcial Lima (Podemos); Karla Sarney (PSD); e Thyago Freitas (DC).

O médico e parlamentar, Dr. Gutemberg, sempre se dispôs a colaborar com ações e sugestões para melhorar as estruturas da Saúde de São Luís. Desde o início de fevereiro, o parlamentar tem cumprido uma agenda de visitas às Unidades de Saúde, anotando as solicitações dos gestores e da população. Ele já visitou o Hospital da Mulher e Centro de Saúde do Radional.

Para o Hospital da Mulher, fez requerimento pedindo a aquisição do colposcópio, importante equipamento para detectar doenças nas mulheres, e ainda solicitou o mamógrafo e a reativação da sala cirúrgica.

Já para o Centro de Saúde do bairro Radional, Dr. Gutemberg anotou todas as solicitações de manutenções na parte elétrica, hidráulica e predial. Além de pedir reformas, para a construção de uma sala de espera e uma sala de curativo.

"É assim que progrediremos: um olhar para a pandemia e, outro, para as necessidades da população", declarou Dr. Gutemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário