sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Governador apresenta mais ações de combate à pandemia e garante condições para aulas remotas na rede pública

 

Durante entrevista coletiva, governador Flávio Dino destacou ações realizadas no Maranhão. (Fotos: Karlos Geromy)

Mais de mil aulas disponíveis na internet, material impresso para acompanhamento das disciplinas, distribuição de 200 mil chips com acesso à internet e aulas transmitidas via televisão e rádio. São algumas das medidas do Governo do Estado para garantir o retorno das atividades na rede estadual de ensino, de forma adequada e com o devido suporte aos estudantes. As ações foram divulgadas pelo governador Flávio Dino, em coletiva, nesta sexta-feira (26), no Palácio dos Leões. 

O governador anunciou importante suporte ao aprendizado, para que o aluno tenha melhor acompanhamento de conteúdo. O Governo vai disponibilizar um canal na televisão, exclusivo para transmitir aulas durante todo o dia. As aulas serão para alunos do Ensino Médio e as transmissões iniciam dia 8 de março, no canal 10.2. Será disponibilizado ainda aos alunos, radioaulas transmitidas pela Rádio Timbira. “Essa é uma ação pioneira do Governo do Maranhão, integrando todos os meios, em uma ação multimídia, congregando internet, rádio e um canal exclusivo de TV. Com essas ações, queremos garantir o máximo acesso dos nossos estudantes às aulas”, frisou.

Durante entrevista coletiva, governador Flávio Dino destacou ações realizadas no Maranhão. (Fotos: Karlos Geromy)

Além das medidas na área da educação, Flávio Dino pontuou a suspensão temporária dos procedimentos cirúrgicos eletivos em algumas unidades da rede estadual, que passam a compor a rede de atenção ao coronavírus. Anunciou novas medidas, citando o recebimento de 60 mil testes; aquisição de 200 elmos – equipamentos para melhorar a oxigenação e reduzir o tempo de internação; e implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.

Atualizando os números de caso de coronavírus, o Maranhão permanece na trajetória de crescimento, porém, se mantém como o estado do país com a menor taxa de mortes por coronavírus. Quanto à ocupação de leitos, o governador citou a crescente demanda, mas, sem colapso da rede de saúde. “Temos demanda crescente, mas nunca entramos em colapso do sistema e isso é um fator decisivo”, enfatizou o governador.

A ocupação de leitos exclusivos para tratamento do coronavírus é maior em Imperatriz, onde tanto os clínicos, quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão com índice de ocupação acima de 80%. Na Grande Ilha, são mais demandados os leitos de UTI (89%) e nas demais regiões, essa ocupação se mantém estável.

O suporte do Governo para atender à demanda, dentre outras medidas, inclui helicópteros para transporte de pacientes; abertura de 359 novos leitos; implantação do Hospital de Campanha de 60 leitos em Imperatriz, com previsão de funcionamento em 8 de março.

Quanto às vacinas, o governador pontuou que o estado já recebeu 386 mil doses, distribuídas a todos os municípios, para imunização do público prioritário, conforme determina o Ministério da Saúde. “Nenhum estado do país conseguiu, até agora, adquirir mais vacinas. Temos tratativas em nível nacional e internacional, mas não há ofertas ainda. Estamos nesse esforço, para que a fila de vacinação possa andar mais rápido”, explica Flávio Dino.

Durante entrevista coletiva, governador Flávio Dino destacou ações realizadas no Maranhão. (Fotos: Karlos Geromy)

O governador destacou, também, dados do Ministério da Economia, que apontam o Maranhão como o terceiro do país que mais investiu em obras e o primeiro do Nordeste que mais gerou empregos em 2020. O estado investiu o equivalente a 10% – a média nacional é de 3%. “Uma notícia positiva, em meio à crise econômica e sanitária que o país atravessa”, enfatizou o governador.

A continuidade das ações de emprego e renda para minimizar os prejuízos com o coronavírus foram enumeradas pelo governador e incluem reforço às ações sociais com a entrega de mais de mil equipamentos do programa Mais Renda; segunda etapa da Tarifa Social de Energia, com 928 mil famílias cadastradas; e auxílio emergencial de R$ 400 para catadores.

Foi anunciada a implantação do programa Trabalho Jovem, com lançamento de edital para empresas que tenham jovens em seu quadro. Também serão disponibilizadas vagas de emprego, concessão de bolsas, duas mil vagas de estágio e 10 mil vagas para capacitação, voltadas aos jovens e custeadas pelo Governo do Estado. “A empresa que ampliar suas vagas, contratando jovens, terá apoio do Governo do Estado para estimular este caminho”, enfatizou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário