terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Reitor Natalino Salgado destaca medidas contra a Covid-19 adotadas pela UFMA ao dar boas vindas a alunos no início de mais um semestre


Reitor Natalino Salgado destacou esforços da UFMA para superar a pandemia e tornar seguras às atividades acadêmicas

O reitor Natalino Salgado Filho deu as boas vindas aos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nesta segunda-feira (8), que marcou o início do semestre 2020.2, e destacou as medidas adotadas pela instituição para prevenir a transmissão do novo coronavírus. As atividades acadêmicas serão realizadas no sistema remoto e/ou híbrido, de modo a garantir a segurança de toda a comunidade universitária.

Natalino destacou que o semestre foi totalmente planejado, de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O reitor enfatizou a necessidade de seguir as normas sanitárias em razão da crise sanitária, que ainda causa extrema preocupação. “Sabemos que este início, sem o convívio com colegas e professores, principalmente para aqueles que iniciam a vida universitária. Não era o que vocês sonharam, mas é necessário neste momento, em que precisamos cuidar da saúde e do bem-estar de nossa comunidade universitária”, assinalou.

De acordo com o reitor, a UFMA se preparou para receber os alunos e está pronta para contribuir, da mesma forma que contribui, há 54 anos, para a formação de seus estudantes, transmitindo o conhecimento, incentivando a pesquisa, fomentando a extensão, o empreendedorismo e a inovação científica.

“Nosso compromisso vai além de preparar profissionais. A universidade é um espaço para a construção do pensamento crítico, para o exercício permanente da cidadania, para a formação humana. Mesmo diante da maior crise epidemiológica dos últimos tempos, a UFMA trabalhou muito”, ressaltou.

Frentes de combate

Ainda segundo Natalino Salgado, o enfrentamento à pandemia na UFMA se deu em várias frentes, com desenvolvimento de projetos de pesquisa com foco na Covid 19, investimento em tecnologia da informação, promoção da geração de renda para a comunidade de seu entorno e qualificação de centenas de professores e técnicos para lidar com as ferramentas indispensáveis no novo cenário de aprendizagem e trabalho remotos.

“A nossa missão de cuidar bem da UFMA é ainda mais desafiadora em meio a uma crise sanitária como a que estamos vivendo. Mas isso tudo vai passar. E a UFMA, em breve, voltará a contar com a calorosa presença de seus estudantes a encher de vida e alegria todos nossos Campus. Bom semestre a todos e a todas!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário