sexta-feira, 26 de março de 2021

Casa e Eletricidade: Conheça os critérios para a instalação do padrão de energia


Na hora de instalar o padrão de energia em casa, é comum que apareçam dúvidas acerca de como os procedimentos devem ser feitos e os materiais corretos a serem utilizados. Ter atenção aos mínimos detalhes nesse momento é decisivo para a qualidade do fornecimento de energia elétrica no seu lar, pois um serviço mal feito pode resultar em uma má distribuição elétrica e/ou até uma situação de risco. Por isso, para melhor orientar você e sua família, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas para que serviços desse tipo possam ser realizados de forma segura e livre de qualquer incidente.

A instalação e a manutenção do padrão de entrada são de responsabilidade do cliente, deste modo, é muito importante que o padrão seja construído de acordo com as Normas exigidas e adaptado a carga de energia que será utilizada. Lembre-se com energia elétrica não se brinca, por isso siga à risca todas as medidas de segurança.

Um padrão de energia é composto por caixa de medidor, eletrodutos, fios, disjuntor, etc. O padrão é essencial para a instalação dos componentes que levarão energia elétrica da rede da Equatorial até a sua Unidade Consumidora, por isso, ficar atento a qualidade dos materiais usados e contratar um profissional capacitado na área para realizar a instalação é primordial para garantir sua segurança e funcionamentos dos eletrodomésticos em casa.

Para que o seu padrão seja instalado de forma segura confira as dicas a baixo:

• Ligação monofásica em poste auxiliar

Os matérias necessários para esse tipo de padrão são: 1 Poste de aço quadrado com capacete, 1 caixa para medidor monofásico, 1 disjuntor termomagnético e 2,5 metros de fio de cobre isolado para 750V.

Quando a ligação for do mesmo lado da rede, o tamanho do poste deverá atender as medidas 70x70x2x5.000 mm, já no caso a ligação seja do outro lado da rede, o tamanho do poste será 70x70x2x7.000 mm. A Caixa deve ser de policarbonato com tampa transparente resistente a raios ultravioletas.

• Ligação monofásica no muro ou parede

Para essa categoria de padrão quando a ligação for do mesmo lado da rede, o tamanho do eletroduto será de 1”x2.400 mm, já para ligação do lado da rede, o tamanho do eletroduto será de 1”x4.000 mm. O padrão poderá ser embutido ou aparente.

• Ligação trifásica no muro de aço

Quando a ligação for do mesmo lado da rede, o tamanho do eletroduto será de 2”x2.400 mm, já se a ligação for oposta a rede as medidas do eletroduto deve ser de 2”x4.000 mm.

A energia elétrica é um bem de consumo invisível e perigoso. O padrão de ligação é um item de segurança que é exigido por lei para evitar choques, queima de equipamentos e até incêndios. Sem o padrão adequado a Equatorial Energia não pode iniciar uma relação de consumo ou fornecimento de energia elétrica com o cliente.

Critérios para solicitar uma ligação nova

• Não ter débito pendente junto à Equatorial Energia.

• Não pode existir uma unidade consumidora no local para o qual está sendo solicitado o serviço.

• É necessário possuir o Padrão de Ligação devidamente instalado de acordo com o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e também pela Resolução Aneel no 414/2010 ou caso queira financiar o padrão no momento da solicitação do serviço, com exceção dos domicílios rurais com ligações monofásicas, não contempladas pelo Programa LUZ PARA TODOS que receberão gratuitamente pela Equatorial Energia.

• Apresentação dos documentos originais, a saber: Qual o tipo de ligação (monofásico ou trifásico).

Cadastro de Pessoa Física: CPF, desde que não esteja em situação cadastral CANCELADA ou ANULADA de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal, e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, CRM) ou o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) para indígenas que não possuem CPF e RG. Para consumidores estrangeiros: CPF e Passaporte.

Cadastro de Pessoa Jurídica: Somente o representante legal da empresa deverá apresentar cartão do CNPJ, Inscrição Estadual (se tiver), contrato ou estatuto social ou outro documento que o habilite (alteração do contrato ou ata de nomeação). Documentos de identificação (originais): CPF, desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal, e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, CRM). Para representantes estrangeiros: CPF e Passaporte. Caso a solicitação seja formulada por terceiros, o solicitante deverá ainda apresentar procuração específica com firma reconhecida em cartório e os seus documentos originais de CPF e Identidade.

• Qual o tipo de ligação (monofásico ou trifásico).

• Endereço completo com ponto de referência do local a ser ligado.

• Atividade desenvolvida na Conta Contrato.

Em caso de duvidas acesse o site da Equatorial Maranhão no endereço: https://ma.equatorialenergia.com.br/ ou o canal no YouTube da empresa no link: https://www.youtube.com/watch?v=zWAOvd9QWR8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário