segunda-feira, 1 de março de 2021

HU-UFMA recepciona 171 novos residentes


Hospital é o maior centro formador para a área da saúde no Maranhão
De um jeito diferente e não menos emocionante, pela primeira vez na história do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, os novos residentes participaram da cerimônia de acolhimento no formato online na manhã de hoje, 01/03. Uma nova etapa profissional se inicia para eles, no maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão e em um momento marcado pela singularidade de uma pandemia, que traz uma dose extra de desafios e superação aos que estão entrando. São ao todo 171 novos residentes, 88 da Residência Médica e 83 da Residência em Área Profissional de Saúde.

Para recepcioná-los, foi realizada uma solenidade utilizando a plataforma Teams com a presença do presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira; do diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Gatto; do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages e demais gerentes, coordenadores das residências e profissionais envolvidos.

“É a realização de um sonho estar aqui. Estou muito feliz com a oportunidade e darei o meu melhor para contribuir de forma positiva com a instituição” destacou a residente de psicologia Fernanda de Sousa.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, frisou a satisfação em receber cada um desses profissionais e ressaltou que essa é uma grande responsabilidade da instituição “Somos responsáveis pelos próximos anos da vida de cada um de vocês no que concerne o processo de ensino, de aprendizado, de conhecimento técnico, e acima de tudo, do conhecimento humanístico que a nossa instituição tanto prima. E devo ressaltar que esse é um processo coletivo, são várias mãos: UFMA, Ebserh, MEC, supervisores, preceptores, coordenadores. Todos envolvidos com um único objetivo, o de formar com excelência cada um dos profissionais que aqui ingressam e oferecendo também o melhor campo de prática para a graduação.”

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, parabenizou os novos residentes e destacou o papel fundamental que o Hospital Universitário desempenha na formação de cada um “O nosso hospital se tornou referência nacional ao longo do tempo, formando muitas gerações de profissionais que estão inseridos não só no estado do Maranhão, como em outros lugares do país. Apelo a vocês que se dediquem bastante, pois a equipe do hospital vai assumir a responsabilidade de recebê-los, aperfeiçoá-los nas boas práticas no atendimento, mas sobretudo, estimular o espírito humanitário que deve nortear a assistência à saúde dos que precisam da nossa instituição. Aproveitem a oportunidade, e se dediquem de corpo e alma.”

O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, pontuou que a empresa prima pela oferta de um ensino de qualidade, que é um de seus pilares “Temos a felicidade de recebê-los aqui. Os nossos hospitais são todos 100% SUS e também 100% universitários e por isso temos dois grandes objetivos, apoiar na formação de pessoas tanto da graduação como na pós-graduação e oferecer uma assistência humanizada. A nós compete fazer o melhor possível para que o ensino seja qualificado, pois vocês sairão Brasil afora levando a competência dos nossos hospitais. Temos uma responsabilidade enorme, mas já conseguimos avançar bastante.”

A solenidade de abertura teve a aula magna “Cuidados Paliativos” com a médica da equipe de Cuidados Paliativos do HU-UFMA, Vanise Barros Rodrigues da Mota. Nos dias seguintes, a programação se estenderá no mesmo formato online. Eles poderão contar com palestras e oficinas que serão fundamentais para que conheçam os Programas das Residências, os setores e funcionamento do hospital para que possam usufruir de forma positiva o período de aprendizado na instituição.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário