quinta-feira, 15 de abril de 2021

Governador Flávio Dino participa de evento nacional em defesa da Amazônia

 

O governador Flávio Dino participou do debate do Palácio dos Leões (Foto: Divulgação)

Um amplo debate sobre o futuro da Amazônia, reunindo líderes políticos, autoridades ambientais, movimentos sociais, artistas, pesquisadores e comunidades amazônicas marcou o evento ‘Emergência Amazônia – Em defesa da Floresta e da Vida’. Realizado pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia, o evento aconteceu de forma virtual, na manhã desta quinta-feira (15). 

O governador Flávio Dino participou do momento, acompanhando os debates do Palácio dos Leões. Dino destacou as falas das comunidades indígenas, enfatizou a importância da união dos diversos agentes para salvamento da região amazônia e divulgou proposição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, do qual é presidente.

O governador Flávio Dino pontuou a observação do cacique Raoni sobre a tristeza do cenário na região. “Essa tristeza sintetiza o atual momento do Brasil. Pior, que é uma tristeza com razão e motivos bastante evidentes e que dizem respeito a múltiplos aspectos da realidade brasileira. Sobretudo, das terríveis condições sanitárias e sociais”.

Flávio Dino destacou diálogo com os movimentos do campo sobre temas diversos, incluindo a Amazônia, ocasião em que apresentou sua concepção sobre a segurança climática. “É compromisso do Brasil e da Amazônia, sendo a floresta ocupante de 60% do território brasileiro e respondendo por muitos serviços ecossistêmicos e ambientais, prestados na Amazônia rural e urbana”.

O governador prosseguiu criticando o que chamou de abordagens intervencionistas sobre a soberania brasileira. “Mas, isso não significa negar a cooperação internacional e o debate com outros países sobre o nosso país. Desejamos ser ouvidos e, naturalmente, não há representação plena sobre o que o Brasil ou a Amazônia sejam, apenas por uma única voz, qualquer que seja, muito menos por esta cheia de ilegibilidades, como foi pontuado. Em nome desse objetivo, da segurança climática do planeta, é possível ampla articulação que transcenda a dimensão institucional e alcance a sociedade civil, movimentos sociais e povos amazônicos. A segurança climática não é objetivo isolado das questões sociais e da luta contra as desigualdades regionais”, afirmou.

Flávio Dino divulgou a elaboração do Plano de Recuperação Verde (PRV), projeto do Consórcio de Governadores do Nordeste. O plano apresenta quatro objetivos: redução da taxa de desmatamento, com metas mais compatíveis com redução dos gases de efeito estufa; combate às desigualdades sociais; geração de trabalho e renda em atividades sustentáveis na floresta e centros urbanos; e o desenvolvimento produtivo e tecnológico. “São eixos para atender aos 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia e precisam de alternativas de sustento”, frisou. 

Encerrando sua participação, Flávio Dino pontuou que estas são “perspectivas nas quais convergem os nove governadores da Amazônia Legal e que me cabe representar. Aqui expresso aquilo que une e que pode fazer com que avancemos nas políticas subnacionais, de sustentabilidade ambiental e socioeconômicas”, finalizou o governador do Maranhão. 

O evento ‘Emergência Amazônia – Em defesa da Floresta e da Vida’ pretende chamar atenção para acordo financeiro – em negociação e a portas fechadas – entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil. O acordo, segundo avaliação do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia, geraria impactos dramáticos para a Amazônia e seus povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário