domingo, 2 de maio de 2021

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, 7 praças são entregues pelo Governo do Maranhão

 

Governador Flávio Dino entregou mais uma etapa da urbanização da Ponta do São Francisco. (Foto: Divulgação)

Uma das principais marcas do Governo do Maranhão na gestão do governador Flávio Dino é o constante trabalho na garantia de melhores condições de vida para toda a população maranhense. Neste sábado (1º), Dia do Trabalhador, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) foram inauguradas 7 novas praças em São Luís, nos bairros Ponta do São Francisco, Piancó Paraíso, Vila Sarney, Vila industrial, Nova República, Residencial Ribeira e Recanto dos Signos.

Contemplando tanto a zona rural quanto a zona urbana, os equipamentos públicos entregues são compostos por mobiliário urbano, academia de ginástica e playground, sistema de iluminação, lixeiras e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Obras que visam beneficiar as comunidades com mais saúde, segurança e lazer.

As Praças contam com amplo espaço para prática de atividade física. (Foto: Divulgação)

Com 2.720 metros², a nova praça da Ponta do São Francisco integra o plano de urbanização para a área ao longo da Avenida Ferreira Gullar, e de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC II, sendo equipada com um amplo espaço com academia, playground, calçamento com blocos de concreto, rampas de acesso, caramanchões, mobiliário urbano, paisagismo e moderno sistema de iluminação.

“Sem dúvida nenhuma, esperamos o crescimento. Esse trabalho valoriza nossa área, que antes era depredada. Quem ganha é a comunidade e peço aos moradores que preservem e lutem por esse patrimônio”, avaliou a moradora Elizabeth Costa, que representou a comunidade na solenidade de entrega da praça.

Com uma área de 361 metros quadrados, a Praça da Vila Sarney tem piso novos, paisagismo, playground, acessibilidade e mobiliário, que abrange a colocação bancos e lixeiras.

José de Ribamar, 63 anos, mora há mais de 35 na Vila Sarney, se diz muito feliz em ver o antigo terreno, que antes abrigava lixo, ser transformado em um lugar de convivência para a população.

“Isso aqui tinha muito lixo, o mato tomava de conta, era uma situação muito ruim. Agora, dá gosto de ver tudo limpo, iluminado com parque para os meninos brincarem e tem até academia”, disse Ribamar.

Todas as praças com espaço para lazer das crianças. (Foto: Divulgação)

Já na Vila Industrial, o espaço possui 848 metros quadrados e os trabalhos consistiram na substituição do piso, paisagismo, playground, academia para idoso, acessibilidade, que inclui rampa e piso podotátil.

Maria Teresa Silva, moradora do bairro Vila Industrial, também está feliz com o nova praça. “Hoje, aqui está muito lindo. Só de pensar como esse lugar era, e virou uma praça linda dessa. A gente fica muito feliz e só tem a agradecer”, relatou.

O equipamento público do Residencial Ribeira, além de proporcionar lazer aos moradores, também vai aquecer as vendas no local, como diz Mateus Alves, que há dois anos tem uma loja de reparos de celular no entorno da praça. “Tenho grandes expectativas de que com essa inauguração de hoje, um espaço bonito, arrumado, as pessoas venham e acabem comprando mais aqui com a gente”, destacou.

A Praça da Vila República, localizada no bairro do Maracanã, tem área de 438 m² e era um grande anseio da comunidade. No Paraíso Piancó, o equipamento público situado no bairro da Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga, conta com uma área de 813 m² e possui academia para idosos, áreas de jogos e recreação, playground e acessibilidade.

As intervenções fazem parte do Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos executado pela Secid, que tem o objetivo de requalificar logradouros públicos e equipamentos coletivos para garantir um melhor uso e estimular a convivência comunitária. Além de atrair para as áreas de intervenção novas famílias, novas atividades econômicas e comerciais.

Dia do trabalhador

Secretário, Márcio Jerry, parabenizou a classe trabalhadora, frisando ser um dia de renovar o espírito de luta do povo. (Foto: Divulgação)

Durante a agenda pelo Dia do Trabalhador, o governador frisou os investimentos de R$ 2,2 milhões em infraestrutura, que resultaram em sete grandes obras de urbanização, garantindo o acesso de moradores ao lazer, esporte e convivência.

“São obras que valorizam os bairros onde a classe trabalhadora mora e garantindo direitos essenciais. Como lembrou um morador, vários, por décadas, passavam por cima da ponte do São Francisco e não olhavam a urbanização desse bairro. Fizemos várias obras, para que tenhamos um dia da classe trabalhadora, em que, nos seus locais de moradia e de trabalho, se sintam valorizados”, reforçou Flávio Dino.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, parabenizou a classe trabalhadora, frisando ser um dia de renovar o espírito de luta do povo. “Este momento de pandemia é de vacina, emprego e pão, que podemos dividir, celebrando o Dia do Trabalhador. Esta entrega é muito importante, da penúltima etapa da ponte do São Francisco, e vários polos da cidade com a entrega de obras e equipamentos públicos que melhoram a vida de nosso povo”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário