segunda-feira, 31 de maio de 2021

Zé Inácio destaca a importância da eleição de Lula e a unidade partidária em torno de uma candidatura ao governo sob a liderança de Flávio Dino


O deputado estadual Zé Inácio (PT), vice-líder da bancada do governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), concedeu entrevista a um veículo de comunicação local, onde destacou pontos significativos da conjuntura local e nacional. Um dos pontos foi a importância do retorno do presidente Lula ao palácio do planalto em 2022, e a unidade em torno de uma só candidatura ao governo do Maranhão, liderada pelo governador Flávio Dino. Membro da direção nacional do PT, Zé Inácio foi categórico: “Estaremos com o candidato de Flávio Dino em 2022”. Neste sentido, o líder petista garantiu que o partido não terá candidatos majoritários nas próximas eleições.
“Considerando que fazemos parte da base liderada pelo governador Flávio Dino, há uma possibilidade de candidatura a vice ou de composição na chapa de Senado”, pondera. “O importante é termos uma aliança e palanques para garantir a vitória das forças progressistas representadas pela candidatura de Lula”, explica. Com um representante na Câmara Federal e outro na Assembleia Legislativa, o PT maranhense vai se concentrar na campanha proporcional na expectativa de eleger dois deputados federais e três estaduais." Zé Inácio disse ainda que o PT do Maranhão precisa construir um ambiente político de maior unidade para que possa ter projetos políticos, não só com o objetivo de fortalecer o PT nos parlamentos tanto municipal, estadual como também na Câmara Federal. Um projeto político que possa olhar para frente com a perspectiva de também, assim como em outros estados próximos, como o Pará e o Piauí, possa governar o estado. Sobre as diferenças internas o deputado falou que não foi o motivo que fez com que o PT no Maranhão não avançasse na construção de um projeto político, Foi sem dúvida o interesse em torno do projeto nacional de 2002 pra cá, somado à política ampla de aliança que foi feita pelo PT naquela conjuntura para garantir que o presidente Lula fosse eleito, faz com que o interesse nacional se sobreponha ao interesse dos estados, no sentido de que o partido pudesse ser muito mais forte. E para isso é preciso focar no plano nacional que é eleger Lula presidente. A eleição de Lula está em primeiro plano, isso para o PT de um modo geral. O segundo objetivo do partido no plano nacional é eleger o maior número possível de deputados federais e depois, logicamente, eleger governadores onde nós governamos para que a gente possa manter alguns estados governados pelo PT. E o mais importante de todos é combater a pandemia que matou centenas de milhares de pessoas com o negacionismo do atual governo. O deputado concluiu que “O meu compromisso como deputado da base, como liderança do PT na Assembleia Legislativa é o compromisso de construir e fazer a defesa da unidade que será liderada pelo governador Flávio Dino”

Nenhum comentário:

Postar um comentário