terça-feira, 1 de junho de 2021

Governo do Estado fará a reestruturação do Polo Farinheiro de Santa Rita


Secretário Jowberth Alves visitou o povoado Areias, em Santa Rita, onde ocorre a produção da farinha de Carema (Foto: Leticia Castro)

Diz aí, todo maranhense é sim um bom amante da farinha e já dá água na boca só em falar. Seja com café ou compondo o almoço ou o jantar, é um item indispensável na mesa dos maranhenses. E com certeza você já ouviu alguém dizer: Santa Rita é a terra da farinha. E é! No local, a produção da farinha de Carema é uma tradição existente há mais de meio século.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), fará a reestuturação do Polo de Produção da Farinha de Santa Rita. O desenvolvimento do projeto visa gerar emprego e renda, agregando valor e aumento da produção, ao mesmo tempo promovendo autenticidade à marca de Carema, movimentando a economia da região e fomentando o turismo rural.

Responsável pela produção há mais de 50 anos, o agricultor Zé de Jorge, é mestre farinheiro do polo de produção e se emociona com o apoio do Governo em preservar a tradição de uma das farinhas mais conhecidas no estado.

“Me trouxe uma grande emoção. Vou resgatar e ter condições de produzir essa farinha que eu faço com tanto amor. Eu só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino. Minha produção vai renascer. Tenho certeza de que quando o governador olhar essa produção chegando nas mesas dos maranhenses e gerando renda aos agricultores, ele vai entender que valeu a pena”, pontuou.

O secretário da Setres, Jowberth Alves, visitou o local de produção da farinha de Carema, que fica localizada no povoado Areias em Santa Rita.

“Auxiliar os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar para gerar renda também é uma das frentes de trabalho da Setres. A visita ao local, juntamente com nossos técnicos da secretaria, formulou a criação de um Plano de Sustentabilidade nos princípios da Economia Solidária nas casas de forno [local que ocorre a produção da farinha], potencializando a comercialização deste importante item presente na hora das principais refeições dos maranhenses, além de fomentarmos o turismo rural. Resgate de uma cultura local que movimenta a economia do munícipio”, analisou o gestor.

Farinha e a Carema

O município de Santa Rita está situado na região do Vale do Itapecuru, às margens da BR-135, local de inauguração da Estação Carema ocorrido em 1919. A denominação ‘Farinha de Carema’ surgiu devido ao escoamento da produção que era facilitado pela estrada de ferro na localidade. Mas a produção da farinha ocorre originalmente em Areias, povoado do munícipio. E que, com o passar dos anos, foi considerada por tradição a melhor farinha do Maranhão.

Plano de Sustentabilidade

O plano terá como base atividades participativas que terão o objetivo de, a partir de discussões coletivas, diagnósticos participativos, validações e tomadas de decisão conjuntas, contribuir para uma gestão que seja democrática, propositiva, descentralizada e baseadas nos princípios da Economia Solidária – cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade. E servirá também como base para estruturação dos empreendimentos produtivos beneficiados como forma de auxiliar o arranjo produtivo da mandioca na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário