domingo, 27 de junho de 2021

Morre o ex-senador José Paulo Bisol, vice de Lula na eleição de 1989


Bisol foi vice de Lula em 1989

O ex-senador pelo Rio Grande do Sul José Paulo Bisol morreu, na manhã deste sábado, em Porto Alegre, de insuficiência respiratória. Bisol tinha 92 anos e estava internado há duas semanas. Ele foi candidato a vice-presidente na chapa de Lula, em 1989. Próximo a Mário Covas, Bisol foi um dos fundadores do PSDB, em 1988, mas se filiou ao PSB a pedido de Lula para concorrer como seu vice na primeira eleição presidencial após a redemocratização.

Desembargador aposentado e militante dos direitos humanos, ele foi deputado estadual, secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e senador, eleito pelo MDB em 1986. O senador foi relator da subcomissão de patrimônio na CPI do Orçamento, quando denunciou e juntou provas de corrupção envolvendo a construtora Odebrecht.

Mesmo sem ocupar cargo político, Bisol estava filiado ao PT desde 2000. Em nota, a bancada do partido na Câmara prestou homenagem ao ex-senador: "Bisol é uma referência de intelectual, político e magistrado progressista, humanista e libertário. Sua trajetória pautada pela coragem, sempre em defesa da democracia, disputou uma outra visão de justiça e de segurança pública, fundamentada nos Direitos Humanos".

Ele também foi escolhido candidato a vice de Lula em 1994, mas foi substituído por Aloizio Mercadante após ser acusado de direcionar emenda orçamentária para um município mineiro quando era senador pelo Rio Grande do Sul. O senador foi absolvido das acusações e ganhou na Justiça indenização de vários veículos de comunicação pelo caso.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário