terça-feira, 29 de junho de 2021

Prefeitura de São Luís e UFMA planejam criação de espaço voltado para comunidades de outros países radicadas na capital



Tendo como objetivo valorizar as comunidades de outros países que fazem parte da história da capital maranhense, a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), está dialogando com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a fim de criar a Casa das Nações. Para tratar sobre o assunto, foi realizada, nesta sexta-feira (25), uma reunião virtual entre os órgãos municipal e federal.

“Nós sabemos que São Luís tem comunidades de outros países, como a alemã, a japonesa e de vários países da África, por exemplo. Com a criação da Casa das Nações, poderemos reunir em um espaço, diversas informações sobre como essas pessoas chegaram aqui e suas relações e contribuições para a história local. Esse resgate é importante para entendermos quem somos e a Prefeitura dará apoio para que o projeto seja sucesso”, explicou a secretária adjunta de Turismo de São Luís, Sabrina Martins, que participou da reunião.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, destacou que essa ação é relevante também para a universidade. “Temos um corpo técnico que estuda as comunidades, a história local. Será muito interessante poder contribuir com este projeto. Podemos começar mapeando países que enviaram pessoas para São Luís, entrar em contato com essas comunidades e, posteriormente, chegarmos ao espaço físico para valorizar essas culturas também”, disse o reitor.

O projeto Casa das Nações reunirá, em um espaço físico, a história de São Luís voltada para comunidades de outros países que vivem na cidade. Com isso, pretende-se resgatar a história local e observar como essas comunidades influenciam em diversos setores da sociedade com as suas tradições, cultura, gastronomia, religiosidade e demais aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário