quarta-feira, 30 de junho de 2021

Unidade entregue pelo Governo garante cuidados específicos à saúde das pessoas idosas


Secretário Carlos Lula conversou com os idosos atendidos pela Policlínica 

“Está uma maravilha. Era o olhar e o cuidado que faltava e que agora está sendo dado”, disse o aposentado José Domingos Barbosa, de 70 anos, durante a inauguração da Policlínica do Idoso, na última terça-feira (29). O novo espaço de saúde, que passa a integrar a rede estadual, vai ampliar a assistência específica à população idosa residente na Grande Ilha. A população comemora a entrega do equipamento.

Dona Regina Célia Santos, de 68 anos, afirmou que todo investimento no bem-estar e saúde do idoso é bem-vindo. “Tenho observado as iniciativas do governador Flávio Dino, que realmente se preocupa com o povo maranhense, e o idoso é aquela pessoa que precisa ser amparada. Temos visto os investimentos feitos no SUS aqui no nosso estado”, afirmou.

Quem também comemorou a chegada da nova unidade foi Afonso Polari, de 70 anos. Para ele, o Governo do Maranhão tem dado um bom direcionamento quanto aos serviços de saúde pública. “Essa policlínica é uma excelente notícia e que deve ser dita a todas as pessoas. Agora, o idoso de fato tem um local onde ele poderá receber atendimento de forma especial, acredito ser uma realização importante e necessária”, destacou Afonso.
Governador Flávio Dino e secretário Carlos Lula entregaram a Policlínica do Idoso

A Policlínica do Idoso tem capacidade para realizar dois mil atendimentos mensais e está localizada no bairro da Liberdade, em São Luís. Dispondo de aproximadamente 600 m², o espaço conta com seis consultórios, sala de odontologia, lazer e recreação.

No local, os pacientes com idade de 60 anos ou mais, poderão ter acesso a serviços especializados como Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Ultrassonografia, Vascular, Reumatologia, Urologia, Geriatria, Neurologia, Proctologia, Psiquiatria, Pneumologia, Clínica Geral e serviços odontológicos.

“A Policlínica do Idoso é um serviço pioneiro que corresponde a uma tendência nacional. Temos constatado uma mudança na pirâmide etária no país. Seguimos avançando para garantir um Sistema Único de Saúde acessível aos maranhenses e cada vez mais eficiente. Acreditamos ser desta forma que construímos uma sociedade justa”, disse o governador Flávio Dino.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ideia é poder ofertar à população um atendimento especial. “Já temos em nossa grade de serviços outras 10 policlínicas, mas esta é a primeira exclusiva para a pessoa idosa. Daqui a 30 anos, a pirâmide etária do Maranhão deve se inverter, apontando para a tendência de ter uma população de 60 anos maior que a de menores de 18 anos”, destacou.

A Policlínica do Idoso tem em seu diferencial equipamentos que contribuirão para atendimento humanizado, equilibrando ciência e tecnologia, pressupostos necessários no diagnóstico e tratamento de doenças. Um exemplo é o “Linda”, aparelho a ser utilizado na averiguação e detecção de lesões, mesmo em pacientes sem sintomas, influenciando diretamente no processo de cura e restabelecimento da saúde física.

“Aqui os idosos poderão realizar consultas e exames sem a necessidade de enfrentar fila, respeitando todas as prioridades e com atendimento realizado pelos mesmos profissionais que atuam no Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade que trabalhará na retaguarda de forma a acolher aqueles que necessitarem de suporte com maior complexidade”, destaca o diretor clínico da Policlínica, Edilson Medeiros.

A obra da Policlínica do Idoso integra as ações do Plano de Urbanização para a área do projeto PAC Rio Anil. A implantação do equipamento público faz parte de parceria entre a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) com as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov). A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, responsável por gerenciar estruturas de média e alta complexidade do governo.

Acessibilidade

Para maior comodidade dos usuários que possuem alguma dificuldade no acesso, a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) está disponibilizando uma van do Serviço Travessia para fazer o translado de usuários do Terminal da Praia Grande até a policlínica. Também será disponibilizado transporte para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) para a realização de consultas e exames de forma complementar ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário