segunda-feira, 28 de junho de 2021

VLI incentiva prática sustentável para manejo do solo


Produtores rurais participam de palestra educativa sobre o manejo do solo
Ação busca despertar atitudes ambientais para uma consciência ecológica

Sensibilizar pequenos produtores rurais quanto ao manejo do solo foi o objetivo da palestra "Queimadas: Causas e Consequências" promovida pela equipe do Programação de Educação Ambiental da VLI - empresa responsável pela circulação ferroviária entre Maranhão e Tocantins e pelo Terminal Portuário São Luís. O encontro reuniu comunidades lindeiras, produtores rurais e públicos vizinhos à Ferrovia Norte Sul no Maranhão. Acolhidos da Casa do Filho Pródigo também participaram da ação, uma vez que entre as atividades de reabilitação está a Laborterapia por meio da qual aprendem a plantar e cultivar como parte do processo de recuperação.

Com essa ação, a VLI quer despertar nessas pessoas atitudes ambientais para uma cidadania ecológica. "Nosso objetivo é sensibilizar pequenos produtores em relação ao tratamento do solo para que aprimorem as técnicas para um manejo sustentável", explica o Analista de Responsabilidade Social Corporativa da VLI, Itamar Magalhaes. A iniciativa fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente realizada em Imperatriz.

O engenheiro agrônomo, doutor em Engenharia Florestal e palestrante, Henrique Servolo, reconhece que existe uma questão cultural quando o assunto é queimar o terreno com objetivo de tratar o solo para o plantio. "Na verdade, isso é uma lenda. Essa prática empobrece o solo. Por isso, na nossa palestra, apresentamos alternativas para esse preparo e deixamos na plateia uma reflexão sobre a necessidade da mudança de comportamento", pontuou. Segundo ele, a prática da queimada em nada ajuda o produtor. Além de não ser eficaz para garantir a qualidade do solo, pois afeta os atributos físicos, químicos e biológicos, a queima do terreno é uma das causas das queimadas descontroladas, comuns na região com a falta de chuvas e o clima seco.

As sementes deixadas pelo engenheiro agrônomo começam a dar frutos. Segundo o responsável pela Casa do Filho Pródigo, cujos 27 acolhidos acompanharam a palestra, muito do que foi dito já está sendo colocado em prática. "Algumas ações como a preparação do solo já estão acontecendo. Além disso, temos pequenos produtores rurais entre os acolhidos que serão multiplicadores dessas informações", assegura Jonas Júnior, um dos responsáveis pela Casa.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário