sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Ana do Gás participa de caminhada do 'Levante Feminista contra o Feminicídio' em Alto Alegre


Ana do Gás na caminhada de lançamento da campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, em Alto Alegre

Na tarde de quinta-feira (12), a deputada estadual Ana do Gás esteve presente na inauguração da Secretaria Municipal da Mulher, em Alto Alegre. Na ocasião, a parlamentar participou de uma caminhada em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha e, também, do lançamento da campanha 'Levante Feminista contra o Feminicídio’, no município.

O movimento ‘Levante Feminista’ é uma frente que reúne organizações feministas do país inteiro, ativistas independentes e pessoas que exigem o fim do assassinato de mulheres.

Na caminhada em Alto Alegre, a deputada destacou que é de extrema importância o aumento da participação das mulheres na política para que se possa garantir leis que assegurem o direito das mulheres.

“Ocupando esses espaços, nós, mulheres, sabemos das nossas necessidades. São espaços dominados por homens altamente machistas. Por isso, é preciso esse fortalecimento e garantir que mais mulheres ocupem espaços de poder”, disse a parlamentar.

A prefeita de Alto Alegre, Nilsilene Do Liorne, agradeceu à deputada Ana do Gás por levantar causas tão importantes e pontuou a sua busca por benefícios para as mulheres. “Gostaria que tivéssemos mais mulheres assim nos representando”, frisou.

Homenagem

O momento também foi de homenagem a Margarida Maria Alves, sindicalista e defensora dos direitos humanos, que faleceu no dia 12 de agosto de 1983 com um tiro de espingarda no rosto, disparado por um matador de aluguel.

Margarida Alves foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. Durante seu período à frente da presidência, ela lutou para que os trabalhadores do campo tivessem seus direitos respeitados e denunciou os abusos sofridos pela categoria, o que resultou em seu assassinato, encomendado por fazendeiros.

“Essa é uma luta de todas as mulheres e, hoje, estamos vivendo um momento muito importante. Como parlamentar e por ocupar esse espaço na Assembleia Legislativa, venho aqui fortalecer uma mulher que sabe como ninguém das nossas dificuldades para ocuparmos esses espaços no poder, que é a prefeita Nilsilene. É preciso que estejamos juntas, fortes e unidas nesses movimentos, fortalecendo grandes campanhas”, ressaltou.

Participação

Para somar forças, também participaram da caminhada, além de Ana do Gás e da prefeita Nilsilene, a vice-prefeita do município, Terezinha Jansen; a secretária municipal da Mulher, Solange Novaes; a chefe do Departamento de Gestão e Articulação, Antonieta Lago, que no ato representou a titular da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Nayra Monteiro; a secretária da Mulher de Peritoró, Dudu Araújo; além de gestoras da área dos municípios de Paço do Lumiar, Pinheiro, Centro Novo, Turiaçu e Esperantinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário