quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Augusto Lobato lamenta a morte do líder camponês Manoel da Conceição


O presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores Augusto Lobato (PT) lamenta profundamente o falecimento na manhã desta quarta feira (18), do líder campones Manoel da Conceição. Petista histórico, Manoel da Conceição nasceu em Pedra Grande, Maranhão, em 1935, Participou das associações de camponeses que proliferaram no Nordeste do país no final da decada de 50, contando com apoio com o Movimento de Educação de Base (MEB), organização que se dedicava a alfabetizar a população sem acesso à educação e a formar lideranças na luta contra o latifúndio. Liderou também o processo de criação do primeiro sindicato de trabalhadores rurais do Maranhão, em Pindaré-Mirim, em 1963. Com o golpe de 64, o sindicato foi dissolvido e manoel da Conceição passou um mès na cadeia, juntamente com outras lideranças. Nos anos seguintes, não obstante a proíbição das atividades dos sindicatos, ele continuou atuante por meio da delegacias sindicais.
Em 1967, Manoel da Conceição vinculou-se à Ação Popular (AP) e em julho de 68, foi novamente preso, ocasião em que perdeu a perna direita atingida por um tiro de fuzil de um policial. Apos sair da prisão em stembro de 1969,

viajou com representante da AP à China, país no qual permaneceu durante nove meses realizando cursos e aprofundando seu conhecimentos do pensamento Maoísta. Retornou ao Brasil em 1970 e continuou atuando até exilar-se na Suiça em 1976. Em 1979, com a anistia , regressou aom país e engajou-se no momimento pelo PT, Sendo o terceiro militante a assinar a ficha de filiação ao partido. Infelizmente o presidente Luis Inacio Lula da Silva não terá o privilegio de dá o ultimo abraço a esse que foi o grande líder revolucionário de nosso século. Lula que chegará hoje em São Luis para um grande encontro com lideranças politicas do PT e partidos aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário