domingo, 8 de agosto de 2021

Prefeito de Presidente Médici, Dr. Caçula é vítima de Fake News em sua cidade


O prefeito de Presidente Médici , Janilson dos Santos Coelho, o "Dr. Caçula" (Republicanos), tem passado maus bocados, mediante a nova modalidade da politica, baseado na mentira, a tal da Fake News, você recebe uma mensagem no celular, lê integralmente ou parte dela e a repassa, sem ter sequer o cuidado de checar se é verdadeira? Então, fique atento, porque você pode estar ajudando a propagar uma Fake News. A expressão, em inglês, significa notícia falsa e já tomou conta do vocabulário brasileiro. O prefeito Dr. Caçula, como é mais conhecido na pequena cidade de Presidente Médici está sendo vítima deste instrumento midiático e fraudulento, desde a campanha eleitoral, em sua cidade, pelos adversários políticos, essa modalidade foi propagado muito pelo presidente Bolsonaro na época da campanha eleitoral. A questão é tão grave, que já se fala em cassação do prefeito na cidade, pela Justiça Eleitoral. A cidade de pouco mais de 6 mil habitantes, vive em torno do embuste da expectativa de que haverá troca de prefeito. A administração municipal já enfrenta até problemas com fornecedores, que se recusam a prestar serviços, O prefeito teve registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral, sem qualquer recurso de quem quer que seja, sem quem caiba ou haja prazo legal, inclusive sem a existência de ação de cassação
Essa estratégia política - estratégia aqui em seu sentido pejorativo -, vem se aperfeiçoando dia a dia, tanto na produção do material quanto também na sua divulgação. “O mais grave é que não existe Fake News superficial. Todo e qualquer Fake News é prática de um crime, que será devidamente apurado na esfera criminal e possivelmente também na esfera cível, se chegou a gerar algum dano ao ofendido”, esclarece.
“É a política rasteira e de baixo nível que não contribui para fortalecer a democracia e não contribui para a educação política e formação da cidadania. A esperança que nos resta é a de que o próprio eleitor vá aprendendo com os seus erros, a cada eleição e, por si só, vá depurando o processo eleitoral e afastando paulatinamente aqueles candidatos ou políticos que enganaram e mentiram”, reitera, o especialista.
Mas é preciso lembrar que, para além da punição legal e da atuação dos órgãos de controle, cabe ao cidadão barrar a propagação das fake news. “Vivemos no país um momento pleno do exercício dos direitos e das garantias constitucionais. E tudo isso é propiciado pela sociedade e de modo especial pelo eleitor, que a cada dois anos comparece às urnas e ali deposita a sua esperança, cumprindo o preceito fundamental da Constituição que assegura que todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”, justifica o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário