segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Formação de futuros líderes faz da VLI um bom lugar para construir carreira



A engenheira de Petróleo, Iany Lima Vagmacker Freitas, participou do Programa de Trainee e hoje é analista da empresa

• Circuito de capacitação de jovens profissionais é um dos principais atrativos para a absorção de potenciais novos líderes e vai além das questões técnicas;

• Inscrições para o Programa de Trainee 2022 da VLI foram abertas em 16 de agosto e seguem até 15 de setembro;

• Processo seletivo totalmente digital, voltado para interessados de todo o país, está disponível em www.vli-logistica.com.br/carreiras. A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – abriu em 16 de agosto as inscrições para o Programa de Trainee 2022, voltado para formação das futuras lideranças da companhia. Com o objetivo de selecionar e preparar jovens talentos, o programa promove um circuito de capacitação que vai além de questões técnicas. “O apoio à carreira se dá por meio do amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, uma vez que o programa foca em possibilitar a vivência da inovação na prática, com acesso a áreas e líderes estratégicos dentro da companhia como etapa primordial no processo”, afirma a analista de Recursos Humanos da VLI, Leticia Hermsdorff da Matta.

A proposta da VLI, de desenvolver novas lideranças com foco na liberdade criativa com o viés da inovação, vai ao encontro de valores intrínsecos à nova geração de profissionais. “Nossa proposta é oferecer um enxoval de ações que possibilitem o florescimento do potencial destes jovens. A VLI sugere e incentiva que eles desenvolvam, com autonomia, um olhar genuíno para criatividade e inovação”, acrescenta Leticia.

Estruturado em quatro fases, o programa de trainee da VLI tem início a partir do processo seletivo em alinhamento com a cultura da companhia no que diz respeito às diretrizes de diversidade e equidade. O primeiro módulo do circuito é chamado de ambientação, no qual os selecionados realizam uma imersão completa na cultura e valores promovidos pela companhia.

O momento seguinte é reservado para o aprendizado do negócio. Os trainees são submetidos a um curso robusto de pós-graduação (360 horas) em Engenharia Multimodal, ministrado por

uma instituição de ensino gabaritada e homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Em tempos de pandemia, as são aulas são realizadas 100% no formato de ensino à distância (EAD) e, durante todo o período do curso, os jovens profissionais executam uma rotina na qual dedicam-se meio período à pós-graduação e meio-período à companhia.

Nestes primeiros meses após o ingresso na VLI, os selecionados, com o suporte dos respetivos orientadores, são convidados a elaborarem um projeto estratégico dentro de sua área de atuação. É necessário que o projeto resolva uma dor da empresa ou promova melhoria na eficiência em processos e gere valor à companhia.

O próximo passo é outro diferencial do programa. Denominado “Mochilão VLI”, a iniciativa propõe uma série de visitas às principais cidades de atuação da companhia – os trainees conhecem, por exemplo, terminais intermodais de alta performance e locomotivas com tecnologia de ponta.

A quarta etapa contempla semanas de treinamento de temas soft skills (habilidades interpessoais) e o aprimoramento da utilização de ferramentais organizacionais. Após a conclusão dos ciclos, os candidatos deverão apresentar o projeto desenvolvido no decorrer da jornada, quando, então, os dois melhores (de acordo com avaliação de uma bancada especializada) serão premiados. Os ganhadores são gratificados com um curso de pós-graduação a ser iniciado a partir de 2023. A escolha do curso e da instituição educacional ficam a critério do profissional, desde que em área de abrangência e condizente com a atuação dentro da companhia, sendo a VLI coparticipante no financiamento desta nova etapa estudantil.

A engenheira de Petróleo, Iany Lima Vagmacker Freitas, relembra cada etapa percorrida até conquistar uma vaga no Programa de Trainee da VLI em 2020. Hoje ela é analista do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), da Gerência de Material Rodante da Ferrovia Norte Sul, em Imperatriz (MA). “Foi uma experiência incrível conduzir um projeto, inspirar pessoas, transformar processos e trazer ganhos para a companhia”, relembra Iany, que já havia tentado uma vaga no programa em 2019.

Agora, como analista da VLI, Iany quer ir mais longe e construir carreira dentro da companhia, “cuidando das pessoas e inspirando-as para que sejam valorizadas e alcancem resultados sustentáveis. Ou seja, quero impactar na vida das pessoas positivamente”.

Sobre o Programa de Trainee 2022

O processo seletivo aberto em 16 de agosto será totalmente digital e os interessados de todo o país têm até 15 de setembro para se inscreverem no site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras.

Os selecionados serão contratados no regime celetista e terão como benefícios: cartão-refeição e vale-alimentação; vale-transporte e/ou ônibus fretado (dependendo da localização

em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); um excelente plano de desenvolvimento profissional que conta com formação técnica e aprofundamento no negócio da companhia (por meio da Universidade Corporativa); cesta de Natal; modelo híbrido de trabalho (home office em alguns dias da semana), além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário