terça-feira, 26 de outubro de 2021

Formando e Cozinhando: Cozinhar também é ato de resistência


Formando e Cozinhando teve a presença da chef pesquisadora Aline Guedes.

Apostando na experiência gastronômica da comida afetiva, o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), de Governo (Segov) e da Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura, possibilitou que os alunos do programa Formando e Cozinhando participassem de uma aula show com a chef pesquisadora Aline Guedes sobre “Inclusão, Educação e Gastronomia”.

Aline Guedes é pesquisadora da alimentação e comensalidade de quilombos remanescentes em São Paulo, além de ser ex-participante dos programas Mestre do Sabor e The Taste Brasil. A chef se empenha em apresentar a verdadeira essência da culinária quilombola.

“Hoje os alunos conheceram um pouco da minha vivência dentro da gastronomia. Aproveitei para compartilhar com eles todas as questões que envolvem a minha pesquisa, como alimentação, ingredientes, e também sobre essa cultura toda que deve ser preservada. Os alunos aprenderam sobre o poder da gastronomia como transformador social. Também falamos sobre as questões quilombolas que hoje em dia são tão importantes para minha existência”, ressaltou Aline Guedes.

O titular da Sedes, Márcio Honaiser, prestigiou a aula show e deu as boas-vindas à chef Aline Guedes. O secretário aproveitou a ocasião para conversar com os alunos e saber o que estão achando do curso. “Damos as boas-vindas à chef Aline Guedes e lhe agradecemos por estar aqui compartilhando os seus conhecimentos. Volto a reforçar para os alunos do Formando e Cozinhando que este é um momento especial que irá mudar as suas vidas”, disse Márcio Honaiser.

A coordenadora do programa social Formando e Cozinhando, Ana Gabriela Borges, disse que esta foi a apenas a primeira aula show que os discentes terão no decorrer do curso. As próximas aulas shows já têm dia e hora marcadas.

“A Aline Guedes trouxe para nós toda a sua experiência e pesquisa com base na ancestralidade das cozinhas quilombolas. É de suma importância que os alunos que aqui estão se qualificando saibam sobre a história do nosso povo e o traço da nossa gastronomia. Em breve, os alunos do Formando e Cozinhando terão novas aulas shows com outros chefs e assim aumentarão o seu repertório sobre a gastronomia”, afirmou coordenadora.

Com uma comida simples, porém cheia de sabor, é possível perceber na gastronomia da chef pesquisadora que há uma conexão com saberes ancestrais. Elitâne de Matos, aluna do Formando e Cozinhando, trabalha na cozinha há mais de 20 anos e disse que esta é a primeira vez que tem contato com a comida de quilombo, mas que foi uma grata surpresa.

“A comida de quilombo surpreendeu por ser tão simples e ao mesmo tempo saborosa. O que mais tenho gostado do projeto é que aqui a gente tem oportunidade de conhecer e experimentar diferentes tipos de culinárias. Tenho me permitido viver essa experiência e experimentar novos sabores”, disse a aluna.

O programa capacita profissionais de cozinha por meio de aulas práticas e teóricas ministradas por cozinheiros chefs renomados do estado e convidados, além de oferecer bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 500 para o acesso e permanência dos alunos nas atividades da ação.

Aulas

Nesta terça-feira (26), a aula de Cozinha Regional I foi comandada pelo embaixador da gastronomia maranhense: o cozinheiro chef Rafael Bruno. Curador e apresentador da Mostra Gastronômica no Festival Cultural do Brasil em Viena, na Áustria, onde levou a cultura brasileira a outras fronteiras. Apresentador do reality Desafio Gastronômico Pelo Mundo, produzido pela COOKING in Portugal. Jurado do Reality “Desafio do Arroz”, no Programa Daqui na TV Mirante, afiliada da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário