segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Ministro da Saúde conhece as instalações do HU-UFMA


Momento oportunizou a discussão sobre investimentos e agradecimentos pelo apoio ao enfrentamento da Covid -19

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh/MEC), recebeu neste sábado, 16, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o senador, Roberto Rocha e demais membros do ministério. A visita proporcionou que a comitiva pudesse conhecer de perto as instalações do hospital, escutar as demandas sobre novos investimentos, prestar contas e agradecer pelas aquisições realizadas devido às emendas destinadas pelo senador Roberto Rocha à instituição e que foram de grande importância para o enfrentamento da Covid-19.

O ministro foi recepcionado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes; gerentes, chefes de serviço e líderes do hospital. A programação incluiu a visitação das instalações da Unidade de Diagnóstico por Imagem, da Unidade Coronariana e Hemodinâmica, da UTI Cardio e Geral e do Centro de Pesquisas Clínicas (CEPEC), nesse último foi realizado um momento solene para pronunciamento das autoridades.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que a constituição de 88 consagrou a saúde e a educação como direitos fundamentais, sendo assim o binômio saúde/educação é conjugado da maneira máxima nas nossas universidades. “A Ebserh, que gere os hospitais universitários em todo Brasil, tem provido qualidade e eficiência na gestão. E isso resulta em melhor assistência e na melhor concretude das políticas públicas. As universidades têm importância fundamental na pesquisa, na graduação, na extensão, na pós-graduação. Sem elas não temos condições de construir, no caso da saúde, o futuro do nosso Sistema Único de Saúde da forma como foi sonhado. Para que tenhamos a saúde como um direito de todos e um dever do estado garantido mediante políticas sociais e econômicas”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou a honra em receber a visita do Ministro e que tem acompanhado as ações do Governo Federal e do Ministério da Saúde "São ações que fortalecem. Há muito o que fazer no Sistema Único de Saúde, mas o SUS também saiu dessa crise sanitária fortalecido pelas suas ações e mostrando que é o maior programa de assistência a população de um país no mundo. Não existe nenhum programa da dimensão, da responsabilidade social, de inclusão, como o Sistema Único de Saúde. Quero agradecer sua presença e dizer que reconhecemos seu trabalho e seu esforço para que o Ministério da Saúde continue firme no controle da pandemia e de outras ações de interesse público de saúde do nosso país.”

O senador Roberto Rocha que tem sido parceiro da universidade e do hospital universitário afirmou que se manterá firme na busca por melhorias na saúde “Continuarei trabalhando e investindo para garantir que o HU-UFMA continue sendo referência na qualidade e no atendimento digno para todos os maranhenses que necessitam da saúde pública no nosso estado.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a parceria e todo o empenho do Ministério da Saúde e aproveitou o momento para reforçar a importância em investimentos em pesquisa “O momento nos trouxe a possibilidade de fomentar o investimento em pesquisas, além de poder mostrar parte do nosso hospital, seu potencial tecnológico e corpo técnico.”

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, aos hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário