terça-feira, 26 de outubro de 2021

Mulheres em situação de rua recebem dia de atendimento do HU-UFMA

Pacientes foram reguladas e encaminhadas em parceria com o município de São Luís
“Hoje foi um dia que ganhei muito carinho. Vou sair daqui uma pessoa renovada. Muito obrigada”. Com essas palavras, Joselene Soares, uma das mulheres em situação de rua atendidas hoje, 26, no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), resumiu bem o sentimento de gratidão que estava estampado nos olhos curiosos e atentos dela e de todas as mulheres que também participaram dessa ação. Ela foi uma iniciativa da Unidade de Saúde da Mulher do HU-UFMA, vinculado a Ebserh, que contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde para promover um dia de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e para isso prepararam uma programação especial que incluiu consultas ginecológicas, exames de mamografia, palestras educativas, momento de beleza, distribuição de kits de higiene pessoal e lanches.

“Esse ano resolvemos fazer uma ação um pouco diferente, direcionamos a campanha para a população com mais de 40 anos em situação de rua de São Luís. Fizemos uma parceria com a Semus que identificaram as pacientes, fizeram um agendamento prévio via Cemarc para o atendimento em mastologia com exames das mamas, coleta de preventivo e realização de mamografia. Além de muitas ações pensadas com carinho para elas. Foi programado para 48 mulheres, entretanto apenas 11 compareceram” explica a mastologista e chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HU-UFMA.

Ela destaca a importância da ação, principalmente pelo público para qual ela foi destinada “Toda mulher precisa se cuidar, toda mulher tem que conhecer suas mamas, procurar serviços de saúde quando necessários. E essas são mulheres que tem muita dificuldade de acesso. E o acesso ao serviço de saúde é a nossa principal arma do diagnóstico precoce do câncer de mama e dessa forma conseguir reduzir a mortalidade.”

Thaís Pereira que no momento se encontra em situação de rua, fala de forma corajosa o que a leva para essa vida “Moro há vinte anos na rua, indo e voltando, já me casei, já saí da rua, voltei de novo. Infelizmente o que me leva de volta para a rua são as drogas. Mas creio que eu serei liberta.”

Ela agradece pela ação que teve como foco oferecer um dia de cuidados da saúde e de beleza para elas “Tive um ótimo atendimento, me trataram super bem. Fiquei com muito orgulho, porque sabemos que existe muito preconceito contra a população em situação de rua. O que vocês estão fazendo pela gente é uma coisa única. Fomos muito acolhidas.”

Ananda Garcez, enfermeira e coordenadora de Atenção à Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís enfatiza a importância da parceria para a concretização do atendimento “ Nós temos duas equipes do consultório na Rua, habilitadas pelo Ministério da Saúde e temos parceria com o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), da Secretaria de Assistência Social- Semcas, onde fizemos a captação dessas mulheres, de 40 a 69 anos, para trazê-las e organizamos o transporte para elas participarem. São mulheres que precisam de um olhar diferenciado, um olhar sensível e garantir um acesso a essa população é fundamental. É muito bom ter parceiros como o hospital porque entendemos que o cuidado perpassa por todos os níveis de atenção”.

A ação conta também com o apoio da Liga Acadêmica para Assistência Materno-Fetal (AMAFETO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Sociedade Brasileira da Mastologia Regional Maranhão (SBM-MA).
Saiba mais
Outubro é o mês dedicado à Campanha "Outubro Rosa" que visa divulgar a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama. A realização de exames periódicos após os 40 anos como a mamografia, são de fundamental importância na detecção do câncer de mama em estágios iniciais, o que tem impacto direto na sobrevida.

A pandemia de COVID-19 agravou o cenário do rastreamento do câncer de mama no Brasil, que sempre caminhou abaixo do que preconiza a Organização Mundial da Saúde. Estudo recente aponta que o número de mamografias realizadas em 2020 foi 42% menor que o ano anterior em todo o território nacional (BESSA, 2021). Dados preliminares apontam que ainda não houve recuperação para os níveis anteriores à pandemia. Isso pode implicar no aumento do diagnóstico em estágios mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário