quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Famem e CNM promovem webconferência sobre prestação de contas na área da Assistência Social

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), promove nesta quinta-feira (11), às 14h, a webconferência 'Prestação de Contas e Reprogramação de Saldos no Suas'. Realizada em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o evento acontecerá de forma virtual, com transmissão pelo canal da Famem no YouTube.

A webconferência terá como palestrantes, a consultora de Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro; o consultor em Gesão Municipal do Suas, Newton Gomes; e a analista técnica de Assistência Social da CNM, Jamile Souza. A mediação do evento ficará por conta da coordenadora técnica da Área de Assistência Social da Famem, Neuza Muniz.

Para a consultora de Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro, a webconferência é muito importante para os gestores da área de Assistência Social dos municípios, para que estes compreendam o calendário da assistência social, as etapas do processo de gestão, importante para manter a operacionalização das políticas públicas e a prestação de contas nos municípios, principalmente, neste ano.

"Esse ano, a prestação de contas tem um recorte diferenciado. Nós vamos prestar contas dos recursos que recebemos em 2020, ordinários e extraordinários, sendo estes últimos utilizados para enfrentamento à Covid-19, com recorte muito específicos", destacou.

A webconferência faz parte do calendário de formações promovidas pela Escola de Gestão Municipal (EGM), da Famem, de forma presencial e virtual.

O Suas

A política nacional de Assistência Social está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário