terça-feira, 16 de novembro de 2021

Novembro Azul conscientiza sobre o cuidado com a saúde masculina


No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem à campanha do Novembro Azul, uma importante movimentação para chamar atenção sobre o câncer e para saúde masculina, uma vez que lembra aos homens que cuidar do seu bem-estar físico e mental é fundamental para ter uma vida melhor. No Brasil, a campanha do Novembro Azul foi aderida, em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o propósito de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entretanto, notou-se que o engajamento em torno da saúde dos homens poderia ser para além da doença, abrangendo outros aspectos.

O médico do Corpo Clínico da Oncoradium São Luís – Rede Onco – Jorge Lyra, explica a importância de trabalhar a campanha dentro da perspectiva da saúde integral.

“Incialmente começamos a trabalhar a campanha do Novembro Azul apenas focado na prevenção do câncer de próstata. Contudo, para além de discutirmos apenas o tumor, percebemos a importância do que chamamos de consulta de oportunidade, pois naquela oportunidade de estar consultando um homem, nós podemos tentar diagnosticar todos os possíveis problemas que o paciente pode ter, desde doenças neoplásticas até cardiovasculares. Desta forma, notamos a necessidade de ver o Novembro Azul numa perspectiva integral da saúde do homem, já que eles são menos cuidadosos e realizam menos consulta”, destacou.

O Ministério da Saúde (MS) conscientiza também sobre a necessidade da população masculina cuidar do seu corpo e também da mente, praticando exercício, tendo uma alimentação equilibrada, realizando consultas médicas, periodicamente. Entre os cuidados médicos que essa população precisa ter com a saúde, segundo o MS, estão:

- Verificação da pressão arterial;

- Hemograma completo;

- Dosagem da glicemia;

- Dosagem do colesterol;

- Testes de urina;

- Atualização da carteira vacinal.

E um dos mais importantes, o exame da próstata. O médico Jorge Lyra realça a importância dos exames para detecção deste tumor.

“Infelizmente, o câncer de próstata, na sua fase inicial, é silencioso. Desse modo, o mais importante e urgente, mesmo sem nenhum sintoma aparente, é procurar um especialista e realizar o exame preventivo que, apesar de ser muito estigmatizado pelos homens, é rápido,

indolor e necessário para prevenção, visto que pelo toque prostático podemos analisar a próstata a procura de nódulos, eficiente para o diagnóstico”, afirmou o médico.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, no Brasil, é o segundo mais recorrente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse tumor, considerando ambos os sexos, é o segundo com maior incidência, em números absolutos.

A próstata é responsável por produzir o líquido prostático, que misturado com o líquido seminal formam 90% do sêmen e tem a responsabilidade de nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides. Os tumores que podem vir a se desenvolver nesse órgão podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, levando à morte, quando não diagnosticado precocemente. Entretanto, a maioria pode crescer de forma lenta e não chega a dar sinais, nem ameaçar a saúde do homem.

O avanço da idade é um fator de risco importante, já que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam, significativamente, após os 50 anos. Ademais, maus hábitos alimentares, excesso de gordura corporal, sedentarismo, tabagismo e exposição à produtos tóxicos também podem ser causa para o desenvolvimento da doença.

Sobre a Rede ONCO

Criada em 2010 por médicos oncologistas, a Rede ONCO surgiu para atender a grande demanda de pacientes do sul do Maranhão, sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins (o chamado Bico do Papagaio). Desde sua fundação com o complexo de Imperatriz, o centro de prevenção e tratamento do câncer conta com infraestrutura de atendimento completa, tecnologia de ponta, profissionais altamente capacitados e atendimento ao paciente de forma humanizada, com muito respeito, transparência e total acolhimento. Hoje, é uma rede com várias unidades de atendimento nas regiões Norte e Nordeste e que tem planos de crescer ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário