segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Novembro Azul: Inca estima 65.840 novos casos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020/2022


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, estima-se mais 65.840 novos casos de câncer de próstata para cada ano do triênio de 2020-2022. Este número corresponde a um risco estimado de 62.95 casos novos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata, sem considerar os tumores de pele não melanoma, ocupa a primeira posição de casos, em todas as regiões brasileiras, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. A partir disso, a campanha do Novembro Azul busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, contribuindo para diminuir o número de mortes e chamando atenção para os cuidados com a saúde do homem.

A próstata é uma glândula responsável por produzir o líquido prostático, que misturado com o líquido seminal formam 90% do sêmen e tem a responsabilidade de nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides. Os tumores que podem vir a se desenvolver nesse órgão podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, levando à morte, quando não diagnosticado precocemente.

Entretanto, a maioria pode crescer de forma lenta e não chega a dar sinais, nem ameaçar a saúde do homem. O avanço da idade é um fator de risco importante, tendo em vista que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam, significativamente, após os 50 anos. Além disso, maus hábitos alimentares, excesso de gordura corporal, sedentarismo, tabagismo e exposição à produtos tóxicos também podem ser causa para o desenvolvimento da doença.
O médico do Corpo Clínico da Oncoradium São Luís – Rede Onco – Jorge Lyra, destaca a importância de estar atento aos meios de prevenção. “Infelizmente, o câncer de próstata, na sua fase inicial, é silencioso ou com algum sintoma, muitos pacientes não sentem nada. Alguns sintomas só aparecem quando a doença já está em uma fase avançada, e surgem dores ósseas e dificuldades para urinar. Dessa forma, o mais importante e urgente, mesmo sem nenhum sintoma aparente, é procurar um especialistas e realizar o exame preventivo que, apesar de ser muito estigmatizado pelos homens, é rápido, indolor e necessário para prevenção, visto que pelo toque prostático podemos analisar a próstata a procura de nódulos, eficiente para o diagnóstico”, explicou.

O tratamento para câncer de próstata é individualizado e definido após os riscos e os benefícios de cada um. Quando a doença está localizada, atingiu apenas a próstata e não se espalhou, o indicado seria cirurgia, radioterapia ou observação vigilante. Já quando a doença está em fase

avançada, a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonais são os utilizados.

O tratamento para câncer de próstata é individualizada e definida após os riscos e os benefícios de cada um. Quando a doença estar localizada, atingiu apenas a próstata e não se espalhou, o indicado seria cirurgia, radioterapia ou observação vigilante. Já quando a doença está em fase avançada, a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonais são os utilizados.

Sobre a Rede ONCO

Criada em 2010 por médicos oncologistas, a Rede ONCO surgiu para atender a grande demanda de pacientes do sul do Maranhão, sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins (o chamado Bico do Papagaio). Desde sua fundação com o complexo de Imperatriz, o centro de prevenção e tratamento do câncer conta com infraestrutura de atendimento completa, tecnologia de ponta, profissionais altamente capacitados e atendimento ao paciente de forma humanizada, com muito respeito, transparência e total acolhimento. Hoje, é uma rede com várias unidades de atendimento nas regiões Norte e Nordeste e que tem planos de crescer ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário