quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

UFMA homenageia cinquenta profissionais com a entrega da Comenda dos 200 Anos da Imprensa no Maranhão


Na noite desta terça-feira, 21, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão, e com transmissão ao vivo no Canal Institucional da UFMA no Youtube, ocorreu a entrega da Comenda do projeto 200 Anos da Imprensa no Maranhão a cinquenta personalidades da comunicação do estado, marcando o encerramento das comemorações da iniciativa, que produziu este ano vários produtos como uma WebStorie, Podcasts, uma LongForm e um Documentário. A cerimônia contou com o lançamento dos livros “História da Imprensa no Maranhão (1821-1925)”, de autoria de Antônio Lopes, e “O Conciliador – Um capítulo da história da imprensa periódica no Maranhão”, organizado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e pelo professor Silvano Alves Bezerra da Silva.

O organizador do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio de Belos Matos, informou que, durante este ano, foram organizados e entregues diversos produtos audiovisuais sobre a história do bicentenário da imprensa no estado e que a Diretoria de Comunicação da UFMA foi responsável por esse marco histórico, que teve início no dia 15 de abril de 1821, data de circulação do primeiro exemplar de O Conciliador.

“A Imprensa Maranhense fez e faz com que a sociedade maranhense seja muito forte, e poder homenagear estas cinquenta personalidades da área da comunicação é contribuir com a história no Maranhão. A Universidade teve a sensibilidade de idealizar e pôr em prática esse projeto, junto com outras instituições parceiras. Estamos hoje comemorando esses 200 anos de Imprensa no estado com a entrega desta comenda”, destacou o vice-reitor.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado comentou que, mesmo vivendo em tempos de pandemia, a Universidade se reinventa e busca formas de produzir ensino, pesquisa e extensão, diante de tantas limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19. Ele ressaltou que a instituição tem trabalhado para preservar a vida de seus alunos, funcionários, prestadores de serviços e a população em geral, fazendo ciência e formando gerações.

“Estamos construindo com a história da comunicação no estado com a finalização desse ciclo de atividades do projeto, e construir história também é resgatá-la, fizemos isso com a realização do Mérito Cultural, inédito na instituição, Palmas Universitárias, Honoris Causa e Professor Emérito e, agora, com a Comenda dos 200 Anos de Imprensa do Maranhão. O papel da comunicação é essencial em uma democracia, e homenagear estes profissionais é valorizar a história de seu povo”, pontuou.

Uma das homenageadas na categoria pesquisadores, a docente do Departamento de Comunicação Social (DCS) e pró-reitora de Extensão e Cultural da UFMA, Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade, conhecida como Zefinha Bentivi, utilizou em seu discurso as palavras de Nelson Werneck, parafraseando que a história da imprensa é a própria história do desenvolvimento da sociedade capitalista, pontuando que o que se verifica ao longo desse desenvolvimento é uma luta que aparece em organizações com pessoas das mais variadas condições sociais, ideológicas e políticas.

“Correspondendo a diferenças de interesses e aspirações, não somos uma só imprensa, assim como não somos um só jornalismo, e essa diversidade está muito representada quando se homenageiam diferentes categorias nessas intempéries dos 200 anos da Imprensa do Maranhão, são jornalistas de atuação, perfis de atuação e vieses ideológicos distintos, mas cada escolhido foi reconhecido como digno de representar este bicentenário”, discursou.
Confira as fotos da solenidade:


Confira na íntegra a cerimônia da entrega da Comenda dos 200 anos de Imprensa no Maranhão:


Sobre o projeto

O projeto 200 anos de Imprensa é desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão — por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) — com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale. A iniciativa visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, foi fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Atenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se “O Conciliador do Maranhão” e se tornou o marco inicial da atividade jornalística que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse momento, a UFMA organizou uma série de eventos em 2021. As ações foram promovidas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade (DCom).

Confira a lista dos agraciados por categoria:

Votação Popular

Douglas Pinto

Douglas Pires Cunha

Edvânia Kátia Sousa Silva

Jailson Mendes

José Tribuzi Pinheiro Gomes (Bandeira Tribuzzi) – in memoriam

Luiz Carlos da Cunha

Lukas Carvalho

Marcos Saldanha

Mário Linconl

Paulo Melo Sousa

Pesquisadores

Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade (Zefinha Bentivi)

Marcelo Cheche Galves

Sebastião Barros Jorge

Empreendedores

Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço)

José Ribamar Bogéa – in memoriam

José Sarney

Moacyr Sposito Ribeiro

Pedro Freire

Sergio Antonio Nahuz Godinho

Produção Jornalística

Célio Sérgio Serra Ferreira

Dreyfus Nabor Azoubel – in memoriam

Hipólito César Vieira Ferreira (César Hypolito)

Jornalista

Alberico Carneiro

Benedito Bogéa Buzar

Bernardo Coelho de Almeida – in memoriam

David Peres

Djalma Silva Rodrigues

Félix Alberto Gomes Lima

Herbert Fontenele Filho – in memoriam

José de Jesus Louzeiro – in memoriam

José Raimundo Rodrigues

José Raposo Gonçalves da Silva (Amaral Raposo)

José Ribamar Gomes (Gojoba)

Josilda Bogéa – in memoriam

Manoel dos Santos Neto

Marcelo Rodrigues

Marcia Maria de Paiva Coimbra

Nascimento Moraes Filho – in memoriam

Neiva Moreira – in memoriam

Othelino Nova Alves – in memoriam

Pergentino Holanda Silva

Raimundo Jurivê Pereira de Macedo – in memoriam

Raimundo Nonato Borges

Ribamar Correa

Roberto Fernandes – in memoriam

Sebastião de Almeida Negreiros

Sidney Pereira

Outros Profissionais

Francisco Melo Filho – in memoriam

Chafi Braide Júnior

Homenagem Especial

Curso de Comunicação UFMA - São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário