sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Professora da UERJ ministrará webinário, na UFMA, sobre os cuidados de Saúde Mental que marca o início do portal Saúde Para Você



Para celebrar o lançamento do portal Saúde Para Você, a Universidade Federal do Maranhão promoverá, nesta sexta-feira, 21, às 16h, o webinário com o tema “O cuidado em saúde mental no contexto pandêmico atual”, ministrado pela professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de janeiro (FCM/UERJ), Sandra Fortes. O evento será transmitido ao vivo no Canal Institucional da UFMA, no Youtube.

SAÚDE MENTAL – A temática do webinário foi motivada em decorrência da pandemia da COVID-19 causar significativo impacto na saúde mental de toda a população. Em especial, destaca-se a importância dos cuidados em saúde mental para educadores que, além do isolamento e do risco de contágio, precisam se adaptar às novas modalidades de ensino.

É estimado que entre um terço e metade da população exposta a uma pandemia poderá desenvolver alguma manifestação psicopatológica se não for realizado um cuidado específico para as reações e os sintomas apresentados nessa situação de crise. No entanto, nem todos os problemas psicossociais poderão ser enquadrados como doenças. É necessário o entendimento de que muitas reações neste momento são normais diante de uma situação anormal vivenciada mundialmente. Nesse contexto, o autocuidado e a promoção de saúde são essenciais para o enfrentamento favorável dessa situação, favorecendo comportamentos de saúde e adaptativos eficazes.

PALESTRANTE – A professora doutora Sandra Fortes (UERJ), é psiquiatra, professora Associada de Saúde Mental e Psicologia Médica da FCM/UERJ, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LIPAPS) e colaboradora em Saúde Mental da OPAS/OMS.
PORTAL SAÚDE PARA VOCÊ – O conteúdo do portal é dedicado ao tema saúde mental, covid e pós-covid, com iniciativas voltadas à saúde dos docentes, discentes, técnicos-administrativos e, ainda, profissionais do Hospital Universitário. Reúne webinários, ações de assistência estudantil e serviços prestados ao longo da pandemia com foco na saúde mental e na assistência da PROGEP ao servidor.

A proposta de criação do novo portal surgiu por causa da necessidade de subsidiar a aquisição de conhecimentos ao corpo docente, aos técnicos-administrativos, discentes da UFMA e profissionais do Hospital Universitário e garantir informações e orientações educacionais, fazendo uso de diversas modalidades de objetos de aprendizagem interativos, como cursos, treinamentos, webinários, entre outras iniciativas ligadas ao combate à covid-19 e à pós-pandemia, com foco na saúde psicológica e física de sua comunidade acadêmica e da administração.

O site, acessado pelo endereço saudeparavoce.ufma.br, será dividido por seções contendo informações sobre o projeto, a equipe multidisciplinar que atua no projeto, os objetivos, o público-alvo, o que motivou a criação do portal, assistência estudantil, webinários, assistência aos docentes e técnicos-administrativos, material com perguntas e respostas dos profissionais que atuam diretamente com o tema covid-19, entre muitos outros assuntos de interesse da comunidade, não só acadêmica, mas de todo o estado.

O Portal Saúde Para Você será lançado oficialmente, nesta sexta-feira, 21, no canal da UFMA, no YouTube, às 15h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário