segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

BRK INVESTE NA PERFURAÇÃO DE NOVOS POÇOS PARA APRIMORAR


O ABASTECIMENTO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Nos últimos meses, a concessionária investiu na perfuração de quatro novos PTPs (poços) para garantir a melhoria no fornecimento de água para mais de 50 mil moradores

Quatro novos Poços Tubulares Profundos (PTPs) tiveram suas perfurações iniciadas pela BRK desde o ano passado e, juntos, vão beneficiar mais de 50 mil moradores de diversos bairros em São José de Ribamar, município onde a empresa atua no Maranhão.

O primeiro deles, o PTP ID46, já iniciou suas operações em outubro de 2021 e é responsável por aprimorar o abastecimento de água nos bairros do centro de São José de Ribamar, dentre eles: São Raimundo, J. Câmara I e II, Moropóia, Mirititiua, São Benedito, Caúra, Campina, Olho d´água, Outeiro, Vieira, Vila Alcione Ferreira e Cruzeiro, e integra o Sistema de Abastecimento SA16.

De acordo com Jefferson Alves, Gerente de Operações da BRK no Maranhão “esse sistema de abastecimento é formado por dois reservatórios que recebem a água produzida pelo novo poço, somado a outros dez poços na região, reservando, tratando e distribuindo um total de 2,3 milhões de litros de água para abastecer os quase 31 mil moradores dos bairros que compõem a região central do centro de Ribamar”.

O segundo poço foi perfurado no bairro de Panaquatira e deve entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano, com o objetivo de abastecer aproximadamente 2 mil pessoas e aprimorar o abastecimento do bairro.

O terceiro poço, teve suas obras iniciadas neste mês de fevereiro e também irá compor o SA16, principal sistema de abastecimento de São José de Ribamar, ampliando a atuação deste sistema no abastecimento do município e levando água para mais de 17 mil pessoas.

Com sua perfuração em andamento, o quarto poço será implantado para gerar melhorias no abastecimento dos bairros que compõe o Araçagy; e vai atender a um total de mais de 3.700 moradores daquela região.

Em seguida, esses poços também serão monitorados pelo Centro de Controle Operacional da BRK (CCO), que acompanha o funcionamento dos PTPs a partir de uma central totalmente automatizada. A unidade detecta rapidamente possíveis problemas de paralização do fornecimento de água e ajuda a antecipar a manutenção corretiva destes ativos, minimizando assim transtornos relacionados ao desabastecimento da população.

Juntos esses quatro novos ativos somam mais de R$ 1,3 milhão investidos pela BRK somente no município de São José de Ribamar, o terceiro maior do estado.

“Parar sanar os problemas de falta de água que tem acometido a região do centro e do Araçagy, promovidos principalmente pelo crescimento populacional e pelos constantes roubos e depredações dos poços, fizemos investimentos significativos tanto na recuperação e modernização da estrutura operacional já existente, quanto na ampliação da rede de distribuição de água como um todo. A perfuração destes novos poços é um exemplo das ações na região, e tem como objetivo garantir uma maior disponibilidade de volume de água para atendimento da população”, finaliza Jefferson Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário