quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

HU-UFMA entrega para a sociedade 148 especialistas


Destes cinco são de Enfermagem Obstétrica, que ganha destaque por ser a primeira turma formada nessa área

Sensação de dever cumprido e alívio por concluir mais uma etapa da formação profissional são sentimentos presentes em grande parte das falas e olhares dos residentes que finalizaram suas atividades no Hospital Universitário da UFMA, na manhã desta quinta-feira, 24. Para encerrar esse ciclo com chave de ouro, a instituição, que é gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares promoveu uma solenidade de encerramento no formato online pela plataforma Teams com participação dos 148 concludentes das Residências Médica, Multiprofissional em Saúde, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial e Enfermagem Obstétrica, que ganha destaque por ser a primeira turma formada nessa área pelo hospital.

O HU-UFMA que tem como propósito “Ensinar para transformar o cuidar” se configura como a maior estrutura formadora de recursos humanos para a rede de Saúde do Maranhão, tendo as Residências como eixos que sustentam o desenvolvimento da qualidade assistencial. Os sentimentos de gratidão e nostalgia dos novos especialistas e dos profissionais que os acompanharam durante essa trajetória deu um toque especial ao evento, que por conta das restrições da pandemia, permaneceu sendo realizado no formato online.

Na ocasião, estavam presentes também a superintendente do hospital, Joyce Santos Lages, o gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal, o gerente Administrativo, Eurico Santos Neto, os coordenadores dos programas e demais profissionais do hospital.

A grande maioria dos que estão se formando esse ano fazem parte da turma que entrou em 2020, sendo impactada já no início pela pandemia da covid-19. A residência por si só já traz grandes desafios, com um cenário diferente dentro dos hospitais, eles duplicaram. Mas ainda assim, o esforço foi recompensador como relata a oradora representante das Residências em Área Profissional de Saúde, Emanuella Rodrigues. “Hoje concluímos uma etapa de nossas vidas e essa é apenas uma vitória de tantas que estão por vir. Dos que conhecemos aqui, levamos apenas boas lembranças. Nossa caminhada foi difícil pois enfrentamos um tempo de grandes mudanças, então fico feliz de termos chegado até aqui repletos de aprendizado”.

Para a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal, a turma que se encerra leva um aprendizado diferenciado. “Estamos entregando profissionais qualificados para assistir à sociedade. Essa turma irá levar um conhecimento especial, puderam viver e trabalhar em um momento pandêmico, deixando-os mais preparados para driblar as adversidades. Então, parabenizamos a todos pela coragem”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, pediu para que os residentes levassem os valores da instituição. “Esse é um momento muito importante para nós. Os senhores serão sempre alunos dessa casa e sairão daqui carregando o nome da instituição. Esperamos vê-los em breve no nosso quadro de colaboradores. Levem para onde forem nosso legado com boas práticas nas ações, na ética profissional e no humanismo”.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário