segunda-feira, 21 de março de 2022

LIGGA – PROJETO TUP PORTO SÃO LUÍS PROMOVE NOVOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA


MORADORES DO CAJUEIRO, MÃE CHICA E ADJACÊNCIAS

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL VISA FORMAR MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA PARA A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

O TUP Porto São Luís, agora conta com acionistas 100% brasileiros e integra os projetos de mineração e logística da Ligga. E segue sendo um dos maiores projetos de infraestrutura em desenvolvimento no Maranhão e no Brasil.

Enquanto a diretoria e equipe técnica trabalham na execução de estudos e adequações do novo projeto de engenharia; a equipe social segue com forte atuação em relevantes projetos de responsabilidade social empresarial, beneficiando diretamente pessoas das comunidades vizinhas ao empreendimento, que são os moradores do Cajueiro e Mãe Chica (Vila Maranhão), e ainda do Fumacê, Anjo da Guarda, Vila Embratel e Mauro Fecury I e II. Segundo a Diretoria, este é um empreendimento “de brasileiros que cuidam de brasileiros”, priorizando ações da agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e atuando para ser um indutor de desenvolvimento no Maranhão e no Brasil.

Entre essas prioridades sociais está o aproveitamento da mão de obra local nas futuras obras de construção e na operação da Ligga no TUP Porto São Luís; além da ampla integração ao mercado de trabalho em geral. E para que possam ser aproveitados o maior número de pessoas da comunidade, estão sendo promovidos pelo empreendimento em parceria com o SENAI-MA, novos cursos profissionalizantes gratuitos de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras.
Na primeira turma que já concluiu a formação e receberá o diploma do SENAI-MA ainda neste mês de março, serão entregues ao mercado de trabalho 19 novos profissionais; sendo 9 pedreiros e 10 carpinteiros. São jovens e adultos das comunidades do entorno, que já sonham com melhores oportunidades de vida e de trabalho.
Uma segunda turma com carga horária total de 160 horas acabou de começar, e conta com 37 alunos que terão aulas teóricas e práticas. O encerramento da capacitação está prevista para o final do próximo mês de abril. As aulas acontecem na sede do empreendimento.

Um detalhe que merece destaque é o forte protagonismo feminino nesses cursos. Na primeira turma, 81% eram mulheres. Na segunda turma em curso, há quatro mulheres no Curso de Pedreiro de Alvenaria e 10 no Curso de Carpinteiro de Obras.

A dona de casa Luzenira de Jesus Costa Alves, moradora do Andirobal, é uma das alunas da turma de carpintaria dessa segunda turma. Ela está animada com as aulas, e busca se capacitar para aprender mais sobre a construção de móveis em madeira. Ela é autodidata, já fabricava seus próprios móveis com pallets e restos de madeira reciclados. Mãe de quatro filhos e com 38 anos, ela tem o apoio do marido para aprender a nova função. Atualmente vende lanches e marmitas, mas no futuro, sonha em fabricar móveis reciclados para a comunidade:

“Eu já fazia consertos em casa e depois que vi umas aulas de fabricação de móveis na internet, arrisquei e consegui fabricar bancos e cadeiras. Percebi que levo jeito, e quando tivemos essa oportunidade do curso oferecido pelo Porto, me inscrevi para aprender mais. É muito bom ter esse curso sem sair da nossa comunidade, e ainda mais de graça. O Porto São Luís tem trazido muitos benefícios pra gente, e espero que continue assim” disse a talentosa aluna.

Sobre eventuais preconceitos para mulheres que atuam em funções antes consideradas “masculinas”, Luzenira é bem enfática:

“As mulheres não podem dar ouvidos a pessoas preconceituosas. Eu mesma já ouvi piadas, mas ignoro e busco alcançar meus sonhos. As mulheres podem fazer qualquer coisa se quiserem, e é importante que as empresas criem essas oportunidades pra gente, como fez o Porto nesses cursos, com vagas para todos os sexos”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário