quarta-feira, 16 de março de 2022

Parceria entre Sebrae e Emap impulsiona crescimento de pequenos negócios na área do Complexo Portuário do Itaqui.


Governador Flávio Dino e vice-governador Carlos Brandão conhecem resultados do Programa Maranhão Mais Empreendedor
Com a perspectiva de atender 1500 micro e pequenas empresas formais na área de abrangência da EMAP, Programa Maranhão Mais Empreendedor está gerando resultados práticos como melhoria da produtividade e competitividade de pequenos negócios do território.

O ano era 1994, quando Marileide Serrão, moradora do bairro do Anjo da Guarda, partiu para São Paulo em busca de oportunidades. Na capital paulista, onde ficou por 26 anos, ela trabalhou em oficinas e ateliês, fez cursos e se capacitou no ramo de confecções e conserto de roupas.

Em 2009, pediu as contas do emprego e sondou uma amiga para averiguar se um negócio focado no conserto de roupas tinha procura no bairro do Anjo da Guarda. Convencida de que sim, Marileide adquiriu as primeiras máquinas e, de volta a São Luís, iniciou em 2010 a Mari Oficina de Costura, negócio já consolidado, que almeja melhorias e crescimento sustentável.

Já Claudio Pereira, desde 2016 comanda a Flora SZL, no bairro da Vila Embratel, onde comercializa produtos fitoterápicos, suplementos e artigos de alimentação natural. Apaixonado por empreendedorismo, Claudio é daqueles que busca capacitação permanente e ideias para dinamizar o negócio, que se destaca pelo atendimento, proximidade com os clientes e pela diversidade de produtos.

Os dois empreendedores estão entre os 913 (dados de 10 de março) empreendimentos já atendidos até o momento por meio de uma parceria inédita entre o Sebraes e a Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, intitulada Maranhão Mais Empreendedor.
Rachel Jordão (diretora de Administração e Finanças do Sebrae/MA), Mauro Borralho (diretor Técnico do Sebrae/MA), ao lado do Governador Flavio Dino e do presidente da Emap/Porto do Itaqui, Ted Lago

A parceria é também reveladora de um olhar atento dos dois parceiros para a relevância e potencial de crescimento dos pequenos negócios na região de abrangência do programa e na capital como um todo.

Balanço – Um balanço dos primeiros cinco meses de execução do Maranhão Mais Empreendedor foi apresentado ontem (14/03) ao governador Flávio Dino e ao vice-governador Carlos Brandão, em reunião no Palácio dos Leões, com participação dos diretores Técnico e de Administração e Finanças do Sebrae/MA, Mauro Borralho e Rachel Jordão, respectivamente; e do presidente da Emap, Ted Lago, além do secretário Clayton Noleto.

“Nós temos o Porto do Itaqui, com investimentos de ponta, altíssima tecnologia e, paralelamente, vemos uma rede de negócios e de moradores tão próximos e, ao mesmo tempo, tão longe. Então, o papel do Governo, da política pública como um todo, é aproximar e garantir dignidade a todos esses cidadãos e cidadãs. O Maranhão Mais Empreendedor se insere nesse esforço em uma iniciativa em que contamos, mais uma vez, com a parceria do Sebrae”, frisou o governador Flávio Dino.

Ressaltando a iniciativa como mecanismo de apoio aos pequenos negócios do território, o presidente da Emap/Porto do Itaqui, Ted Lado, destacou o impulso para o crescimento dos empreendedores atendidos pelo Maranhão Mais Empreendedor.
Marileide Serrão, da Mari Oficina de Costura, no bairro do Anjo da Guarda

“Nós tivemos, nos últimos dois anos, um período de grandes desafios em função da pandemia, que provocou impacto principalmente nas pequenas empresas. Nesse momento de recuperação da economia, o Programa Maranhão Mais Empreendedor se propõe a oferecer um impulso às micro e pequenas empresas do nosso território – no entorno do Porto do Itaqui e dos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe (Alcântara) – que foram mais afetadas pela pandemia. Em parceria com o Sebrae, estamos oferecendo ferramentas de gestão, produtividade e inovação para que esses empreendedores possam captar o novo cenário da economia e aproveitar as oportunidades de negócios que estão

se abrindo a partir da expansão e novos investimentos no Porto do Itaqui”, pontuou Ted Lago.

Para o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o Maranhão Mais Empreendedor contempla uma jornada de atendimento que terá efeitos multiplicadores na economia dos territórios atendidos e da capital como um todo.
Claudio Ribeiro, da Flora SLZ, é um dos beneficiados pelo Programa Maranhão Mais Empreendedor

“Essa parceria, inédita no Sistema Sebrae, coloca à disposição dos pequenos negócios instalados na área de abrangência do Complexo Portuário do Itaqui importante eixo de comércio e prestação de serviços da capital, um conjunto de soluções do Sebrae que se refletem em apoio concreto aos pequenos negócios formais desse território, em uma jornada que se destaca como contribuição efetiva para melhoria da competitividade da economia local e desses negócios, que sem dúvida sairão fortalecidos dessa iniciativa, que prima pela inovação, aumento de produtividade e eficiência na gestão”, assinala o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.

Parceria & Resultados

O Programa Maranhão Mais Empreendedor, formalizado em outubro de 2021 e executado pela Unidade de São Luís, prevê o atendimento a 1500 empreendimentos com soluções de inovação e para fortalecimento da gestão empresarial. Destes, 913 já receberam os primeiros atendimentos das equipes técnicas do Sebrae. E a expectativa é que nos próximos dois meses o atendimento chegue aos demais empreendimentos, completando-se a meta de atendimento dos 1500 negócios contemplados pela iniciativa.

Entre os já atendidos, 55% são MEI’s, 43% são microempresas e 2% são empresas de pequeno porte. 53% são mulheres; 6% são negros; 40% incluem perfis como jovens e homens e 1% pertence ao setor rural.

O Maranhão Mais Empreendedor abrange uma jornada completa de atendimento, incluindo diagnóstico dos negócios atendidos, orientações, mentorias e consultorias que deverão se traduzir efetivamente em uma gestão mais eficiente, na elevação da competitividade e produtividade desses negócios e, por consequência da economia local e, ainda, no fomento da inovação e da melhoria contínua, promovendo redução de desperdícios, por exemplo. Essas ações já estão em curso no território abrangido com a iniciativa.

As empresas atendidas receberão Agentes de Orientação Empresarial, para um diagnóstico empresarial, identificação de oportunidades de melhorias e elaboração plano de ação para corrigir os gargalos identificados, terão acesso a Trilhas de Inovação, Planejamento Empresarial, Gestão Financeira, Marketing e Inovação e Consultorias Especializadas de 2 horas/cada, além de mentorias de uma hora por empresa atendida. E, em uma etapa importante, também receberão atendimento dos Agentes Locais de Inovação, que vão identificar oportunidades para a inovação, ajudar as empresas a implementar as soluções, entre outras ações.

Gargalos como formação de preços, gestão das finanças, marketing digital, fluxo de caixa, controle e gestão de estoques e de equipes, necessidades de capital de giro, oportunidades de inovação, organização documental e processos de trabalho estão entre os identificados junto ao público já atendido, para os quais os consultores do Sebrae já estão trabalhando as soluções.

“Já fui atendida por consultores para o diagnóstico das necessidades do negócio. Uma delas, a gestão das finanças, algo que eu fazia pelo celular e que agora recebi um modelo de planilha onde posso separar os gastos, as entradas, saídas, o valor do meu estoque e até o meu pró-labore. Estou ansiosa pelas orientações para fortalecer a presença nas redes sociais, para melhorar o rendimento do negócio e também para ser mais inovadora, incluindo mais opções de serviços na empresa, como por exemplo a customização de abadás. Essa parceria, realmente, tem nos ajudado muito, tornando nossas empresas cada vez mais fortes e desenvolvidas”, explica Marileide Serrão.

Já Cláudio Ribeiro destaca a oportunidade de capacitação. “Estou muito esperançoso de que essa parceria continue ajudando nossos negócios a prosperar. Minha expectativa é ganhar mais conhecimento e capacitação para gerenciar a loja e receber orientação para ser mais inovador e continuar crescendo. Estávamos precisando muito dessa ajuda, que chega em boa hora e traz esperanças para nós, que trabalhamos com afinco e vontade de crescer”, enfatiza o empreendedor.

A expectativa é que até outubro deste ano o Maranhão Mais Empreendedor conclua as atividades programadas, incluindo=se as ações dos Agentes Locais de Inovação, que vão atuar nas soluções de inovação, e as etapas de avaliação e monitoramento dos resultados implementados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário