sábado, 19 de março de 2022

Realizada formatura para pacientes que concluíram o Ensino fundamental no HU-UFMA


Conquista é fruto do ABC Nefro, parceria do HU-UFMA com a Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de São Luís (Semed)

Superando as dificuldades de uma doença que exige uma rotina exaustiva, oito pacientes portadores de insuficiência renal, que fazem tratamento de hemodiálise no Hospital Universitário da UFMA, têm um grande motivo para comemorar. Eles fazem parte da primeira turma de formandos do Projeto ABC Nefro, e celebraram a conquista nesta sexta-feira, 18, às 9h, no auditório do Prédio do Centro de Referência em Endocrinologia e Hepatologia, na Rua das Hortas. O projeto é uma parceria do HU-UFMA com a Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de São Luís (Semed).

Conseguir assinar o próprio nome, poder ler e escrever sozinho, e para isso ter acesso aos conteúdos disponibilizados na escola de uma forma mais personalizada, atendendo às suas limitações, representam uma conquista enorme para os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, uma terapia de substituição renal realizada em pessoas portadoras de insuficiência renal crônica ou aguda, no Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A conquista citada acima refere-se aos resultados já alcançados pelo projeto ABC Nefro iniciado em 2013, pioneiro no país no que se refere a Educação de Jovens e Adultos - EJA dentro do ambiente hospitalar. O projeto tem oportunizado a alfabetização de pacientes, entre 15 e 98 anos, dentro da sala de hemodiálise. Em 2018, ele foi ampliado e passou a inserir as crianças que são submetidas ao tratamento, por meio da parceria com a Superintendência da Área de Ensino Fundamental - SAEF. É a educação perpassando os muros da escola, para atingir aqueles que precisam, mas que são impossibilitados pela rotina árdua do tratamento.

Para marcar esse momento relevante, a solenidade celebrou a conquista de oito formandos que alcançaram a vitória de concluir o ensino fundamental na modalidade EJA. O Projeto ABC Nefro surgiu pela iniciativa da equipe multidisciplinar do Serviço de Nefrologia e Transplante Renal do HU-UFMA ao observar que a difícil rotina dos pacientes que são submetidos à hemodiálise, tendo em vista que eles são obrigados a permanecer em cada sessão por quatro horas, três vezes por semana, muitas vezes inviabiliza o acesso às atividades escolares formais, além de ter sido observado o grande número de pacientes analfabetos.

Essa realidade fez com que a equipe buscasse uma forma de tentar amenizar as dificuldades que os pacientes apresentavam em assimilar ou compreender informações básicas e importantes para a condução e adesão ao tratamento. Dessa forma, observa-se que “a escolaridade contribui para aumentar o nível de compreensão às orientações a serem seguidas, no que diz respeito ao uso adequado da medicação, dieta prescrita e aos hábitos de vida desses pacientes”, explica a assistente social do Serviço de Nefrologia e coordenadora do projeto, Gisele Silva Pereira.

Gilvânia Carvalho, formanda e oradora da Tuma, destacou o quanto foi árdua a caminhada, mas ao mesmo tempo gratificante. “O projeto nos possibilitou começar, recomeçar e continuar os nossos estudos em um espaço muito diferente da escola, aprendendo ao longo de nossas vidas, este momento é muito especial para nós formandos, que enfrentamos uma rotina difícil com as idas e vindas de nossos municípios para fazer hemodiálise. Não é fácil conciliar a responsabilidade de ser pai e mãe, estudar e estar ligado a uma máquina, é preciso muita dedicação e vontade de vencer.”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, enfatizou emocionada a satisfação de certificar os pacientes. “O que nós estamos fazendo aqui é algo que emociona o coração, mas é algo que é obrigação das instituições públicas. Nós temos obrigação de contribuir para melhorar o estado onde nós estamos vivendo. Os nossos pacientes são a razão do nosso existir, assim como nossos alunos. Esse foi um trabalho de muitas mãos. Aproveito para agradecer de forma especial as professoras, que tiveram que se adequar a um ambiente que não é a sala de aula, vivenciar as dores e o sofrimento de um paciente durante quatro horas diárias de hemodiálise. Não foi fácil, mas hoje o que estamos comemorando aqui faz valer a pena cada minuto. Minha gratidão a todas as pessoas envolvidas e parabéns a cada um dos nossos pacientes que conquistaram mais essa vitória.”

Vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, ressaltou um trecho de uma das músicas de entrada dos formandos. “A última música que tocou, das músicas escolhidas pelos formandos, ela dizia que o conhecimento é a base daquele que sabe onde quer chegar, e essa é uma que movimenta a educação. E os verdadeiros protagonistas de todo esse processo que são os professores e os alunos, pois a educação não existe se não tiver essa finalidade para além do dispositivo legal da Constituição Federal, tem que dar cidadania e humanidade.”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, falou da alegria de presenciar o momento. “Nós estamos aqui para festejar, para exaltar e prestar homenagem a vocês, aos professores que caminharam junto com vocês, os nossos servidores que ombreados cumpriram essa missão. Hoje é um dia de muita alegria, por esse momento que tem um simbolismo muito grande, pois temos a percepção que estamos cumprindo parte de nossa missão. Lembro aqui de quando fundamos o hospital e criamos o slogan que são dois seres humanos de mãos dadas, representando a saúde e a educação juntas, e hoje, esse momento é a concretização desse objetivo.”.

Desde que o projeto foi iniciado já foram abordados também os cuidados com as medicações e com a alimentação, além da realização do Cine nefro de iniciativa da terapia ocupacional e psicologia.

Para a viabilização do projeto, o HU-UFMA firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação- SEMED- que disponibiliza os profissionais e distribui os materiais didáticos necessários para a aplicação do projeto junto aos pacientes. A Escola conveniada é a Alberto Pinheiro, situada nas proximidades do hospital. As aulas são ministradas de forma individualizada, tendo por base as necessidades de cada um dos pacientes.

Em 2020, o projeto recebeu do Instituto Alcoa um recurso para potencializar as atividades no valor de R$163.861,93. Por meio do projeto “Utilização de mídias eletrônicas na aprendizagem de crianças, jovens e adultos em hemodiálise no Hospital Universitário da UFMA” que é uma extensão do “ABC Nefro” a Alcoa doou seis televisores smart, 30 tabletes, um microfone, um notebook, uma caixa de som, um data show com tela de projeção e tripé, além da reforma da sala das professoras e da coordenadora do projeto. Durante o evento foi realizada a inauguração oficial da sala da Classe Hospitalar ABC Nefro, no qual as autoridades presentes fizeram o descerramento da placa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário