terça-feira, 7 de junho de 2022

Desenvolvido pela Junior Achievement, Programa Miniempresa já teve a influencer Thaynara OG como participante


Em 2008 a então aluna do Ensino Médio do Colégio Santa Teresa, a hoje influencer Thaynara OG, teve sua primeira experiência como empreendedora. Ela foi uma das integrantes do Programa Miniempresa aplicado pela Junior Achievement Maranhão, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa.

Thaynara e sua equipe criaram a miniempresa que produzia bolsas e mochilas tipo “saco” com bordados batizada de “Cara de Tanja S.A./E.”. “Fiquei super empolgada em poder participar, de dar os primeiros passos do empreendedorismo naquele momento, aliando isso ao aprendizado da escola e socialização com meus amigos”, afirma a influencer.

A experiência de integrar uma miniempresa foi considerada bastante enriquecedora pela influencer. Foi nesse momento que Thaynara afirma ter tido contato com os desafios de empreender e, ao mesmo tempo, com a felicidade de criar planejar e executar algo para o seu público, desenvolvendo uma relação duradoura com ele.

Ao longo do desenvolvimento do programa, que ocorre em 15 semanas com jornadas semanais, os alunos têm acesso a conhecimento das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção repassado por profissionais voluntários e aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

“Durante o programa são explicados os fundamentos da economia de mercado e das atividades empresariais por meio do método Aprender-Fazendo a partir do qual cada participante se transforma em um miniempresário”, explica a presidente da JA Maranhão, Jaqueline Moucherek. Segundo ela, esses é um dos principais programas da entidade, dentro de vários que são disponibilizados para despertar a educação empreendedora no aluno.

Projeto foi uma sementinha

Olhando para trás e para essa sementinha como a própria Thaynara classifica sua experiência no Miniempresa, a influencer diz não ter dúvidas de que ter participado do programa foi um passo importante em sua vida. “Foi um primeiro passo importante para mim. Antes de ser influenciadora, estudava para concurso público, então embora empreender não tenha sido a escolha

profissional que fiz de cara, foi importante para mim, ter tido lá atrás, contato com o mundo do empreendedorismo”, reforça. Hoje, como influenciadora, Thaynara diz colocar em prática algumas das lições dos tempos do Miniempresa.

Com todos os ensinamentos e aprendizados vivenciados, a influencer diz que é uma experiência pela qual todos os estudantes do Ensino Médio deveriam passar. “Você aprende coisas muito importantes sobre gestão, processos criativos, lidar com pessoas e solucionar problemas – habilidades que vão ser necessárias em qualquer profissão”, destaca.

Thaynara também relembra a participação na Feira de Miniempresas como um dos momentos mais marcantes do programa. Foi durante essa atividade que o produto criado pelos miniempresários puderam ser testados perante o grande público. “Nesse momento você pode testar as suas ideias, sua estratégia de marketing e divulgação, além de ser superdivertido conviver e competir com os alunos de outras escolas”, relembra.

Para Thaynara, o programa Miniempresa fez parte de sua educação, proporcionando um crescimento para além de conteúdos formais. “É uma ótima forma de amadurecer, testas suas ideias e, também, fazer amigos”, garante a influencer que diz ser muito grata pela educação que recebeu, pelos valores transmitidos e as experiências que viveu.

Até o final do ano, a JA Maranhão deve reativar nas escolas o programa Miniempresa, que é o carro chefe da associação em imersão no empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário