segunda-feira, 4 de julho de 2022

LIGGA – PROJETO PORTO SÃO LUÍS E SENAR-MA PROMOVEM CURSOS DE ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA


Mães do Cajueiro e Mãe Chica participam de cursos práticos e gratuito

A Ligga - Projeto Porto São Luís segue sendo um dos maiores projetos de infraestrutura em processo de implantação no Maranhão e no Brasil. E como tal, baseia sua gestão em valores da agenda ESG (sigla para meio ambiente, social e governança); com a parte social tendo forte destaque. A empresa tem como posicionamento ser um indutor de desenvolvimento social no Estado, priorizando as comunidades do seu entorno. Assim, promove regularmente ações que ajudam a desenvolver econômica e socialmente as comunidades vizinhas do Cajueiro (Andirobal, Sol Nascente, Prainha, Rua Principal, Guarimanduba e Egito) e Mãe Chica (Vila Maranhão).

Essas ações sociais são bem alinhadas com os interesses, vocações e necessidades dessas comunidades, que mantêm uma interlocução direta e muita positiva, via lideranças e moradores, com a equipe social da empresa responsável por todo o trabalho de responsabilidade social. Assim, já foram realizados cursos profissionalizantes; curso de formação em empreendedorismo básico para mulheres, ações educativas e de lazer, além de eventos voltados para a saúde, cidadania e educação.

E agora, em parceria com o SENAR / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Ligga – Projeto Porto São Luís promove duas turmas do curso de Alimentação Alternativa; que será ministrado pela equipe do SENAR na cozinha disponibilizada em parceria com moradora Sra. Ester Soares, na rua principal do Cajueiro. O total é de 15 vagas por cada turma. A primeira turma aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de junho, e a segunda turma será no período de 06 a 08 de julho no mesmo local. A aceitação da comunidade foi super positiva, gerando até lista de espera para as vagas ofertadas.

Através da metodologia “aprender fazendo” as mães residentes na comunidade aprendem dicas e receitas para fazer o aproveitamento integral dos alimentos; o que além de trazer benefícios de saúde e qualidade de vida, também ajuda no orçamento doméstico, com o maior rendimento dos ingredientes utilizando todo o potencial nutritivo de cada insumo como frutas, verduras entre outros ingredientes disponíveis na comunidade, tendo também o foco na produção de uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Nesse curso é ensinado como aproveitar o alimento ao máximo, desde o talo até as sementes. Isso ajuda na mudança alimentar, com a inserção na dieta diária de importantes nutrientes contidos nessas partes de frutas e verduras que normalmente, por fala de conhecimento, são muitas vezes descartados no lixo. E dados mostram que após esse tipo de treinamento, as crianças são as mais beneficiadas com a nova forma de alimentação adotada, pois são os pequenos os que mais sofrem com o déficit alimentar, que afeta diretamente o crescimento e desenvolvimento.

Vale ressaltar que, em todo o mundo a fome é um problema que acomete em larga escala as populações. Registros recentes mostram que, a situação de segurança alimentar se agravou ainda mais devido à pandemia em todo o país, e mesmo agora na fase de pós- pandemia. São muitas as famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade, tendo muito pouco – ou nada – para a sua alimentação diária.

Dona Ester Soares, moradora do Cajueiro cedeu a cozinha de sua casa e participou da primeira turma, aprovando todo o conteúdo aprendido:

“Fiquei muito feliz em fazer esse curso, foi a primeira vez que tivemos esse tipo de treinamento e eu gostei muito. Cedi minha casa e aprendemos muito com a professora. Nunca tinha comido alimentos como as receitas que preparamos aqui, muito nutritivas e saborosas. Já queremos mais cursos como esse” disse dona Ester.

“Diante desse cenário de insegurança alimentar generalizada, a Ligga – Projeto Porto São Luís entende que ofertar um curso de Alimentação Alternativa é acima, de tudo uma demonstração de cuidado e zelo para com as pessoas e as futuras gerações. Agradecemos a parceria do SENAR-MA e da comunidade, parceiros estratégicos que nos ajudaram a viabilizar essa importante ação” disse Thomaz Baker, Gerente de Obras da Ligga – Projeto Porto São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário