terça-feira, 26 de julho de 2022

Secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destaca avanços do governo estadual


Direto da Timbira AM

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou em entrevista ao radialista Carlos Roger, a importância do Cartão de Transporte Universitário e do Trabalho Jovem à classe estudantil. Na entrevista, realizada na segunda-feira (5), na rádio Timbira (nova 1290 AM), a secretária também prestou homenagens ao Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha, onde discorreu sobre a luta da mulher negra no mercado de trabalho e apresentou avanços estaduais sobre a questão.

Tatiana Pereira explicou que o programa Cartão de Transporte Universitário e do Trabalho Jovem, instituído pela Lei nº 10.691, de 26 de setembro de 2017, já beneficiou mais de seis mil estudantes maranhenses do ensino superior das instituições públicas e particulares, que realizam um deslocamento em trajeto não inferior a 100 km, além de estudantes do ensino médio e técnico da rede dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Rede pública e privada - Essa quilometragem foi alterada para 70 km de ida e volta para facilitar a vida dos beneficiários ao acesso ao programa. "O Cartão de Transporte Universitário visa apoiar em caráter suplementar estudantes maranhenses da educação superior do ensino presencial da rede pública e privada de ensino superior dos municípios maranhenses que necessitam deslocar-se diariamente de seus municípios de residência para os locais de seus cursos de graduação, mediante a transferência direta de renda", afirmou Tatiana Pereira.

Em sua primeira fase, o programa contemplará 2.880 jovens em todo estado. Cada um deles receberá um benefício financeiro no valor de R$ 800 reais por semestre letivo para custear seu deslocamento diário no trajeto domicílio-IES-domicílio (ida e volta), 70 km (quilômetros), assegurando de modo efetivo o direito à educação superior, diminuindo os altos índices de evasão acadêmica.

Para concorrer às vagas, os estudantes devem fazer a sua inscrição, exclusivamente online, obedecendo os critérios estabelecidos em edital público, lançado pelo governo estadual. Ainda na entrevista, Tatiana Pereira informou que é importante fazer a entrega completa e correta da documentação exigida para participar dos sorteios e receber o cartão benefício do Banco do Brasil.

EM NÚMEROS

2.880 jovens serão beneficiados em todo estado.
R$ 800 reais é o valor que cada aluno receberá por semestre letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário