
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
PRESENTES E ACESSÓRIOS DA VILLA DO VINHO PARA AMANTES DOS VINHOS
Octávio Soeiro mobiliza multidão em apoio à sua reeleição a vereador de São Luís
sábado, 28 de setembro de 2024
Estudantes do curso de Direito da UNDB visitam a Assembleia Legislativa



Camarão volta a botar o pé na estrada em apoio a candidatos pelo interior do Maranhão
quinta-feira, 26 de setembro de 2024
Campanha “Sorte na Conta” irá contemplar mais de 390 ganhadores com prêmios que vão de cartões de crédito pré-pagos de R$ 100,00 a carro Zero Km.
Na Semana Nacional do Trânsito, Equatorial Maranhão alerta para acidentes envolvendo postes da rede elétrica
Super Caravana "Pão com Ovo" chega a Timon e Codó
Manutenção preventiva de instalações elétricas ajuda a evitar acidentes
Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024
LABORATÓRIO LACMAR NO MAIOR CONGRESSO DE MEDICINA LABORATORIAL DA AMÉRICA LATINA
Equatorial Maranhão realiza mais um sorteio da Promoção 'Energia em Dia'
Grupo Fribal no Setembro Amarelo
Igor Figueiredo (Master) e Carioca (Sênior) são campeões em suas modalidades do 2º Maranhão Open de Snooker Six Red
Ministro Alexandre Padilha reconhece atuação do Sebrae no Maranhão e anuncia parcerias para fortalecer empreendedorismo no estado
quarta-feira, 25 de setembro de 2024
Prefeito Alex Almeida, de Lago-Verde, está inelegível
terça-feira, 24 de setembro de 2024
Oficina de Ressignificação de Lonas Potiguar: Transformando Lonas Descartadas em Esperança e Oportunidade
Anderson Penha (MKT Grupo Potiguar) e a artesã Maria Divina entre alunas do projeto social Oficina de Ressignificação de Lonas Potiguar, que essa semana vau beneficiar moradoras da Vila Janaina.
Nova edição do projeto acontece na Vila Janaina de 25 a 27 de setembro
Desde o ano de 2017 o Grupo Potiguar criou e desenvolve o projeto “Oficina de Ressignificação de Lonas”, que une sustentabilidade e responsabilidade social, e já beneficiou mais de 3 mil mulheres em situação de vulnerabilidade em São Luís. A nova edição do projeto acontece essa semana, de 25 a 27 de setembro na Vila Janaina, na sede da Igreja Assembleia de Deus Kadesh, localizada na Rua São Luís, N. 48.
O projeto "Oficina de Ressignificação de Lonas", é mais que um curso de corte e costura. Trata-se de uma iniciativa pioneira e itinerante, e além de proporcionar a aprendizagem gratuita de uma habilidade, resgata a autoestima e proporciona às alunas novas oportunidades de geração de renda através da costura de lonas plásticas.
O projeto, que percorre bairros periféricos da capital maranhense, é coordenado pela artesã Maria Divina, que se sente igualmente impactada pelo trabalho. As alunas aprendem técnicas básicas de corte e costura, produzindo bolsas, sacolas e aventais, mas ao invés de tecido, usam as lonas plásticas descartadas e doadas pela Potiguar como insumo para a fabricação dos novos itens.
Esse material é reaproveitado através da prática do upcycling — um conceito sustentável que consiste em transformar resíduos ou objetos sem uso em novos produtos de maior valor e qualidade. Ao transformar esse “lixo” em matéria-prima, o projeto reduz o impacto ambiental, prolonga a vida útil dos materiais e contribui para a economia circular.
Para Camila Brasil, sócia e Diretora de Marketing da Potiguar, a iniciativa é uma síntese do compromisso da empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade. "Ao criar esse projeto social, não estamos apenas ajudando a transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também reforçando o compromisso da Potiguar com a sustentabilidade, através da reutilização de materiais que seriam descartados, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade", comenta Camila Brasil.
A Oficina de Ressignificação de Lonas Potiguar é mais do que um projeto de capacitação. Ele gera impacto social direto, ao oferecer perspectivas de independência financeira a mulheres de baixa renda, e ao mesmo tempo, reforça o papel do Grupo Potiguar, empresa 100% maranhense e comprometida com boas práticas de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental.
Assim, a Potiguar mostra que é possível, sim, transformar o que seria descartado em algo valioso: não apenas produtos novos, mas também vidas novas. A Oficina de Ressignificação de Lonas é um exemplo claro de como o compromisso com a sustentabilidade pode se traduzir em uma verdadeira transformação social.
Oncologia pediátrica do HU-UFMA ajuda a combater o câncer
Presença familiar e apoio integral do sistema de saúde aumentam fator de cura
São Luís (MA) – Por ocasião do Setembro Dourado, mês escolhido para colocar este tema em foco, o HU-UFMA/Ebserh destaca a participação da família, os avanços da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS) e a oferta de serviços públicos com uma equipe multidisciplinar que atenda o paciente e seus familiares.
A oncologista pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh), Aline Reis, ressaltou a importância do olhar da família e do pediatra no diagnóstico do câncer. “O diagnóstico precoce favorece as chances de cura em até 90%, diminui a agressividade do tratamento e qualidade de vida quando curados”, resumiu a especialista.
Segundo ela, o HU-UFMA conta com uma rede de exames e profissionais qualificados para investigação precoce, garantindo que seja iniciado o tratamento no tempo adequado. Os pacientes são encaminhados para serviços especializados da região e alguns retornam para o Hospital Universitário para o acompanhamento, devido aos riscos de recidiva e aos efeitos tardios da quimioterapia e da radioterapia. Para ela, os avanços mais significativos no tratamento de câncer em crianças são as terapias-alvo, ou imunoterapias, principalmente para leucemias e neuroblastomas.
Ambientação acolhedora
A pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) oferece um ambiente humanizado, especialmente para crianças em tratamento. Através de projeto específico no hospital, as áreas de atendimento, como o ambulatório pediátrico e o centro cirúrgico infantil, foram transformadas com arte e desenhos para tornar o ambiente mais lúdico e menos traumático. Esse projeto foi possível graças ao resultado de uma ação de humanização com participação voluntária dos colaboradores, proporcionando uma experiência mais confortável para os pequenos pacientes.
Além disso, o HU-UFMA conta com equipes especializadas, como oncologistas pediátricos, que trabalham no diagnóstico e tratamento precoce de doenças graves como o câncer infantil. O hospital dispõe de recursos e profissionais qualificados para garantir que os pacientes recebam o tratamento necessário, seja dentro da própria instituição ou em serviços especializados da região.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Workshop “Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética” da Equatorial Maranhão
O Grupo Equatorial Energia lançou o Edital da Chamada Pública de Projetos 2024 do Programa de Eficiência Energética (PEE), oferecendo mais de R$ 27 milhões em investimentos. A iniciativa busca selecionar projetos inovadores que promovam a eficiência energética e combatam o desperdício de energia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável nas áreas de concessão do Grupo. As inscrições já estão abertas e os interessados têm até 28 de outubro de 2024 para submeter suas propostas através do portal oficial da Chamada Pública: https://equatorial.gestaocpp.com.br.
Para orientar os participantes, a Equatorial Maranhão vai realizar o Workshop sobre a Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética, nesta terça-feira (24), de forma on-line e presencial, por meio de inscrição. O workshop vai abordar as especificações do edital, critérios de seleção e o uso do portal de submissão. De forma presencial, o evento será às 9h, no auditório do EQT Lab, na Rua do Giz, N° 139, no Centro de São Luís. Já on-line, será às 9h30, via Teams.
O evento é gratuito, aberto a empresas especializadas e clientes elegíveis da Equatorial, onde serão esclarecidas dúvidas e apresentadas informações sobre o processo. No Maranhão, a Chamada Pública terá o investimento de 4 milhões de reais, distribuídos nos setores de Comércio e Serviço (Instituições com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS), Poder Público e Iluminação Pública.
SERVIÇO:
O quê: Workshop “Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética”;
Quando: Terça-feira (24), às 9h;
Onde: Auditório do Eqt Lab – Rua do Giz, N° 139, Centro, São Luís;
Link para inscrições (workshop on-line, às 9h30): https://www.sympla.com.br/evento/workshop-chamada-publica-do-programa-de-eficiencia-energetica-grupo-equatorial/2630400
COPI registra 500 mil toneladas de graneis sólidos movimentadas em um único mês
O balanço divulgado pela Copi constata um aumento de 16,28% em relação a julho deste ano
O complexo portuário de São Luís, por meio da Copi – empresa operadora de logística integrada –, alcançou um novo recorde de movimentação de cargas em agosto de 2024. Foram 504.030 toneladas de fertilizantes descarregadas no Porto do Itaqui, representando um aumento de 16,18% em relação a julho, que movimentou 430 mil toneladas. Em 30 dias, o sistema mecanizado da companhia operou 166.162 toneladas, enquanto a movimentação ferroviária totalizou 48.779 toneladas, o melhor desempenho desde outubro de 2023. Esses números resultaram na geração de 400 empregos diretos e mais de mil indiretos.
O CEO da Copi, Eloy Guilherme, afirma que, apenas no mês de agosto, a empresa descarregou mais de 500 mil toneladas de fertilizantes no Porto do Itaqui. “Temos um time comprometido com os valores da companhia, e esses fatores combinados foram determinantes para que a Copi alcançasse uma operação recorde e segura. Demonstramos nossa capacidade de adaptação e inovação em um mercado competitivo, consolidando a Copi como uma das melhores Operadoras Portuárias Integradas das regiões Norte e Nordeste do Brasil”, destaca Eloy.
506 toneladas por hora
Eloy explica que a alta produtividade do sistema mecanizado mantém uma média mensal de 506 toneladas por hora, uma das mais elevadas do país. A Copi se destaca na expedição rodoviária e ferroviária, com operações diárias consistentes. “Diversos fatores contribuíram para isso, entre eles, os investimentos substanciais em infraestrutura, como a modernização das instalações portuárias e a aquisição de novos equipamentos, além da capacitação contínua da equipe. O crescimento da demanda no segundo semestre também impulsionou o volume de cargas movimentadas”, explica o CEO da empresa.
O presidente do Sindomar, Daniel Pereira, elogiou a Copi pela capacidade operacional e inovação. “Este recorde reflete o comprometimento da empresa com a excelência e eficiência, além de sua significativa contribuição para a economia local. Parabenizo a equipe da Copi por esse marco impressionante, que coloca o Porto do Itaqui em uma posição de destaque no cenário nacional”, afirma Daniel.
Processo de descarregamento
A operação de descarregamento realizada pela Copi segue um rigoroso processo, começando com reuniões pré-operacionais com todos os stakeholders para alinhamento. O navio passa pelo processo de amarração e liberação de acesso, enquanto a companhia posiciona os equipamentos no cais. A descarga pode ser mecanizada, com esteiras transportando diretamente para o armazém, ou convencional, com a carga sendo transferida para caminhões através de funis/moegas.
Em
agosto de 2024, a operação mecanizada descarregou 166 mil toneladas, a
movimentação ferroviária totalizou 48 mil toneladas, e o envase em Big
Bags alcançou 22 mil toneladas. Big Bags são grandes sacos flexíveis
usados para armazenar e transportar materiais a granel.