quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Incra-MA realiza Seminário para boa gestão dos convênios




                           Teve  início hoje (22) pela manhã, o I Seminário em Gestão de Convênios realizado pela Superintendência Regional do Incra no Maranhão. A abertura aconteceu, às 08:30h, na Escola de Gestão da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e contou com a presença do coordenador geral da contabilidade do Incra/Brasília, Vinícius Ferreira de Araújo e do superintendente regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues.

                            Durante uma semana, o Seminário vai reunir cerca de 80 pessoas, entre representantes de Prefeituras, de Entidades privadas sem fins lucrativos e técnicos da Superintendência do Incra-MA para discutirem normas para execução dos convênios e contratos com o governo federal, além de receberem esclarecimentos sobre as prestações de conta dos repasses dos recursos financeiros.

                    O  coordenador geral da Contabilidade do Incra/Brasília, Vinícius Ferreira de Araújo, destacou a importância dessa capacitação. “Vai ser uma troca de experiência, quando pretendemos orientar os participantes quanto a gestão de convênios no ambiente do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv)”, afirmou  Araújo.

                          Para o superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues,  parcerias com prefeituras e entidades são necessárias para o desenvolvimento dos projetos de assentamento. “Daí a importância de uma boa gestão dos convênios, a qual estamos buscando capacitando nossos técnicos e parceiros”, disse Rodrigues, que também agradeceu o apoio da Famem para a realização do evento.

                       A representante da prefeitura do município de Conceição do Lago Açu-MA,  Beatriz dos Santos Correa, que pela primeira vez participa de um curso sobre o Siconv, falou o que espera do evento. “Aqui vamos poder tirar nossas dúvidas e aprimorar nosso trabalho”, afirmou.

Siconv

                        As transferências de recursos do governo federal para  órgãos públicos e entidades privadas sem fins lucrativos acontecem por meio de convênios e contratos, que se destinam à execução de programas, projetos, prestação de serviços de assistência técnica e obras, como estradas, construção de poços, entre outras ações.

                    Esses convênios são feitas por meio de um portal na internet denominado de Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal - Siconv, que é o sistema que contém e monitora as informações sobre os convênios executados com o governo federal.

            O Seminário, ministrado por técnicos do Incra/Brasília, pertencentes à Divisão de Acompanhamento de Convênios e à Coordenação Geral de Contabilidade, prossegue até a sexta-feira (26), na Escola de Gestão da Famem, no horário de 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário