sexta-feira, 12 de junho de 2026

Salvador sediará edição latino-americana da Cúpula Mundial dos Povos e reunirá representantes de 20 países para debater o futuro da humanidade


Evento internacional acontece de 15 a 18 de junho e reunirá lideranças da ciência, cultura, educação, juventude, mídia, setor produtivo e organizações da sociedade civil

A capital baiana será palco de um dos mais importantes encontros internacionais voltados ao diálogo entre povos e à construção de soluções globais para os desafios contemporâneos. Entre os dias 15 e 18 de junho, Salvador receberá a edição latino-americana da World Public Summit – Cúpula Mundial dos Povos, com o tema "Novo Mundo: a América Latina na Construção de um Futuro Comum".

O evento reunirá representantes de cerca de 20 países da América Latina e de outras regiões do mundo, incluindo lideranças da ciência, cultura, educação, comunicação, juventude, setor empresarial, organizações não governamentais e especialistas de diversas áreas. A iniciativa busca fortalecer a cooperação internacional e ampliar a participação da América Latina nos debates globais sobre o futuro da humanidade. Do Maranhão, a jornalista Adriana Vieira (CEO da InterMídia Comunicação Integrada) especialista em Gestão da Reputação e ESG foi convidada e já confirmou presença.

Entre os principais temas da programação estão a construção de uma nova ordem mundial multipolar, o protagonismo da juventude, os impactos da transformação digital e das novas tecnologias, os desafios da educação contemporânea e as perspectivas para o desenvolvimento humano em um cenário de profundas mudanças sociais, econômicas e geopolíticas.

Lideranças internacionais confirmadas

A Cúpula contará com a participação de importantes nomes do cenário internacional, entre eles:

Andrey Belyaninov, secretário-geral da Assembleia Mundial dos Povos;
Fidel Antonio Castro Smirnov, neto de Fidel Castro e membro da Academia Cubana de Ciências;
Rubens Ricciardi, maestro e pesquisador brasileiro;
Patricio Mary Bell, escritor e jornalista chileno;
Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
Oscar Andrade, senador da República Oriental do Uruguai; além de outras lideranças políticas, acadêmicas, culturais e sociais reconhecidas internacionalmente.

Programação diversificada

A agenda inclui uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da diplomacia pública e da cooperação humanitária internacional. Entre os destaques estão: Sessões plenárias com transmissão online; Plataformas de debates temáticos; Cerimônia de premiação dos vencedores da etapa regional do Concurso Internacional "Líder da Diplomacia Pública"; Grande concerto de músicos brasileiros com repertório dedicado a compositores russos; Assinatura de acordos de cooperação internacional; Lançamento de iniciativas educacionais e humanitárias; Encontros entre representantes internacionais, universidades, pesquisadores e estudantes; Cerimônia de encerramento transmitida ao vivo.

América Latina como protagonista global

Para o secretário-geral da Assembleia Mundial dos Povos, Andrey Belyaninov, a realização da Cúpula em Salvador representa um passo importante para ampliar a presença latino-americana nos debates internacionais: "A realização desta cúpula na América Latina tem um significado profundamente prático. Estamos criando um espaço onde a voz latino-americana seja ouvida de forma igualitária e relevante no diálogo global sobre o futuro da humanidade. As atividades previstas contribuirão para o desenvolvimento de projetos de diplomacia pública na região e para o engajamento de organizações sociais, universidades, empresas e jovens na construção de soluções comuns para os desafios globais", afirma.

Contribuições para a agenda global

Ao final dos trabalhos, os participantes deverão consolidar um conjunto de propostas conjuntas que serão encaminhadas para compor a agenda do II World Public Summit, prevista para acontecer ainda em 2026, em Moscou.

A expectativa dos organizadores é que as discussões realizadas em Salvador fortaleçam redes internacionais de cooperação, ampliem o intercâmbio cultural e acadêmico e contribuam para a promoção de uma cultura baseada no respeito mútuo, no diálogo e na solidariedade entre os povos.

Mais informações, programação completa e inscrições estão disponíveis no site oficial do World Public Summit.

Credenciamento de imprensa e informações institucionais: media@world-assembly.org / Tel: +7 (985) 768-2053 / Contato: Oksana Leontieva.

Incêndios em estabelecimentos comerciais


Dados do Corpo de Bombeiros:
Maranhão teve 119 registros de incêndios em estabelecimentos comerciais em 2026 Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão apontam que, de janeiro a maio de 2026, foram registrados 119 incêndios em estabelecimentos comerciais no estado, sendo 90 deles em São Luís. A corporação também destaca que falhas em instalações elétricas são responsáveis por cerca de 60% das ocorrências, tendo aparelhos de ar-condicionado e sobrecarga na rede elétrica entre os principais fatores associados aos incêndios.

Mais informações:
Diante desse contexto, a Equatorial Maranhão intensifica as orientações de segurança e reforça a importância da prevenção como principal medida para evitar curtos-circuitos, incêndios e acidentes envolvendo energia elétrica. O Executivo de Segurança da Distribuidora, Gabriel Vieira, destaca que a atenção aos sinais de falhas elétricas é fundamental para evitar que situações mais graves aconteçam. “Entre as principais causas de curto-circuito estão o cheiro de queimado em aparelhos, tomadas ou padrões de energia e fusíveis queimados, interrupções no fornecimento em um ou mais cômodos sem causa aparente, além do desarme constante do disjuntor. Esses sinais não devem ser ignorados”, alerta o Executivo.

A Equatorial Maranhão orienta os consumidores a adotarem medidas preventivas, como:

· Evitar a sobrecarga de tomadas com benjamins (“T”) e extensões – prática que pode causar aquecimento dos condutores e aumentar o risco de incêndios;

· Nunca utilizar fios desencapados ou mal conservados e optar exclusivamente por materiais e equipamentos elétricos certificados, conforme as Normas Brasileiras (NBRs);

· Evitar a instalação de tomadas próximas a locais com presença de água;

· Acionar um eletricista qualificado sempre que o disjuntor desarmar com frequência. É recomendada a manutenção completa periódica do circuito elétrico do imóvel;

· Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro do estabelecimento, a orientação é desligar imediatamente o disjuntor ou a chave geral da residência e acionar os órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou o Samu, pelo 192.

A Distribuidora também reforça a importância de contratar apenas profissionais habilitados para serviços de manutenção, revisão ou adequação das instalações elétricas. “Somente um profissional qualificado pode garantir que os circuitos estejam corretamente dimensionados e em conformidade com as normas de segurança. Além disso, a manutenção periódica e a instalação de dispositivos de proteção reduzem significativamente os riscos e aumentam a segurança das pessoas e dos imóveis”, ressaltou Gabriel Vieira.

Movimento “Vc + Seguro”

A Equatorial Maranhão segue atuando de forma preventiva. As ações fazem parte do movimento “Vc + Seguro”, campanha que tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica. A iniciativa reafirma o compromisso da Distribuidora com a segurança, a prevenção de acidentes e o bem-estar da comunidade.

Equatorial Maranhão lança Plano Operacional para assegurar fornecimento de energia durante as festividades juninas


Equipes estratégicas estarão mobilizadas em todo o estado durante o período festivo

Tradicionalmente, o mês de junho é marcado pelas festividades de São João, celebradas em todo o Brasil com muita cultura, cores e comidas típicas. Pensando no conforto dos maranhenses e em garantir o sucesso das festas, a Equatorial Maranhão colocou em ação o Plano Operacional para o São João de 2026, reforçando o compromisso da Distribuidora em manter o fornecimento de energia com mais continuidade e segurança para toda a população.

O gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca o preparo da empresa para atuar com eficiência durante o período. "Estruturamos um plano sólido, com atividades bem alinhadas e um fluxo de atuação definido, para que possamos responder com agilidade a qualquer situação emergencial. Nosso compromisso é garantir aos clientes o máximo de continuidade no fornecimento de energia elétrica, para que possam aproveitar as festas juninas com conforto e segurança", afirmou.

Equipes de plantão e tecnologia a serviço da população

As equipes técnicas estarão de plantão e prontas para atender a qualquer eventualidade, do primeiro ao último dia das festividades. O contingente mobilizado reúne engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, controladores, eletricistas, equipes comerciais e de campo, além de estruturas de grande porte e caminhões de Linha Viva, todos preparados para atuar de forma rápida e segura.

Essas equipes estarão posicionadas em regiões estratégicas onde serão realizados os principais arraiais definidos pelas prefeituras e pelo Governo do Estado. Além disso, contarão com sistemas de comunicação integrados ao Centro de Operações Integradas (COI), garantindo agilidade na troca de informações e no atendimento às ocorrências relacionadas ao sistema elétrico.

Ações preventivas reforçadas antes das festividades

A Equatorial Maranhão intensificou, de forma antecipada, as ações de manutenção preventiva, com foco na preparação para o período de festejos em pontos estratégicos do estado. As principais medidas incluem inspeções programadas nas redes de distribuição, lavagem de componentes em subestações, substituição de isoladores, instalação de espaçadores e poda preventiva de galhos que possam comprometer a rede elétrica.

Alerta de segurança com a rede elétrica

Durante esse período de festas, é comum a realização de atividades que exigem atenção redobrada, como o uso de fogos de artifício, bombinhas, rojões e fogueiras utilizadas para aquecer os pandeirões, além da instalação de enfeites juninos, como bandeirinhas e balões de papel. Diante dessas situações, a Equatorial Maranhão reforça a importância da prevenção de acidentes envolvendo eletricidade. A Distribuidora destaca que a regra de ouro é manter sempre distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a fiação.

Além disso, é importante redobrar a atenção no trânsito para evitar acidentes e, se consumir bebida alcoólica, não dirija. Muitas ocorrências causam danos graves às vítimas e também provocam transtornos no fornecimento de energia devido à quebra de postes em vias públicas. Caso a população presencie acidentes dessa natureza, é fundamental entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Atendimento no período do São João

O atendimento da Equatorial Maranhão continuará funcionando 24 horas por dia, todos os dias, por meio do WhatsApp, no número (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), do aplicativo Equatorial Energia e do site www.equatorialenergia.com.br. Em caso de necessidade, os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

Elizabeth Rodrigues será condecorada com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman


Presidente do Conselho de Administração do Grupo Educacional Dom Bosco, receberá a

maior honraria do Legislativo maranhense em reconhecimento ao seu legado na educação

A educadora Elizabeth Pereira Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Educacional Dom Bosco, tem uma vasta folha de serviços prestados à educação maranhense. E seu legado será oficialmente reconhecido e celebrado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na próxima quarta – feira (17) às 15h, com a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman – a maior honraria do legislativo maranhense.

Com tripla graduação – é formada em Direito, Pedagogia e História - Elizabeth é adepta do lifelong learning - e acumula uma ampla formação continuada: É Pós- Graduada em Estudos Avançados do Direito pela Universidad Pablo de Olavide (Espanha); Mestre em Educação Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos /SP e Doutora em Educação pela PUC/SP e é Pós - Doutora em Políticas Públicas na Educação pela USP – Ribeirão Preto /SP. É também Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM.

No início de sua carreira - como docente de História do Colégio Dom Bosco e depois como Diretora da escola, ao lado da irmã Ceres Murad - ela ajudou a formar diversas gerações de maranhenses; além de consolidar um dos mais importantes grupos educacionais do país, dando continuidade ao trabalho de sua mãe, a professora Maria Izabel Pereira Rodrigues, que foi uma visionária da educação; e também a maior inspiração profissional e quem despertou a paixão pela educação na vida de Elizabeth.

A contribuição da homenageada à educação pública maranhense se deu ao atuar como Membro Titular do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, onde ocupou diversas posições (2002 – 2021), e também, como Membro Titular do Comitê de Inclusão Social do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza, FUMACOP/SEPLAN (2006 – 2007).

Um legado construído com propósito

Foi observando o compromisso, a disciplina e a paixão da mãe, a profa. Maria Izabel, pela educação que Elizabeth encontrou sua maior inspiração e propósito de vida.

A professora Maria Izabel acreditava que a educação era o instrumento mais poderoso para o desenvolvimento humano. Essa mesma convicção tornou-se a base da atuação de Elizabeth, que soube preservar os valores fundadores da instituição e, ao mesmo tempo, conduzi-la para novos patamares de inovação e excelência acadêmica ao lado da irmã Ceres Murad, assim como de sua filha Isabella e de suas sobrinhas Raíssa Murad e Rebeca Murad; que hoje representam a terceira geração de uma família dedicada à educação de excelência, à frente de um dos mais sólidos e respeitados grupos educacionais do país.

Sob sua liderança e de sua irmã Ceres Murad, o Grupo Educacional Dom Bosco ampliou sua relevância no cenário educacional maranhense, formando milhares de estudantes e consolidando uma cultura institucional pautada pela qualidade e rigor acadêmico, ética, responsabilidade social e compromisso com o futuro.

Vale destacar ainda, a grande contribuição pessoal de Elizabeth Rodrigues no fomento ao esporte e à música maranhenses. Entusiasta de ambos, ela coordenou pessoalmente por anos a participação dos atletas do Colégio Dom no JEM´s, um trabalho de estímulo ao esporte e que consolidaria a escola como uma verdadeira fábrica de campeões em diversas modalidades esportivas. Na música, Elizabeth Rodrigues criou e promoveu festivais que revelaram talentos locais como cantores e compositores, além de promover o intercâmbio com grandes artistas da música popular brasileira que se apresentaram nesses eventos.

Uma homenagem que representa milhares de histórias

A Medalha Manuel Beckman é tradicionalmente destinada a personalidades que prestam relevantes serviços ao Maranhão. No caso de Elizabeth Rodrigues, a homenagem transcende o reconhecimento individual.

Ela representa o legado de uma educadora que, ao lado de sua família, ajudou a impactar e continua impactando gerações inteiras de maranhenses. Cada profissional formado, cada aluno incentivado a acreditar em seu potencial e cada família que encontrou na educação uma oportunidade de crescimento, compõem o verdadeiro significado dessa honraria.

Ao propor essa homenagem, o autor do projeto deputado Wellington do Curso destacou a relevância da contribuição de Elizabeth Pereira Rodrigues para a educação do Estado, ressaltando sua dedicação permanente à formação de pessoas e ao fortalecimento do ensino maranhense.

Apoio da Equatorial Maranhão ao Arraial do Ipem leva Inovação e Experiências Culturais ao Público do São João 2026


Apoio da Equatorial Maranhão ao Arraial do Ipem leva Inovação e Experiências Culturais ao Público do São João 2026 Ações da campanha “Essa energia tá na pele” leva atividades interativas que aproximam o público das festividades juninas do Maranhão

O São João do Maranhão 2026 segue movimentando o estado com uma programação repleta de cultura, tradição e entretenimento. Mais uma vez, a festa conta com o apoio cultural da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, reforçando o compromisso da Distribuidora com a valorização das manifestações populares que fazem parte da identidade maranhense.

Um dos espaços mais aguardados da temporada junina é o Arraial do Ipem, que recebe apresentações culturais diariamente, a partir das 17h30, reunindo grupos folclóricos, artistas locais, barracão do forró, praça de alimentação, parque infantil e diversas atrações para toda a família. A programação acontece de 06 de junho a 05 de julho e é totalmente gratuita e aberta ao público.
A Equatorial Maranhão preparou um espaço pensado para aproximar ainda mais o público da cultura maranhense por meio de experiências inovadoras, interativas e educativas. Com o conceito "Essa energia tá na pele", o estande da Distribuidora, que funciona todos os dias de arraial das 18h às 22h, convida os visitantes a vivenciarem atividades que unem tecnologia, entretenimento e valorização das tradições locais.

Entre as atrações está o "Golaços de Atitudes Seguras", uma ativação divertida que promove a conscientização sobre segurança com energia elétrica por meio de uma dinâmica leve e acessível para pessoas de todas as idades. A iniciativa, fazem parte do Movimento “VC + Seguro”, campanha da Equatorial Maranhão para conscientizar a população sobre o uso seguro da energia elétrica, reforça orientações importantes transformando informação em uma experiência envolvente para o público.
Outra novidade é a experiência com inteligência artificial, que permite aos visitantes criarem avatares personalizados inspirados nos diversos personagens, ritmos e manifestações culturais que fazem do São João do Maranhão uma das maiores celebrações populares do país. A ação proporciona uma lembrança única da festa, conectando inovação e identidade cultural.
Além disso, quem passar pelo espaço poderá receber brindes exclusivos da campanha, como tatuagens temporárias e copos colecionáveis personalizados com ilustrações desenvolvidas especialmente para a ação, pelo artista maranhense Girresse. Os itens reforçam a proposta da campanha de celebrar a energia presente nas tradições, nas pessoas e na cultura do Maranhão.
“Para a Equatorial, investir nessa manifestação cultural é contribuir para a preservação da cultura popular e proporcionar momentos de celebração, lazer e integração para toda a população. Também trabalhamos fortemente com nossas equipes, para garantir toda a energia elétrica necessária para as atividades desse grande festejo”, destacou a Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques.

Confira a Programação do Palco Principal do Arraial do Ipem de Sexta-feira (12) a Domingo (14)

Sexta-feira (12):
17h30: TC Catarina Mina
18h: DP Majestade de Coimbra
19h: BMB de São Simão
20h: Flashback do Forró
21h: Junina Fogueira Viva
22h: Baré de Casco
23h: Cia Batuk
00h BMB Tremor da Campina
01h BMB de Axixá

Sábado (13):
17h30: TC Maracrioula
18h: Dança Coco da Ilha
19h: Cacuriá Assa Cana
20h: Erick Andrade
21h: Companhia Barrica
22h: Ronald Pinheiro
23h: Boi Famosão de Humberto de Campos
00h: BMB Encanto dos Lençóis
01h: BMB de Iguaíba

Domingo (14):
17h30: TC do Mestre Leonardo
18h: DP Império de Bragança
19h: Cacuriá Balaio de Rosa
20h: Gerude e Banda
21h: BMB de Morros
22h: Banda Mix In Brazil
23h: BMB Lendas e Magia
00h: BM de Jussatuba

Assembleia celebra os 190 anos da Polícia Militar


A Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Na ocasião, foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao comandante-geral da corporação, coronel Wallace Amorim.

As homenagens foram propostas pelo deputado Neto Evangelista (MDB), por meio do Requerimento 110/2026 e do Projeto de Resolução Legislativa 37/2026.

A cerimônia foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e convidados.

Além da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o comandante-geral da PM/MA, Coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa; a secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Maria Augusta; o coronel PM Francisco, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto; a primeira sub defensora pública, Elainne Alves do Rego Barros Monteiro, representado a defensora pública-geral, Cristiane Marques; o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros; o chefe do Gabinete Militar da Alema, Coronel Emerson Bezerra; o ex-comandante da PMMA, o coronel reformado Diniz; e ex chefe do Gabiente Militar da Alema, Evanildo Silva.

A solenidade celebrou a trajetória de uma das mais antigas instituições públicas do estado. A Polícia Militar do Maranhão foi criada pela Lei Provincial 21, de 17 de junho de 1836, com a denominação de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, tendo como missão inicial a manutenção da ordem e da segurança da então província.Comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, recebe a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman das mãos de Iracema Vale

Reconhecimento

Em seu pronunciamento, a chefe do Parlamento Estadual reconheceu e agradeceu à PMMA pelo trabalho realizado ao longo de quase dois séculos.

“São 190 anos de presença constante da PMMA nos momentos mais desafiadores vividos pela nossa população. Esse é um momento de reconhecimento a cada policial militar que contribui para construir essa história de quase dois séculos. Uma história que honra o Maranhão e que merece o respeito da Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou Iracema Vale.

Iracema Vale ressaltou a justa e merecida homenagem prestada ao comandante-geral da PMMA, Wallace Amorim, em reconhecimento a sua trajetória de quase 30 anos dedicados à corporação.

“Sua trajetória é marcada pela disciplina, pela competência e pelo compromisso com a missão de servir. Ao longo de sua carreira, acumulou experiência em diversas áreas da Polícia Militar. Coronel Wallace Amorim construiu e conquistou confiança ao longo de sua carreira. Quem chega ao comando-geral da PMMA é porque, certamente, construiu essa confiança através do trabalho e da dedicação”, frisou.Comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim agradeceu à Assembleia pela concessão da honraria e pela celebração alusiva aos 190 anos da corporação

Agradecimentos

A secretária de Estado de Segurança Pública, Coronel Maria Augusta, agradeceu a Assembleia Legislativa pela iniciativa de celebrar os 190 anos da PMMA e parabenizou o comandante-geral Wallace Amorim pela honraria recebida.

“Hoje, não celebramos apena uma data, mas uma história construída em 190 anos por gerações de homens e mulheres que fizeram da proteção ao próximo a razão de suas vidas. São 190 anos de uma instituição que esteve e está presente nos momentos mais importante da história do Maranhão. Essa gloriosa corporação permanece firme no seu compromisso de preservar vidas, garantir a ordem pública e servir a população”, assinalou.

O comandante-geral da PMMA agradeceu a Assembleia pela concessão da honraria e a celebração dos 190 anos da PM/MA.

“É uma honra está comandando a PMMA nesse momento festivo de 190 anos. Compartilho essa medalha com o principal ativo dessa corporação, que são os homens e mulheres que fazem essa instituição, e nossos veteranos. Essa medalha é de todos os policiais militares que fazem e fizeram parte dessa história gloriosa de 190 anos”, pontuou.Iracema Vale reconheceu e agradeceu à PMMA pelo trabalho realizado ao longo de quase dois séculos

Trajetória

Ao longo de quase dois séculos, a corporação passou por diversas transformações estruturais e administrativas, acompanhando o crescimento e as necessidades da sociedade maranhense. Em 1841, com a criação do Corpo de Guardas Campestres, a instituição ampliou sua atuação para o interior do estado, fortalecendo a presença policial nos sertões maranhenses.

Ao longo de sua história, recebeu diferentes denominações, entre elas Corpo Militar, Força Policial e Brigada Auxiliar, até adotar oficialmente o nome Polícia Militar do Maranhão, estabelecido pela Lei nº 3.119, de 1951.

Outro marco importante ocorreu em 1966, quando a Lei nº 2.704 promoveu uma reorganização da corporação, criando batalhões para atuação tanto na capital quanto no interior.

Atualmente, a PMMA integra a estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública e desempenha funções de policiamento ostensivo e preventivo em todo o território maranhense, contando com investimentos em capacitação profissional, modernização de equipamentos e fortalecimento de suas unidades operacionais.

A formação dos oficiais também evoluiu ao longo dos anos. A primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi graduada em 1966, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Posteriormente, oficiais maranhenses passaram a ser formados em academias de estados como Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, em 1993, a formação passou a ocorrer no próprio estado.

Durante a solenidade, o comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo maranhense.

Carreira

Natural de São Luís, o coronel Wallace Amorim ingressou na corporação em 1994, por meio de concurso para o Curso de Formação de Oficiais, construindo uma carreira marcada pela ascensão gradual nos postos da instituição até alcançar o posto de coronel, em 2021.

O oficial possui formação acadêmica diversificada, sendo bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Direito pela Universidade Ceuma. Também é especialista em Gestão de Trânsito e Transporte e em Segurança Pública.

Ao longo da carreira, comandou importantes unidades da Polícia Militar, entre elas o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), a 6ª Companhia Independente, em São João dos Patos, o 9º BPM, em São Luís, o Batalhão de Polícia de Turismo (BPTUR) e o 33º BPM, em Colinas. Também exerceu a função de diretor de Ensino da corporação antes de assumir o comando-geral da instituição.

O coronel Wallace Amorim acumula diversas condecorações por sua atuação profissional, incluindo a Medalha Brigadeiro Falcão, maior comenda da Polícia Militar do Maranhão, além das medalhas Mérito Operacional, Mérito de Ensino, Mérito Administrativo e Alferes Moraes Santos, maior honraria do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

A sessão solene reunirá autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e convidados, em reconhecimento à contribuição histórica da Polícia Militar do Maranhão para a preservação da ordem pública e a segurança da população maranhense.

Comida no prato de quem precisa

Ribamar Soares
Subsecretário da Casa Civil do Maranhão
“Quem tem fome tem pressa”, essa frase de Terezinha Mendes da Silva, parceira de Betinho na concepção e execução do Programa Ação da Cidadania, retrata com perfeição a urgência de medidas administrativas para viabilizar a superação da pobreza extrema, manifestada com mais intensidade quando se trata da impossibilidade de acesso à alimentação de qualidade e índices nutricionais adequados. A fome é a consequência mais cruel da desigualdade social e apenas quando os governos assumem que ela é uma emergência diária, inadiável, que exige a mobilização e ação solidária da sociedade com a ação governamental, existe a possibilidade desse flagelo ser contornado e índices expressivos da população serem inseridos na dinâmica civilizatória de convívio social justo.

No Maranhão, o governador Carlos Brandão encarou com determinação a tarefa de retirar centenas de milhares de pessoas da pobreza extrema, que expressa na fome o seu mais doloroso retrato. Ações emergenciais precisavam ser adotadas em sintonia com medidas estruturantes que pudessem favorecer o ingresso crescente e permanente da população menos favorecida em patamares de cidadania condizentes com a imagem de um país que avança na expectativa de se tornar uma nação verdadeiramente desenvolvida.

Durante seu mandato, o governador Brandão mais que dobrou o número de Restaurantes Populares, chegando atualmente a 224 unidades, presentes em 198 municípios maranhenses. Na Ilha de São Luís, saímos de 13 restaurantes em 2022 para 21 restaurantes atualmente. Em toda a rede estadual são servidas 225 mil refeições por dia. Desde abril de 2022, quando o governador Brandão assumiu o governo, 173,3 milhões de refeições foram servidas na rede de Restaurantes Populares do Maranhão, contribuindo decisivamente para a redução da pobreza extrema no nosso estado. Atualmente a nossa rede de acesso à alimentação popular, é a maior da América Latina. Mais do que a estatística impressionante, o que transforma essa evolução no maior símbolo de inclusão e sustentabilidade social do Brasil, é o reconhecimento das pessoas que passaram a sorrir e poder dormir devidamente nutridas.

Os Restaurantes Populares já estão presentes em quase todos os municípios do estado, servindo diariamente refeições ao custo de 1 real o almoço e o jantar e 50 centavos o café da manhã, proporcionando comida de verdade, balanceada e concebida por nutricionistas. Essa conquista do povo do Maranhão é o passo histórico mais importante para o cumprimento do Direito à Alimentação Adequada – DHAA, que rege a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Com a ampliação revolucionária da rede de Restaurantes Populares, o governo do Maranhão já conseguiu tirar quase 1,5 milhão de pessoas da linha da pobreza extrema e resgatar a dignidade, a esperança e a confiança de que um futuro novo e promissor é possível, sustentado por um presente solidário e de ação efetiva.

A interferência direta sobre a redução da pobreza por meio da resolução de uma emergência humana de sobrevivência, atingida pela política de expansão dos Restaurantes Populares, implementada pelo governador Carlos Brandão, possibilitou o estímulo de vários setores da nossa economia, como a agricultura familiar, responsável por parte considerável do abastecimento dos restaurantes, o setor de transportes, a geração de emprego e renda para milhares de pessoas que trabalham e atendem nas unidades, entre diversos outros setores direta ou indiretamente favorecidos.

A rede de Restaurantes Populares do Maranhão, mais do que a marca de um governo que realmente está TRABALHANDO PARA TODOS, significa uma conquista concreta das famílias maranhenses.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Petista Wagner Lago, nome histórico da política do Maranhão, declara apoio a Orleans Brandão


Filiado ao PT, Wagner Lago, ex-deputado federal e irmão do ex-governador Jackson Lago, é mais um nome histórico da política do Maranhão a apoiar o pré-candidato Orleans Brandão (MDB) ao governo do Estado. Antes, Dra. Clay Lago já havia declarado apoio ao emedebista.

O petista confirmou a preferência durante visita a Marcus Brandão, ex-presidente estadual do MDB. O momento foi registrado e publicado em rede social por Marcus Brandão.

Wagner Lago é mais um nome de peso da política maranhense a reconhecer a consistência do projeto de Orleans Brandão para o Maranhão. O ex-deputado avalia que o emedebista tem as melhores propostas para o desenvolvimento dos municípios e da população maranhense.

Lago é mais um petista de renome a reforçar o time Orleans neste período de pré-campanha. Tudo leva a crer que outros ainda podem chegar para apoiar o candidato do MDB.

domingo, 7 de junho de 2026

Operadora Maxx aposta no universo gamer e lança planos exclusivos de internet de alta performance


Foco na oferta de internet para jogos online, streaming e competições digitais

A expansão do mercado gamer no Brasil tem impulsionado empresas de tecnologia e telecomunicações a desenvolver soluções cada vez mais especializadas para um público exigente e altamente conectado.

Atenta a esse movimento, a operadora Maxx, empresa maranhense pioneira em tecnologia e conectividade há mais de 25 anos, acaba de lançar seus novos Planos Maxx Gamer. O anúncio foi feito durante a Olimpíada de Robótica do MOVIEMA no Golden Shopping Calhau em São Luís.

A iniciativa reforça a estratégia da Maxx de ampliar sua presença em segmentos de alto crescimento, oferecendo soluções desenvolvidas especificamente para quem busca máxima performance em jogos online, transmissões ao vivo, streaming de conteúdo e competições digitais.

Segundo a empresa, os novos planos foram projetados para entregar uma experiência superior de conectividade, com velocidades elevadas, baixa latência, maior estabilidade de rede e recursos tecnológicos voltados ao universo gamer.

"Os jogos online exigem cada vez mais desempenho da conexão. Nosso objetivo é oferecer uma internet preparada para atender essa demanda, proporcionando mais velocidade, estabilidade e qualidade para quem leva a experiência gamer a sério", destaca Jefferson Bandeira, Diretor de Operações da Maxx.

Três opções para diferentes perfis de jogadores

A nova linha da Maxx chega ao mercado com três modalidades de planos, cada uma adaptada a diferentes perfis de usuários.
O Maxx Gamer Start (MGS) oferece velocidade de 500 Mega de download e 250 Mega de upload, além de Wi-Fi 6, ferramenta NoPing inclusa, um ponto cabeado e atendimento preferencial, por R$ 149,90 mensais.

Já o Maxx Gamer Pro (MGP) amplia a capacidade para 800 Mega de download e 400 Mega de upload, mantendo Wi-Fi 6 e NoPing inclusos, além de dois pontos cabeados e atendimento preferencial. O plano custa R$ 174,90 por mês.

No topo da categoria está o Maxx Gamer Elite (MGE), com 1 Giga de download e 500 Mega de upload, três pontos cabeados, Wi-Fi 6, NoPing, atendimento preferencial e opção de IP fixo para usuários que necessitam de maior controle e estabilidade de rede. O investimento é de R$ 199,90 mensais.

Com a novidade, a operadora amplia seu portfólio e fortalece sua atuação junto a um mercado que segue em crescimento acelerado. O Brasil já figura entre os maiores mercados consumidores de jogos eletrônicos do mundo, impulsionando a demanda por conexões cada vez mais rápidas, estáveis e preparadas para suportar experiências digitais de alto desempenho.

Ao apostar em soluções específicas para esse público, a Maxx reforça seu compromisso com a inovação e com a entrega de tecnologia de ponta para acompanhar a evolução do comportamento digital dos consumidores.

Odontologia moderna integra sono, bem-estar e qualidade de vida no cuidado aos pacientes


Com anos de estudos e de prática profissional, em sua nova fase da atuação, a odontóloga Dra. Valmari Ceris Gaspar Ferreira reflete uma tendência mundial: A odontologia integrada, que busca identificar causas de sintomas frequentemente negligenciados e melhorar a saúde de forma mais abrangente.

Por muitos anos, a odontologia esteve associada principalmente aos cuidados com os dentes, gengivas e estética do sorriso. Hoje, porém, uma nova abordagem vem transformando a forma como profissionais da área enxergam a saúde dos pacientes. Mais integrada, preventiva e multidisciplinar, essa evolução da odontologia busca compreender a relação entre a saúde bucal, a qualidade do sono, o bem-estar físico e até o equilíbrio emocional.

É nesse contexto que a cirurgiã-dentista Dra. Valmari Ceris Gaspar Ferreira anuncia uma nova fase em seu consultório, após anos de estudos e uma importante atualização profissional voltada para o diagnóstico e tratamento de condições como bruxismo, ronco e apneia obstrutiva do sono.

“Um novo momento odontológico. Isso resume o nosso trabalho atual de odontologia integrada ao sono e à qualidade de vida. Investimos em muitos estudos com as melhores referências para oferecer um tratamento integrado aos nosso pacientes”, destaca a profissional.

Segundo ela, a ampliação do olhar clínico surgiu da percepção de que muitos sintomas relatados pelos pacientes possuem causas interligadas e nem sempre são identificados em avaliações odontológicas convencionais.

“Desgastes dentários, dores musculares, apertamento dos dentes, cefaleias frequentes, fadiga constante, dificuldades para dormir, ronco e até alterações emocionais podem estar conectados. São sinais que merecem uma investigação mais completa e individualizada”, explica a Dra. Valmari.

A ampliação da assistência odontológica

A chamada odontologia do sono é uma área em expansão no Brasil e no mundo. Estudos científicos vêm demonstrando que distúrbios do sono, especialmente a apneia obstrutiva, podem impactar significativamente a saúde cardiovascular, metabólica, cognitiva e emocional dos indivíduos.

Além disso, o Bruxismo — caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes — frequentemente está associado a fatores como estresse, ansiedade, alterações respiratórias e distúrbios do sono, podendo provocar desgaste dentário, dores musculares e comprometimento da qualidade de vida.

Nesse cenário, a atuação do cirurgião-dentista passa a integrar uma rede de cuidados que pode envolver médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais de saúde.

“Hoje entendemos que tratar apenas os dentes não é suficiente. Precisamos olhar para o paciente como um todo, compreender seus hábitos, seu padrão de sono, suas queixas e a forma como diferentes aspectos da saúde se relacionam”, ressalta a Dra. Valmari Ceris.

O sono como aliado da saúde bucal

A nova proposta de atendimento adotada pela profissional busca justamente identificar conexões que muitas vezes passam despercebidas. Pacientes que chegam ao consultório por causa de dores na face, desgaste dos dentes ou desconforto muscular podem apresentar alterações respiratórias durante o sono, episódios de apneia ou hábitos inconscientes de apertamento dental.

O resultado dessa avaliação ampliada é um plano terapêutico mais personalizado, direcionado não apenas para aliviar sintomas, mas para atuar sobre suas possíveis causas.

De acordo com especialistas, um sono de qualidade influencia diretamente funções essenciais do organismo, como memória, imunidade, controle hormonal e recuperação muscular. Por isso, cuidar da saúde do sono também representa um investimento na saúde geral.

Ciência, atualização e cuidado humanizado

Para a Dra. Val Ceres, essa nova fase representa o compromisso permanente com a atualização científica e com uma odontologia cada vez mais alinhada às necessidades contemporâneas dos pacientes.

“Seguimos acreditando que um sorriso saudável começa também com um sono saudável. Nosso objetivo é oferecer um atendimento mais humano, cuidadoso e integrado à saúde e à qualidade de vida”, afirma.

Mais do que cuidar de dentes, a odontologia integrada propõe compreender histórias, hábitos e necessidades. Uma evolução que transforma o consultório em um espaço mais efetivo de promoção de saúde, prevenção e bem-estar.

Influenza A provoca aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em São Luís


O Laboratório Lacmar oferece teste preciso para detecção do vítus da Influeza A: O Teste Molecular PCR para Influenza.Laboratório Lacmar oferece Teste Molecular PCR para detecção precisa do vírus

São Luís enfrenta um expressivo aumento nos casos de gripe, com destaque para o vírus Influenza A, que vem se espalhando rapidamente entre todas as faixas etárias.

A situação acompanha a tendência nacional: surtos da doença têm provocado a lotação de unidades de saúde e o crescimento no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre idosos e
pessoas com imunidade comprometida.

Segundo especialistas, a circulação mais intensa do Influenza A neste período do ano tem agravado quadros clínicos que, até então, poderiam ser considerados leves. Nas últimas semanas, hospitais públicos e privados da capital maranhense têm registrado uma crescente demanda por leitos clínicos e de UTI destinados a pacientes com sintomas respiratórios severos.

Febre alta, dores no corpo, cansaço extremo, falta de ar e tosse persistente são sintomas que têm levado a população a buscar ajuda médica — muitas vezes já em estágio avançado da infecção.

Grupos sensíveis e risco de mortalidade

Embora popularmente conhecida como uma “gripe forte”, a influenza pode evoluir para complicações graves, sobretudo em idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, podendo ser até fatal.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação anual contra o vírus e alerta para os perigos da automedicação e do diagnóstico tardio. Médicos reforçam o alerta: é fundamental reconhecer os sintomas e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Em idosos e imunocomprometidos, a infecção pode evoluir rapidamente para pneumonia viral ou bacteriana, insuficiência respiratória e até óbito.

Diagnóstico precoce e preciso é essencial

Nesse contexto, o diagnóstico precoce tornou-se uma ferramenta essencial no controle da disseminação do vírus. Ele deve ser prioritariamente realizado em pessoas dos grupos de risco (idosos, gestantes, crianças, pessoas com doenças crônicas) que apresentem sintomas de uma gripe forte — febre, dor de cabeça, fadiga, dores no corpo e tosse.

Em São Luís, o Laboratório Lacmar oferece o Teste Molecular PCR para Influenza, considerado o exame mais confiável e sensível para a detecção do material genético do vírus.

Ao contrário dos testes rápidos, que apresentam maior margem de erro, o PCR molecular identifica a presença do vírus ainda nas fases iniciais da infecção, permitindo o início imediato do tratamento e evitando complicações. O exame está disponível nas unidades do Lacmar, com coleta simples por swab nasofaríngeo (secreção nasal) e resultado disponível em poucas horas.

A testagem correta salva vidas. Quando o diagnóstico é realizado logo nos primeiros dias de sintomas, os médicos conseguem maior eficácia no tratamento, com a indicação do antiviral apropriado e, assim, evitam o agravamento do quadro clínico.

Cuidados redobrados e prevenção

Enquanto o pico do surto segue elevado, a orientação das autoridades sanitárias é clara: uso de máscaras em ambientes fechados, higienização constante das mãos, etiqueta respiratória e, principalmente, a atualização da caderneta de vacinação contra a gripe.

Projeto E+ Geladeira Nova chega a Pindaré-Mirim, Barreirinhas e Buriticupu com troca gratuita de refrigeradores


Iniciativa da Equatorial Maranhão promove a substituição gratuita de geladeiras antigas por equipamentos novos e mais eficientes
A Equatorial Maranhão realiza mais uma edição do projeto E+ Geladeira Nova, contemplando os municípios de Pindaré-Mirim, Barreirinhas e Buriticupu com ações voltadas à troca gratuita de refrigeradores antigos por modelos novos e mais eficientes, contribuindo para a redução do consumo de energia e para a melhoria da qualidade de vida das famílias maranhenses.
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e busca incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir desperdícios e proporcionar economia direta na conta de luz de famílias de baixa renda.

No município de Pindaré-Mirim, os cadastros ocorrem nos dias 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, no Centro Integrado do Idoso, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, bairro Pitombeira.
Em Barreirinhas, o atendimento também será realizado nos dias 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, e no dia 11 de junho, das 8h às 11h30, no Centro Administrativo Municipal, situado na Rua Trinta e Um de Março.

Já em Buriticupu, os moradores poderão realizar os cadastros nas mesmas datas, 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, e no dia 11 de junho, das 8h às 11h30, na Unidade Integrada Simar Pereira Pinto, localizada na Rua da Quadra, nº 27.
Para participar, os interessados devem estar cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda, residir no município onde a ação será realizada, apresentar RG e CPF, ser titular da conta de energia elétrica e levar a conta de luz mais recente. Também é necessário possuir uma geladeira antiga em funcionamento para participar do sorteio.
Mais serviços
Além da troca de geladeiras, a Distribuidora também oferece serviços como cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, atualização cadastral, palestras educativas sobre consumo consciente de energia, negociação de débitos e troca de lâmpadas por modelos LED, conforme a programação de cada município.
E+ Profissional
Com o objetivo de impulsionar a geração de emprego e renda no estado, a Equatorial Maranhão oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos de baixa renda, por meio do E+ Profissional.
Em Barreirinhas, a Distribuidora estará com inscrições abertas para o Curso de Design de Sobrancelhas, que serão realizadas de 9 a 12 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Trinta e Um de Março. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica e apresentar documento de identificação oficial e uma conta de energia elétrica.
Iniciativas como essas reforçam o compromisso da Equatorial Maranhão com o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas, unindo responsabilidade social, eficiência energética e preservação ambiental.
Serviço
Pindaré-Mirim – E+ Geladeira Nova
• Datas: 9 e 10 de junho
• Horário: das 8h às 17h
• Local: Centro Integrado do Idoso, Avenida Presidente Getúlio Vargas, s/n, bairro Pitombeira.

Barreirinhas – E+ Geladeira Nova
• Datas: 9 e 10 de junho, das 8h às 17h | 11 de junho, das 8h às 11h30
• Local: Centro Administrativo Municipal, Rua Trinta e Um de Março.

Barreirinhas – Curso Design de Sobrancelhas
• Datas: 9 a 12 de junho, das 8h às 12h | 14h às 17h
• Local: Centro Administrativo Municipal, Rua Trinta e Um de Março
• Dia da aula: 11 de junho, das 8h às 12h

Buriticupu – E+ Geladeira Nova
• Datas: 9 e 10 de junho, das 8h às 17h | Dia 11 de junho, das 8h às 11h30
• Local: Unidade Integrada Simar Pereira Pinto, Rua da Quadra, nº 27.

Romance com sabor e amor: Villa do Vinho Bistrô oferece opções para Dia dos Namorados (12)


O Jantar dos Namorados da Villa do Vinho Bistrô na sexta (12) terá música ao vivo com os cantores Mário Filho (21h às 23h30) e Janeth Rocha (18h às 20h30).

Gastronomia sofisticada, música ao vivo e decoração especial com duas opções de horários

O amor será celebrado em grande estilo na próxima sexta – feira, 12 de junho, no restaurante Villa do Vinho Bistrô, que vai promover uma noite romântica e especialmente dedicada aos casais apaixonados.

Com uma proposta que une alta gastronomia, música ao vivo, ambiente intimista e uma decoração temática cuidadosamente elaborada para a data, Werter Bandêira e equipe preparam uma experiência exclusiva, para transformar o Dia dos Namorados em uma ocasião inesquecível.

A programação será realizada em dois momentos distintos, permitindo que os casais escolham o horário que melhor se adequa à sua celebração. O Primeiro Tempo, das 18h às 20h30, contará com pocket show da cantora Janeth Rocha, enquanto o Segundo Tempo, das 21h às 23h30, terá apresentação especial do cantor Mário Filho, ampliando ainda mais o clima romântico da noite.

Cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência sensorial completa, valorizando o romantismo e a convivência entre os casais: “Nosso objetivo é criar memórias afetivas por meio de uma experiência que combine boa música, bebidas para brindes especiais, gastronomia de excelência e um ambiente acolhedor. O Dia dos Namorados é uma data muito especial e queremos que cada casal viva uma noite única”, destaca o proprietário Werter Bandêira.

Decoração exclusiva e atmosfera romântica

Além das apresentações musicais, o restaurante ganhará uma ambientação temática especialmente desenvolvida para a ocasião. Cada mesa receberá uma decoração romântica personalizada, enquanto os espaços do bistrô serão transformados por um projeto visual elegante e sofisticado, reforçando o clima de celebração do amor.

Ilha gastronômica com menu especial

Um dos destaques da noite será a sofisticada Ilha Gastronômica Especial, com buffet premium, que permitirá aos convidados desfrutar de uma ampla variedade de sabores, servindo-se livremente durante todo o jantar.

Entre as opções de entradas e pratos frios estarão tábuas de queijos finos, antepastos especiais, ceviche de pescada, carpaccios clássicos e de salmão, brandade de bacalhau, delícias árabes, além de novidades como cestinhas filo com queijo brie e mel trufado.

Nos pratos quentes, o cardápio reúne opções que harmonizam sofisticação e sabor. Pratos como penne trufado na manteiga de ervas, risoto de cogumelos, filé ao molho roti com ervas, camarão à provençal e salmão com redução de maracujá. E mais, sobremesa deliciosa a escolha, com três opções: petit gâteau de chocolate com sorvete de creme, pavlova com frutas vermelhas ou brigadeiro de Romeu e Julieta.

O jantar com buffet premium terá valor de R$ 350 por pessoa, incluindo toda a experiência gastronômica e bebidas não alcoólicas. As bebidas alcoólicas serão comercializadas separadamente, com condições especiais durante o evento.

A Villa do Vinho Bistrô destaca que não haverá cobrança de couvert artístico e que as reservas somente serão confirmadas mediante pagamento antecipado via pix.

Como as vagas são limitadas, a recomendação é que os interessados garantam suas reservas com antecedência para assegurar participação em uma das noites mais charmosas e românticas do calendário gastronômico da Villa do Vinho Bistrô.

Reservas e Informações - Villa do Vinho Bistrô: (98) 9961 4908.


Orleans intensifica articulações no Médio Mearim durante encontro com lideranças em Peritoró


Em uma nova rodada de diálogos pelo Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, intensificou a articulação política durante encontros com lideranças do Médio Mearim, neste sábado (6). No início da tarde, em Peritoró, ele se reuniu com Sandro Montenegro e aliados, dando continuidade à série de encontros que vem realizando na região. A reunião contou também com a presença do prefeito da cidade, Dr. Júnior.

“Fico muito feliz em ver que, a cada encontro, mais lideranças e mais maranhenses acreditam no nosso projeto político e passam a caminhar ao nosso lado. Isso demonstra que as pessoas confiam nos nossos propósitos, reconhecem o trabalho que fizemos na Secretaria de Assuntos Municipalistas e veem que o Maranhão avançou muito nos últimos anos, mas que pode avançar ainda mais. Receber adesões e manifestações de apoio como essa nos dá ainda mais responsabilidade e motivação para seguir trabalhando pelo Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

A agenda integra a mobilização que antecede o grande ato do movimento ‘Por Todo Maranhão’, que acontece na noite deste sábado em Peritoró.

Reconhecido por sua atuação política e por sua influência no cenário local, Sandro Montenegro recebeu Orleans ao lado de apoiadores, em um encontro no qual conversaram sobre o fortalecimento político do grupo e propostas para o desenvolvimento de Peritoró e dos demais municípios do Médio Mearim.

“Uma honra muito grande recebê-lo em nossa casa. Eu apoio a pré-candidatura de Orleans Brandão porque conheço a sua índole como ser humano, assim como a sua capacidade de gestão. E eu não tenho dívidas de que ele sempre estará próximo dos maranhenses e fará um grande trabalho em nosso estado”, disse Sandro Montenegro.

O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, destacou a importância do apoio de Sandro Montenegro à pré-candidatura de Orleans. “Ele é uma grande liderança em nosso município e sua adesão demonstra que estamos ampliando cada vez mais essa corrente de apoio e que vamos caminhar juntos, unidos e determinados até a vitória”, disse o prefeito.

Os encontros têm servido para ouvir demandas locais, ampliar o diálogo com as lideranças, discutir novos projetos para os municípios e conversar com as pessoas, como Daniele Monteiro, que fez uso da palavra na reunião.

“Nós acreditamos no potencial dele porque temos trabalho concretizado aqui.

Sabemos que ele fará toda a diferença porque é jovem e por sua disposição de querer fazer ainda mais pelo Maranhão”, disse.

Orleans Brandão conta com apoio do grupo de Deibson Balé em Trizidela do Vale



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, consolidou mais um passo importante em seu projeto de desenvolvimento para o estado durante um ato político em Trizidela do Vale, nesta sexta-feira (5). Ao lado do prefeito Deibson Balé, que referendou as propostas de modernização e progresso econômico do pré-candidato, Orleans debateu com a população um modelo de gestão focado em resultados práticos para os maranhenses.

Orleans pautou seu discurso na experiência adquirida no contato com os 217 municípios maranhenses, destacando que sua proposta de governo é fruto de uma escuta ativa focada nas potencialidades de cada região.

 "O progresso não se faz de forma isolada. Trizidela do Vale é a prova viva de que, quando o Estado e a Prefeitura dialogam, avanços históricos saem do papel, como a nossa Estação de Tratamento de Água e a pavimentação asfáltica. Meu projeto é garantir que essa parceria continue sendo o motor de transformação para todas as cidades", pontuou.

Para o pré-candidato, o Maranhão atravessa um momento de solidez fiscal, construído na gestão do governador Carlos Brandão, que permite agora uma nova fase de foco absoluto em emprego, renda e capacitação. Orleans detalhou que sua gestão será voltada para a qualificação técnica dos jovens e o fortalecimento do empreendedorismo local, para que o maranhense tenha oportunidade de prosperar dentro do seu próprio estado. 

"Estamos prontos para este novo ciclo de crescimento, com inovação e eficiência, sempre ouvindo as necessidades reais da nossa gente", afirmou.

Ao declarar apoio ao projeto, o prefeito Deibson Balé ressaltou o sólido alinhamento com o pré-candidato. “O Orleans conhece a nossa realidade, foi parceiro de primeira hora nas nossas demandas e tem a sensibilidade necessária para entender que a prefeitura é a porta de entrada da cidadania. Caminhamos juntos com ele, certos de que é o nome preparado para dar continuidade ao progresso que o nosso povo merece", declarou o gestor.

*Lideranças*

O ato reuniu uma comitiva de lideranças influentes da região do Médio Mearim, incluindo o vice-prefeito de Trizidela do Vale, Dr. Alex; o vice-prefeito de Pedreiras, Walber Rodrigues; o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior; a vereadora Luciane Aguiar, além de vereadores, ex-prefeitos e diversos representantes da sociedade civil organizada.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Empório Fribal transforma o São João em vitrine da culinária maranhense


As delícias típicas da culinária junina maranhense já estão diariamente à disposição dos clientes nas lojas do Empório Fribal.Campanha junina nas lojas aposta em sabores típicos maranhenses para celebrar tradições

No Maranhão, o São João não é apenas uma festa popular — é um patrimônio afetivo que se manifesta também à mesa. E é justamente essa relação entre gastronomia e tradição que o Empório Fribal volta a celebrar com a campanha “Eita, Festança Boa! A tradição do São João Está Aqui”, lançada oficialmente em todas as lojas do Empório Fribal.

Já consolidada como uma tradição anual durante o mês de junho, a ação junina do Empório Fribal aposta em uma seleção especial de comidas típicas de produção própria, preparadas especialmente para o período de São João, transformando as lojas da rede em verdadeiros pontos de encontro da cultura nordestina.

Todas as lojas da rede já estão no clima junino, com ambientação temática e ampla oferta de produtos típicos, que ajudam a criar uma atmosfera que remete aos tradicionais arraiais nordestinos. A ideia é proporcionar ao consumidor uma experiência que una conveniência e memória afetiva, aproximando o público dos sabores que fazem parte da identidade cultural do estado.

Em um estado onde o São João possui uma das manifestações culturais mais ricas do país — com sotaques de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá e quadrilhas — a gastronomia ocupa papel central na experiência festiva. Cada prato carrega referências da herança indígena, africana e portuguesa que molda a cozinha local. Canjicas, mingaus, bolos, pamonhas, cocadas e doces, entre outras receitas tradicionais maranhenses, ganham protagonismo no Empório Fribal, como símbolos de memória, identidade e pertencimento.

Ao promover a campanha com a venda de comidas típicas produzidas especialmente para o período, o Empório Fribal reforça não apenas a valorização da gastronomia regional, mas também o fortalecimento da cultura junina maranhense.