terça-feira, 30 de junho de 2015

Sedel e Ufma discutem primeiros resultados da parceria para desenvolvimento do futebol no Maranhão

Próxima etapa será feita na cidade de Imperatriz, nos dias 1º e 2 de julho

Na manhã desta quinta-feira (25) o secretário de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, e o secretário adjunto de projetos incentivados da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Leonardo Cordeiro, receberam equipe técnica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) para discutir os primeiros resultados da parceria que visa ao desenvolvimento do futebol no estado e definir a próxima etapa, que será feita na cidade de Imperatriz.
Nos dias 1º e 2 de julho, equipes da Sedel e Ufma vão até Imperatriz para realizar exames de acompanhamento e avaliação fisiológica e genética dos atletas do time do Imperatriz. Os procedimentos são semelhantes aos que foram realizados com os atletas do Sampaio Correa, no mês de maio.
Participaram da visita à Sedel o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufma, Professor Doutor Fernando Carvalho, o chefe do Departamento de Educação Física da Ufma, Mário Sevílio, o professor e fisiologista da Ufma, Christiano Veneroso e a professora do Departamento de Biologia da Ufma, Flávia Castello Branco Vidal, além do ex-fisiologista da seleção brasileira, Professor Doutor Emerson Silami.
“Essa parceria do governo do Estado com a Ufma envolve um trabalho sistemático e de pesquisa e os testes que serão feitos com o time do Imperatriz já mostram a continuidade e avanço desse trabalho conjunto”, destacou Márcio Jardim.
Sobre os avanços da pesquisa, a professora do Departamento de Biologia da Ufma, Flávia Castello Branco Vidal, explicou: “Nós já temos os resultados preliminares das coletas que fizemos com os atletas do Sampaio. No que diz respeito à parte genética, estamos aguardando receber os reagentes para extrair o DNA e começar a trabalhar com essas informações a fim de identificar qual o treino mais adequado para cada atleta”.
De acordo com o professor Mario Sevílio, coordenador técnico do projeto, a equipe técnica da Ufma envolvida na realização dos exames de avaliação dos atletas inclui profissionais de Educação Física, Biologia e Farmácia. “A Ufma e o governo do Estado estão disponibilizando toda a estrutura necessária e de qualidade para fomentar o desenvolvimento dos atletas do Maranhão”, complementou. Para Emerson Silami, a parceria está no caminho certo. “Os trabalhos começaram bem, mas sabemos que os resultados vêm gradualmente”, disse.
Programação
Na terça-feira 30 de junho será realizada reunião preparatória com abordagem feita pelo Professor Doutor Emerson Silmai sobre o tema “Ciência e futebol – três décadas de evolução do Brasil”, a partir das 16 horas, na Unidade Federal do Maranhão (Campus Imperatriz). Na quarta-feira 1º de julho serão feitos os exames de coleta, composição corporal, termografia e dinamometria, no Campus Ufma de Imperatriz, a partir das 8 horas. E na quinta-feira (2), serão feitos os testes de velocidade e capacidade aeróbica, no Estádio Frei Epifânio, a partir das 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário