sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Gestores e produtores elogiam qualidade das sementes distribuídas pelo Mais Sementes


As sementes de arroz e milho, distribuídas por meio do programa Mais Sementes, estão apresentando grande aceitação pelos agricultores maranhenses, sobretudo por sua qualidade e potencial de germinação. 

“Quando se oferece sementes selecionadas, facilita muito a vida de produtor rural, que tem uma produção assegurada. Pela primeira vez, vi sementes de boa qualidade sendo distribuídas aos agricultores familiares da nossa regional”, elogiou o gestor da regional da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural de São Luís. A Agerp é a responsável pela distribuição aos agricultores, a partir dos dados coletados por meio do pré-cadastro de produtores realizado pela internet.

As sementes adquiridas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) passaram por análise laboratorial, mas, em campo, também é possível perceber sua qualidade. “Realizamos testes em nossa regional e as sementes de milho, por exemplo, alcançaram mais de 80% de germinação. A olho nu já se percebe a qualidade das sementes tanto de arroz como de milho e os testes só confirmaram que teremos bons índices de produção este ano”, ressaltou Solaneide Rezende, da regional de Bacabal.

A parceria Sagrima e Agerp para a distribuição de sementes de arroz e milho sucede a experiência bem-sucedida da entrega de sementes de feijão, realizada em 2015. “Estamos mobilizando os efetivos da Agerp em todo o estado para agilizar a entrega das sementes. O processo está encaminhado e os produtores podem começar a procurar as unidades regionais”, disse o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.

A distribuição será feita priorizando quem primeiro se cadastrou e as regiões onde já se iniciou o plantio e está sujeita à disponibilidade para cada região/município. Para os produtores que não puderam fazer o pré-cadastro, será possível fazê-lo nos pontos de distribuição e garantir assim as sementes. Todos os 217 municípios serão contemplados, com atenção especial aos pertencentes aos 30 menores IDH do estado, que receberam maiores quantidades.

“As sementes de arroz são realmente de ponta e os produtores tem percebido isso. Estamos recebendo uma forte demanda e a distribuição está sendo
tranquila, dentro do período das chuvas que, atipicamente, começou em janeiro”, disse Humberto Nascimento, da regional de Imperatriz.

Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, as respostas dadas por gestores e agricultores indicam que o trabalho está no caminho certo. “O feedback que temos recebido é muito positivo e certamente teremos resultados ainda melhores quando as colheitas de arroz e milho forem realizadas. Temos buscado oferecer as melhores condições possíveis para que o nosso agricultor produza mais e cresça, fortalecendo a economia da região onde vive e vivendo com mais qualidade e renda”, declarou.

Um comentário:

  1. Olá,Genivaldo? Prazer falar com você neste nosso espaço de comunicação, entretenimento e negócios. Ficarei muito agradecido por suas futuras curtidas em nossas postagens. Quero sempre você me seguindo....a recíproca será verdadeira. Vejo que vc curtiu nossa publicação referente Negócio Proprio. VC tem interesse em conhecer como este negócio pode funcionar para você??? posso ajudar vc a ter um negócio proprio que vai fazer vc realizar seus sonhos. Trabalho a partir da sua casa e nas horas vagas.....podendo ter renda acima de R$ 5 mil reais por mês em pouco tempo...e sempre crescendo. Olha hoje faço este negócio nas 24 hs e já sou Diamante e tenho renda (em apenas 9 meses) muito expressiva (R$ 11 Mil )por mês. Tens interesse em conhecer este trabalho? Se tens interesse, me chame no meu whatsapp(98) 9.8184-5562 que explico tudo para você como montar esse negócio. Tô aguardando seu contato

    ResponderExcluir