terça-feira, 11 de julho de 2017

Cursos de inseminação artificial e irrigação iniciam programação de capacitações na Expoimp



Desde a segunda-feira, os cursos e capacitações oferecidos pelo Governo do Estado durante a Expoimp têm atraído produtores para o Parque de Exposições. Os dois primeiros cursos oferecidos são os de inseminação artificial em bovinos e irrigação, que vão até sexta-feira, com aulas teóricas e práticas.

Para Ricardo Lucas, instrutor do curso de irrigação, o público tem mostrado interesse nas novas tecnologias. “Estamos abordando tanto a irrigação por gotejamento quanto por pivô central, além de técnicas de montagem, dimensionamento e noções de automação. A expectativa é ter turma cheia para as aulas práticas no sistema automatizado e no pivô montados para a exposição”, explicou.

Na Região Tocantina, dentro do Programa Mais Produção, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) assiste 400 propriedades na cadeia de leite e derivados, 64 na cadeia de carne e couro e 25 na cadeia de hortifruticultura. Todas em um modelo de assistência técnica e gerencial (ATeG), promovido por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Além da ATeG, já foram realizadas, ao longo do primeiro semestre, capacitações em olericultura e inseminação artificial nos municípios de Imperatriz, Governador Edison Lobão e Buritirana.
Sobre as ações do Governo na Expoimp, o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser destaca que “nosso objetivo é reunir em um único espaço, o trabalho do Governo do Estado voltado para a produção, com conhecimento, serviços e tecnologias para os produtores, educação sanitária para os estudantes e informações para que a população em geral perceba a mudança que está em curso no setor produtivo do estado”, disse.
 A Expoimp acontece até o dia 16 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. O Espaço Governo de Todos conta com vasta programação de cursos, oficinas, capacitações e ações de educação sanitária, promovidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).


Nenhum comentário:

Postar um comentário