quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Festejo do Divino Espírito Santo Ilê Ashé Ogum Sogbô

É chegada a hora de comemorar a festa do Divino Espírito Santo do Centro de Tambores Ilê Ashé Ogum Sogbô, no litoral ludovicense. O Babalorixá Vodunon Airton da Assunção Gouveia realiza esta grande festa há mais de 25 anos e é de grande importância para a preservação deste patrimônio cultural que a mais de sete séculos vem sendo realizada no Maranhão e nas comunidades religiosas de matriz africana. As festividades terão início a partir do dia 14 de Setembro às 20:00h com o Toque de tambor de Mina para a Família de Dan, Voduns e Gentis, na Rua Nossa Senhora das Graças nº 62, Liberdade, São Luís - MA.

A grandiosa celebração sempre acontece na segunda quinzena de Setembro e reunirá toda a comunidade de matriz africana e adeptos. O ápice da festa será nos dias 16, 17, 27 e 28 de Setembro onde terá uma vasta programação cultural, com venda de comidas de terreiro e comidas típicas do Maranhão. O  Festejo do Divino Espírito Santo encerrá no será dia 01 de outubro com o carimbo das Caixeiras do Divino Espírito Santo.

 Programação Cultural do Divino Espírito Santo:
• Dia 16 de Setembro de 2017.
Levantamento do Mastro do Divino Espírito
Pagode do Fundo do Baú Tambor de Crioula de Leonardo. Tambor de Crioula Maracrioula. Bloco Tradicional Os Tremendões. Bloco Tradicional Os Foliões. Bloco Tradicional Os Reis. Bloco Afro Abiyeye Maylo. Bateria da Turma do Quinto. Bateria da Império Serrano. Boi da Pindoba.

• Dia 17 de Setembro de 2017.
Tambor em Homenagem ao Encantado Alfredo de Légua e a morte dos bois de dona Mariana e Sr. Alfredo de Légua.
Samba De Pai para Filho Boi de Santa Fé

• Dia 27 de Setembro de 2017.
Dia da Festa Grande
Banda Afrôs. Groovaê SLZ. Feijoada Completa. Nivaldo Santos e convidados. Projeto Samba de Terreiro Paulinho Akomabu. Yara Brenda e Banda.

• Dia 01 de Outubro de 2017.
Carimbó das Caixeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário