sexta-feira, 1 de setembro de 2017

São Luís 405 anos: Lagoa da Jansen ganha Praça do Foguete e passa por mudança histórica no combate à poluição




Este sábado (2) será de importantes inaugurações para a região da Lagoa da Jansen, em São Luís. Além das obras de ampliação da Praça da Lagoa, que ganhou um novo espaço e novos brinquedos, como o Foguetinho, o Governo do Maranhão realizará a entrega da segunda etapa das obras de construção de rede de esgoto e retirada de pontos de lançamento de dejetos, intervenções para combater o problema de poluição do local. Isso representa uma virada histórica na trajetória da Lagoa, que vinha sendo intensamente poluída nas últimas décadas.

Desde que foram iniciadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em 2015, as obras do Programas Mais Saneamento já neutralizaram 70 pontos de lançamento de esgoto in natura que existiam na Lagoa.


Para isso, foram construídos mais de 1 km de rede coletora; 3 km de canalização interceptora; e linhas de recalque e a construção de duas novas estações elevatórias de esgoto (EEE), que agora direcionam os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati.

“Não estamos simplesmente fazendo uma limpeza. Eliminamos 70 pontos de lançamento de esgotos, oferecendo uma rede coletora e de tratamento e proporcionando que a própria natureza se recupere”, explica o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério.

Com as obras que serão entregues pelo Governo do Maranhão, aproximadamente 100 litros por segundo de esgoto deixam de ser jogados na Lagoa.

Praça do Foguete

Nova área de lazer para São Luís, a praça do Foguete é uma extensão da Praça da Lagoa, também construída pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, e entregue à população em junho do ano passado.


No espaço onde antes funcionava a administração da Lagoa e que estava abandonado desde a última gestão, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) realizou melhorias e instalou um brinquedo que promete ser uma nova atração de São Luís. Um brinquedo em forma de foguete de 25 metros de extensão e 10 metros de altura.

“Não apenas os ludovicenses, mas todos os maranhenses e turistas que visitam a capital se beneficiam dessa nova praça, que foi construída especialmente para as que as crianças possam aproveitar melhor esse espaço público”, diz o secretário de infraestrutura Clayton Noleto.

No local, foram investidos R$ 900 mil e houve, ainda, melhorias no recapeamento asfáltico e sinalização no entorno. “Esse é mais um investimento fruto da parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura Municipal, que propicia para São Luís importantes investimentos, especialmente nesse momento em que comemora mais um ano de existência”, concluiu Noleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário