segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Líderes do litoral ocidental maranhense iniciam discussões visando o desenvolvimento da região

Diretor superintendente do Sebrae  no Maranhão, João Martins, durante a palestra “Gente que Faz”. 
O primeiro encontro abre a fase do programa que é chamada de Operacional e consiste no período em que se constroem os caminhos a serem percorridos. O segundo encontro acontece nos dias 09 e 10 de novembro novamente na cidade de Cururupu.
Com o objetivo de formular um plano estratégico pensado para promover o desenvolvimento sustentável da região do Litoral Ocidental Maranhense, líderes dos 11 municípios que integram a microrregião participaram recentemente, na cidade turística de Cururupu, do primeiro encontro do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER).
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a prefeita de Cururupu, professora Rosinha, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, o vice-prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, ex-prefeitos, secretários municipais, empresários e lideranças de diversos segmentos de toda a região integram mais essa iniciativa do Sebrae.
O primeiro encontro abre a fase do programa que é chamada de operacional e consiste no período em que se constroem os caminhos a serem percorridos pelo grupo, com a finalidade de deixar de ser um grupo nominal, que é como eles chegam para o primeiro encontro, para ser um grupo cooperativo, que é o que se espera da união entre as lideranças.
Lideranças dos onze municípios da região do litoral ocidental maranhense participam do primeiro encontro do programa Lider.
Como parte da programação do programa, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, proferiu a palestra "Gente que Faz", onde compartilhou com as demais lideranças, experiências, desafios e conquistas de sua trajetória de vida como homem público e Diretor do Sebrae no Maranhão.
 
“Nós tivemos aqui durante neste primeiro encontro, oportunidades e experiências extremamente enriquecedoras no sentido de pensar o desenvolvimento integrado e sustentável dessa região. Todos esses representantes do poder público, do setor privado e da sociedade civil organizada estão aqui pensando unicamente no desenvolvimento desta região, gostaríamos de demonstrar toda a nossa satisfação e parabenizar as lideranças que aceitaram esse desafio de planejar os caminhos para o desenvolvimento da região do litoral ocidental maranhense”, destacou Martins
 
Os participantes foram estimulados ainda a construir a identidade do grupo e desenvolver um mapa mental, onde eles apontaram como principal objetivo o desenvolvimento regional e traçaram estratégias e caminhos de como esse resultado pode ser alcançado com a colaboração de todos.
Líder do movimento negro, Elio Inácio Silva, representa uma das mais autênticas comunidades quilombolas do Maranhão, Frechal, localizada na zona rural do município de Mirinzal. Elio é uma liderança conhecida e admirada em seu meio e destacou que a região precisava de um programa para incentivar debates que convergissem para o desenvolvimento.
“Estamos precisando de um trabalho como este que o Sebrae está propondo agora, junto as lideranças de todas as dimensões, não apenas comunitárias, mas empresariais e políticas, porque precisamos que nossa região desenvolvida, seja explorada mas de maneira sustentável. Eu vejo que o caminho é esse, os setores tem que estar juntos, discutindo as propostas, levantando os problemas, pensando nas soluções para que sejam implementadas em benefício da região”, frisou Silva.
Foram discutidas, entre outras propostas, o projeto de gestão compartilhada para mudança, o desenvolvimento através das lideranças empreendedoras, oportunidades de articulação e negociação, formulação de estratégias de desenvolvimento, que passando pela institucionalização e governança, culminará na elaboração de um plano de ação que contribuirá para o futuro sustentável da região.
Empresário do ramo do turismo, Fernando Gonçalves, que possui uma pousada na ilha dos lençóis em Cururupu e uma agência virtual de viagens, foi uma das lideranças selecionadas para integrar o programa. Segundo ele, o Lider, é uma oportunidade para que os municípios da região do Litoral Ocidental Maranhense se integrem com vistas no desenvolvimento.
“Esse encontro é importante para que a gente possa compartilhar ideias, em busca do consenso geral que é o desenvolvimento do litoral ocidental Maranhense e o Sebrae está aqui como parceiro para capacitar e contribuir para que possamos chegar a esse objetivo. Sabemos que temos o nosso potencial, mas também temos nossas problemáticas e aqui vamos poder identificá-las e chegar as soluções o que vai aumentar sem dúvida a nossa qualidade de vida”, afirmou Gonçalves.
O programa Lider tem ainda como um de seus propósitos promover o autoconhecimento, tanto pessoal quanto ao integrar um grupo com características específicas como interação, qualificação, institucionalização e a capacidade de adaptação.
O PROGRAMA LIDER
O Programa Lider, é uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).
O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios.
“O primeiro encontro superou nossas expectativas, as lideranças mostraram-se engajadas e comprometidas com a proposta do programa e nós não temos dúvida que a cada encontro esse engajamento e essa determinação deles só irá aumentar. Agora, seguindo o cronograma, o segundo encontro acontece nos dias 09 e 10 de novembro novamente na cidade de Cururupu”, afirmou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário