quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Escola de Samba Marambaia é a campeã do Carnaval de Todos 2018

O título inédito para a escola, que tem 63 anos de existência, foi comemorado por todos que participaram do desfile e simpatizantes da escola

A-
 
A+
Com o enredo "Nordeste Brasileiro", assinado pelo carnavalesco Dennys Melodia, a Marambaia foi a escola de samba campeã do Concurso da Passarela do Samba do Carnaval de Todos 2018, promovido pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado. A apuração dos concursos, que também incluiu Blocos Tradicionais e Blocos Organizados, aconteceu na quarta-feira (14), às 14h, no Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande.
A disputa das escolas de samba foi acirrada e a Marambaia conseguiu o título com 180 pontos, seguida pela Flor do Samba, Favela do Samba, Turma da Mangueira e Turma do Quinto. Os jurados avaliaram enredo, performance de mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, bateria, fantasia, evolução e conjunto, letra e samba, melodia e comissão de frente. A pontuação também considerou as análises das comissões de cronometragem sobre dispersão, verificação e obrigatoriedade.
A apuração foi realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Liga das Escolas de Samba e demais agremiações folclóricas e culturais do Maranhão (Liesma), da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e da Academia dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão.

Desempenho de mestre-sala e porta-bandeira foi um dos critérios avaliados pelos jurados
O diretor de bateria da Marambaia, Dennys Melodia, conta que este é um título inédito para a escola, que tem 63 anos de existência. "Para mim é dever cumprido porque batalhamos muito, fizemos um Carnaval em pouco tempo. Temos uma bateria muito envolvente que, quando entra na avenida, cresce e chama o público para cantar junto", explica.
O título dos Blocos Tradicionais do Grupo A ficou com Os Apaixonados, que trouxe o tema "Áquila, nem mesmo o seu feitiço irá destruir o nosso amor" e alcançou 146,2 pontos. Esta é a terceira vez que Os Apaixonados são campeões do Carnaval, a primeira foi em 2015 e a segunda em 2016. O primeiro colocado foi seguido de Os Tropicais do Ritmo, Os Feras, Os Vampiros e Os Foliões.
O componente do bloco, Pedro Alcântara, destaca que esse é um momento muito gratificante. "Esse é um título da perseverança, do trabalho, da organização. O bloco não para. Vamos comemorar agora, mas já estamos nos preparando para fazer um belíssimo trabalho também em 2019", revela.
Com 148,6 pontos, Os Guerreiros do Ritmo foi o campeão do Grupo B, com o tema "O poder das plantas e ervas cura até a alma", seguido de Os Baratas, Os Gladiadores, Companhia do Ritmo e Os Gaviões do Ritmo. Os quesitos avaliados pelos jurados para os blocos tradicionais dos grupos A e B foram fantasia, ritmo, evolução e conjunto, letra e melodia.
O diretor geral do bloco Os Guerreiros do Ritmo, Railson Durans, colaborou com a criação das fantasias e a composição do samba-enredo. "É uma satisfação muito grande porque a gente trabalhou o ano inteiro para essa grande conquista, mostrando mais uma vez a força do bairro da Liberdade. Este é o segundo título que conquistamos. O primeiro foi em 2007", pontua.

A apuração também incluiu avaliação dos Blocos Tradicionais e Blocos Organizados
Dentre os 11 blocos na disputa entre os Blocos Organizados, o vencedor foi a Turma do Saco, com 99,7 pontos. O grupo é do bairro Codozinho, na região da Madre Deus e, este ano, homenageou José Veloso, um importante artesão, compositor, músico e produtor cultural do bairro, que morreu em agosto de 2016. Os blocos organizados foram avaliados pelos critérios fantasia, bateria, evolução e conjunto, letra e melodia.
CARNAVAL DE TODOS
Os desfiles da Passarela do Samba integraram a programação do 'Carnaval de Todos', realizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. O evento, que reuniu blocos e agremiações carnavalescas, faz parte das políticas implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo, que tem incentivado a cultura local por meio de ações que contemplam os mais diversos segmentos, entre os quais, as festas populares como é o caso do Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário