terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Programa de Boas Práticas em Cardiologia inicia procedimentos


Projeto será desenvolvido nas áreas assistenciais e no ambulatório de cardiologia

O Hospital Universitário da UFMA – HU-UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, iniciará neste mês a implementação de um Programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPCC), adaptado do programa Get with the Guidelines, da American Heart Association (GWTG®) e do Programa de Melhoria de Qualidade Assistencial do Hospital do Coração - HCor.
O Programa tem por objetivo avaliar as taxas de adesão às Diretrizes Assistenciais de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Insuficiência Cardíaca (IC) e Fibrilação Atrial (FA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o cardiologista José Albuquerque Figueiredo Neto (investigador principal), com a implementação do programa espera-se que os hospitais melhorem as taxas de adesão às diretrizes de cardiologia, idealmente atingindo uma meta 85% de adesão global às recomendações. “Refletindo, assim, na otimização da utilização de recursos hospitalares, melhorando a prática assistencial e contribuindo para redução das readmissões hospitalares e morbi-mortalidade do paciente”, avaliou.
O projeto será desenvolvido nas áreas assistenciais e no ambulatório de cardiologia, mas, principalmente, na Clínica Médica e UTI Cárdio, onde acontece a maioria das admissões por insuficiência cardíaca. No momento está sendo feito o recrutamento com a coleta de dados. A equipe de implantação é formada ainda pelas enfermeiras Tânia Pavão Rocha e Adriana Macau, pela farmacêutica Renata Melo, e pelo coordenador discente da Liga Acadêmica de Transplante e Insuficiência Cardíaca, William Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário