sábado, 10 de março de 2018

HUs do Norte e Nordeste discutem planejamento estratégico da Rede Ebserh

HUs do Norte e Nordeste discutem planejamento estratégico da Rede Ebserh
Workshop reúne integrantes dos hospitais da Rede no HU-UFMA em um dia de atividades
Com o objetivo de discutir de forma participativa o planejamento estratégico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares -Ebserh para os próximos anos, foi realizado hoje, 09, no Hospital Universitário da UFMA, HU-UFMA, o quinto e último encontro do Workshop Regional de Planejamento Estratégico da Rede Ebserh. A reitora Nair Portela participou da cerimônia de abertura do evento.

Fechando com chave de ouro este ciclo, colaboradores e gestores da empresa de oito hospitais universitários da região Norte e Nordeste reuniram-se no auditório central da Unidade Presidente Dutra em um dia intenso de oficinas, dinâmicas e discussões para debater estratégia, arquitetura organizacional e eficiência operacional da Rede Ebserh. Entre os hospitais participantes estão HU-UFMA, HUBFS -UFPA, HUJBB- UFPA, HUWC -UFC, MEAC- UFC, HUGV-Ufam, HDT-UFT e HU-UFPI.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a oportunidade em acolher representantes de diferentes instituições em um momento tão importante e de novas perspectivas para a Ebserh. “Somos uma rede e esse processo de construção participativa só tem a nos enriquecer. São instituições com realidades diferentes, e por isso a importância dessa troca de experiências para que todos possam se enxergar no plano estratégico que será construído”.

O vice-presidente da Ebserh, Paulo Henrique Costa, destacou que as duas últimas semanas foram intensas, de grandes construções e que toda essa dinâmica é fundamental para transformações positivas que beneficiarão a população brasileira. “Nosso objetivo foi envolver o maior número de pessoas, de cargos, níveis e hospitais com realidades diferentes para que, juntos, possamos colaborar com novas ideias, novas propostas e construirmos o planejamento estratégico da Rede coletivamente”.

A reitora da UFMA, Nair Portela, destacou que não é possível grandes resultados sem um planejamento estratégico, e parabenizou a Ebserh pela iniciativa de envolver diferentes visões nessa construção. “Foi um passo fundamental para o aprimoramento da gestão, pois grandes propósitos só podem ser alcançados diante de um bom planejamento”.

Os encontros anteriores foram realizados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). O workshop prossegue na tarde desta sexta, 9, com dinâmica de grupos orientados pelos consultores da Accenture, consultoria responsável pela construção do Planejamento Estratégico que vem sendo trabalhado coletivamente nas unidades da Rede Ebserh.

Na quinta-feira, 8, foi realizada também uma visita técnica ao HU-UFMA com representantes da Diretoria da Vice-presidência Executiva da Ebserh e da empresa de consultoria Accenture. O Planejamento Estratégico foi lançado no dia 7 de fevereiro, em Brasília, no último dia do 1º Encontro de Gestão da Alta Administração da Rede, em evento que contou com a participação de gestores da sede e dos 39 hospitais universitários federais filiados.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário