quarta-feira, 16 de maio de 2018

HU-UFMA promove ação social de atendimento vascular

Nos dias 17 e 18 de maio, São Luís receberá o Circulando Saúde, que atenderá 800 pessoas para consultas vasculares
Com o intuito de atender, informar e orientar a população a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção, cuidados e tratamento, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) promoverá o evento Circulando Saúde. A ação social, em parceria com Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Maranhão (SBACV-MA), acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, das 9h às 17h, e conta com o apoio da FQM Farmoquímica.
Para o atendimento, que será realizado por profissionais, residentes e internos da área de angiologia e vascular do hospital universitário, serão distribuídas 800 senhas, 400 para cada dia. A entrega acontece a partir 8h30, sendo 200 atendimentos pela manhã e 200 pelo período da tarde. As senhas serão entregues no local onde ocorrerá a ação, no prédio Lilian Flores situado à rua das Hortas, 120, Centro.
Os profissionais orientarão o público quanto aos sinais e sintomas das principais doenças vasculares, chamando atenção para os perigos de alguns comportamentos de risco, as devidas precauções e a importância de realizar o tratamento correto sempre com um médico vascular. Também será realizado exame com os pacientes que, após avaliação, apresentarem alguma alteração. Na ocasião, ainda será entregue ao público folhetos com orientações e informações sobre as doenças vasculares.
O Circulando Saúde tem como objetivo a orientação e a realização de atendimento e exames de pacientes pelo especialista, para cuidado e diagnóstico precoce das principais doenças vasculares, e assim reduzir a falta de tratamento, amputações e grande espera em hospitais. A ação tem como público-alvo pacientes com problemas de má circulação nas pernas e pés como varizes, dores, feridas, desconforto e inchaço.
O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HU-UFMA e responsável pela ação, Sebastião Brito, destaca a importância da continuidade desse projeto para a população local. “Essa ação é fundamental para ajudar na prevenção e na diminuição do problema de varizes, que não é apenas estético, mas também social. Quando aparecem feridas, por exemplo, muitos pacientes deixam de trabalhar e oneram mais ainda o governo, por uma questão que poderia ter sido evitada”, diz o cirurgião, que espera repetir o sucesso do mutirão realizado no ano passado.
O mutirão conta com o apoio da FQM Farmoquímica que oferece os medicamentos e produtos, como Fletop, além de gaze, algodão, esparadrapo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário