sexta-feira, 4 de maio de 2018

“Precisamos melhorar a educação do Maranhão para as próximas gerações”, diz Fábio Braga

Nesta quinta-feira (3), o deputado Fábio Braga usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre o avanço da educação no Maranhão nos últimos anos. Segundo o deputado, há uma melhora significativa para as comunidades, principalmente na zona rural, por meio de projetos como o Escola Digna, implantado em todo o Estado.
 
Escolas, que antes funcionavam em barracões, são transformadas em um ambiente favorável, com uma infraestrutura básica e uma sala de aula digna para o professor ministrar a aula e para melhorar o aprendizado do aluno.
“A escola é um ambiente de trabalho para o professor, um ambiente onde o aluno precisa ter o aprendizado decente, um ambiente em que o aluno e o professor se sintam bem, os pais se sintam bem e a comunidade também se sinta bem. Mas para que isso possa ser uma realidade, a escola precisa ter acomodações dignas”, afirmou Fábio Braga.
Para o deputado, o professor precisa ter um estímulo e uma boa remuneração para garantir a qualidade do ensino. Sem isso, dificilmente esse profissional terá engajamento para fazer uma educação de qualidade. E esse é um dos principais investimentos do governo, que atualmente paga um dos melhores salários do Brasil para os professores. “Um bom professor estimulado, preparado e bem remunerado é o motor para melhorar a qualidade de ensino em qualquer lugar do mundo, é a peça fundamental. E, do outro lado, temos um aluno sadio e estimulado. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de se fazer uma educação de qualidade”, completa Fábio Braga.
“Uma escola vai muito além de uma sala de aula. Ela é um ambiente de lazer, de esporte, um ambiente cultural e deveria ser provida, sim, de cinemas, de teatros, de toda uma infraestrutura que possa fazer com que o ensino e o aprendizado sejam feitos de forma harmoniosa e para que o aluno tenha sempre vontade de estar na sua escola. É importante, além do aluno e além do professor, que a família também possa participar do desenvolvimento educacional dos seus filhos e dos seus parentes”, explica o deputado.
 
Investimentos
 
Fábio Braga explica que a atuação dos órgãos públicos é fundamental para a melhoria da educação no Estado do Maranhão. Na cidade de Vargem Grande, por exemplo, as escolas funcionavam de forma precária, e as aulas aconteciam em barracões. Muitas vezes as instalações eram feitas de palha e de barro e os alunos frequentavam as aulas com dificuldades, sem ter acesso a cadeiras ou qualquer equipamento básico de infraestrutura.
 
“Propus na época que eu e o prefeito fôssemos junto ao FNDE e outros órgãos públicos ligados a educação, e tornamos os projetos de Vargem Grande na área educacional, prioridade máxima. Após essas conquistas, quase todas as escolas de Vargem Grande tiveram a infraestrutura na rede escolar melhorada e ampliada”, conta o deputado.
 
Outro investimento importante na visão do deputado é a implantação do IEMA, que é fruto de financiamento junto ao BNDES, aprovado pela Assembleia Legislativa na gestão do anterior e implantado na atual pelo Governador Flávio Dino. Segundo Fábio Braga, projetos como este são um investimento a longo prazo, mas que garantem uma evolução significativa nos índices educacionais para as próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário