segunda-feira, 30 de julho de 2018

GESTÃO POR COMPETÊNCIA - Equipe da Uema vai realizar diagnóstico organizacional do MPMA

Membros e servidores acompanharam a exposição do programa feita pela equipe da Uema
Na manhã desta segunda-feira, 27, a equipe da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que executará o diagnóstico da estrutura organizacional, no âmbito do Ministério Público do Maranhão, foi apresentada aos representantes dos setores da instituição. As atividades terão duração de sete meses e são fruto de convênio firmado entre o MPMA e a Uema.

A apresentação foi feita no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Membros e servidores da instituição acompanharam a exposição do projeto e tiraram dúvidas com a equipe da Uema. O trabalho inclui, ainda, mapeamento de fluxos e processos, além de pesquisa sobre clima organizacional.

Formada por professores da graduação, pós-graduação e alunos do curso de Administração, a equipe da Universidade Estadual do Maranhão analisará os processos e a estrutura administrativa da instituição ministerial. Após a avaliação, deverá apresentar um diagnóstico e propostas de melhorias para a área administrativa e finalística.

A pesquisa será desenvolvida pela Uema em parceria com a equipe de Gestão por Competência do MPMA.

“O objetivo deste levantamento é aprimorar, aperfeiçoar o nosso trabalho para melhor atender as demandas da sociedade. Tenho certeza que esta parceria vai trazer um resultado muito positivo para a nosso processo de modernização”, afirmou o procurador-geral de justiça em exercício do Ministério Público do Maranhão, Francisco das Chagas Barros de Sousa, que também deu as boas vindas a todos os envolvidos no projeto.

Presidente da equipe de Gestão por Competência do MPMA, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa, agradeceu a parceria da Uema e destacou que o projeto tem a finalidade de otimizar ainda mais o trabalho ministerial. “Estamos aqui à disposição de vocês para auxiliar o projeto da melhor forma possível”, completou.

O promotor de justiça Raimundo Nonato Leite, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, enfatizou que o convênio com a Uema para a execução do diagnóstico é um objetivo estratégico do planejamento do Ministério Público. “Otimizar a nossa gestão administrativa vai refletir positivamente em todos os segmentos, todos os processos e rotinas da instituição. Estamos dispostos a contribuir com este trabalho para alcançarmos o sucesso que estamos almejando”.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Amorim, afirmou que o diagnóstico vai implementar o sistema de Gestão por Competência do MPMA. “Este projeto, além de atender a uma determinação do Conselho Nacional do Ministério Público, vai propiciar um melhor atendimento ao público, porque objetiva o aperfeiçoamento da instituição para exercício de suas funções com maior efetividade”, frisou.

DIAGNÓSTICO


A professora do departamento de Administração da Uema e coordenadora do projeto, Graça Mendes, apresentou a equipe que trabalhará na execução do diagnóstico. Ela destacou que o projeto nasceu de uma demanda acadêmica e possibilita a troca de experiências e conhecimentos da equipe da Universidade com outras instituições. “Realizar o diagnóstico da estrutura organizacional das instituições está em conformidade com o desenvolvimento do interesse social do Maranhão”.

Graça Mendes agradeceu, ainda, o apoio do MPMA e o nível de confiança depositado na equipe da Uema.

Também coordenador do projeto, o professor Ilmar Polary Pereira enfatizou que os envolvidos no trabalho estão preparados para cumprir os objetivos e metas estabelecidos no projeto.

No decorrer do evento, os chefes dos setores do MPMA se apresentaram aos presentes e tiraram dúvidas com a equipe da Uema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário